quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

FENASPEN apresenta PEC 308 como solução a crise do sistema prisional ao Ministro da Justiça


Reunião com o Ministro da Justiça: Fenaspen apresenta PEC 308 como solução imediata para resolver os problemas do Sistema Prisional Nacional

Na manhã desta quarta-feira (18.01), o presidente do SINDASP-MG e vice-presidente da Fenaspen, Adeilton Rocha, juntamente com outras entidades filiadas à Federação, acaba de participar da reunião com o Ministro da Justiça, onde foram discutidas soluções para a atual situação do Sistema Prisional Brasileiro.

Na ocasião, a FENASPEN apresentou a aprovação imediata da PEC 308 como principal solução para a questão. O Ministro Alexandre concordou com o exposto e informou que irá conversar, ainda hoje, com o presidente Michel Temer e com ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha para despachar a proposta o quanto antes.

Durante a reunião, o Ministro também anunciou a criação do Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária que contará com cerca de 100 agentes penitenciários cedidos pelos Estados para atuação nos presídios brasileiros em situações pontuais, a pedido dos governadores de cada Estado.



Também ficou estabelecida a criação de um curso de capacitação no Departamento Nacional Penitenciário (Depen) para o aperfeiçoamento dos agentes penitenciários, visando o estabelecimento de um protocolo único de atuação na questão penitenciária. Os agentes penitenciários também foram convidados a indicar representantes para atuar junto à Comissão de Reforma do Sistema Penitenciário, que será criada pelo presidente da República Michel Temer, no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania.

Para Fernando Anunciação, presidente da Federação, o Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária é o melhor instrumento para a atuação nos presídios. O presidente da Fenaspen criticou a ideia de eventual utilização da Força Nacional dentro dos presídios. “Esse grupo será formado por pessoas que têm o conhecimento específico na questão penitenciária. Os agentes penitenciários é que têm a expertise para atuar nos presídios”, considerou o presidente da Fenaspen.

Fonte: Fenaspen – texto adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.