terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Manifestação contra o parcelamento dos salários reúne quase 10 mil pessoas



  Cerca de quase 10 mil servidores públicos estaduais, entre eles policiais e bombeiros... militares, agentes penitenciários e policiais civis, reuniram-se nesta terça-feira, 2/2/2016, na Praça da Assembleia, para protestar contra o parcelamento de salários e solicitar o pagamento integral no 5º dia útil pelo Governo do Estado.
   Além de atrasar o salário do mês de janeiro, o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do PT, anunciou que os servidores que recebem acima de 3 mil reais teriam os salários parcelados em três vezes no mês de fevereiro.
   Na ocasião, o deputado Sargento Rodrigues junto com o deputado federal Subtenente Gonzaga e os presidentes das entidades de classe entregaram um ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, solicitando apoio para solucionar o caso e reivindicando também a garantia dos direitos conquistados; da aposentadoria aos 30 anos de serviços; dos direitos previdenciários; da política remuneratória e da recomposição das perdas salariais.





  O Presidente da Assembleia afirmou que a categoria poderá contar com seu apoio e todos os esforços junto ao Governo do Estado.
Na oportunidade, Sargento Rodrigues deixou claro a gravidade do problema e ressaltou que o movimento não se trata de um “blefe”, mas que é uma mobilização séria. “É apenas a primeira chamada que estamos fazendo”, disse.
   Após a entrega do documento, os parlamentares e os presidentes das entidades de classe acompanhados dos servidores públicos iniciaram uma caminhada em direção a Praça da Liberdade.
   Durante a caminhada, os manifestantes pararam em frente ao Palácio da Liberdade e o deputado Sargento Rodrigues ressaltou que o Governo do Estado cortou mais de 100 milhões de reais do custeio da segurança pública e gastou o mesmo valor com propaganda oficial.
   Sargento Rodrigues esclareceu, ainda, que o Estado possui enormes gastos com luxo, gastando em 2015, 850 mil reais com fretamento de aeronaves, 200 mil reais com flores para decorar os palácios e comprou filé mignon de 95 reais o kg. “Enquanto isso o Governo parcela o salário dos servidores públicos”, destacou.
   Para Rodrigues, a situação está ocorrendo devido a enorme incompetência do Governo em administrar a coisa pública. "O Governador deve rever as contas, cortar os cargos comissionados e as secretarias. Não abriremos mão do pagamento no 5º dia útil e não haverá outra forma de pressioná-lo se não for com a paralisação”, esclareceu.
   Ao final da manifestação, ficou decidido que se o Governo não pagar os servidores públicos no 5º dia útil, haverá nova manifestação no dia 2/3/2016. Os manifestantes abraçaram o prédio do CICOP, um dos mais importantes da Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi morto na greve de 1997, o Cabo Valério, e cantaram o hino nacional, logo depois fizeram um minuto de silêncio.
Sargento Rodrigues ainda alertou ao Governo que se o pagamento não for realizado no 5º dia útil, as consequências serão graves. “Os servidores continuarão mobilizados”, avisou.


Fonte: DEP. ESTADUAL SARGENTO RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.