segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Agentes encontram túnel e frustram fuga de detentos em Nova Lima

Agentes penitenciários encontraram neste sábado (17) um túnel dentro de uma cela no Presídio de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), que só divulgou a tentativa de fuga neste domingo, os agentes penitenciários encontraram um túnel em uma das celas que seria usado para o escape de 37 detentos durante uma varredura na unidade.
Os agentes de segurança penitenciários contaram com o apoio do Comando de Operações Especiais (Cope) da Seap, da Polícia Militar e da Polícia Civil, responsável pela perícia do local.

Ainda de acordo com a Seap, os envolvidos na tentativa de fuga serão transferidos para que o túnel seja fechado. Uma perícia foi feita no local pela Polícia Civil.
Após a ocorrência, o presídio opera normalmente neste domingo (18). A previsão para conclusão dos reparos não foi informada.

sábado, 17 de novembro de 2018

Hospitais suspedem atendimento a IPSEMG


Cerca de 16 mil servidores juiz-foranos que são usuários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) estão sem receber atendimento médico-hospitalar em Juiz de Fora por meio do convênio. A suspensão do atendimento prestado por hospitais, laboratórios e clínicas credenciados tem “prejudicado e gerado uma insatisfação muito grande na categoria”, afirmou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG), Geraldo Henrique. Ele ressalta que há alguns tipos de assistência de saúde suspensos há mais de um ano pela falta do repasse de recursos por parte do Governo do Estado. Entre os hospitais, Instituto Oncológico, Nove de Julho e Hospital Doutor João Felício confirmaram à reportagem que não estão atendendo temporariamente o Ipsemg. Já o Hospital São Vicente de Paulo (antigo HTO) afirmou que não suspendeu a assistência ao convênio.
Usuários do Ipsemg já vinham encontrando dificuldades para agendamento e marcação de consultas e exames em Juiz de Fora. Entretanto, a situação se agravou ao afetar os hospitais. Segundo Geraldo, este é o cenário do atendimento de saúde ao servidor público em praticamente todo o Estado, com maior gravidade em municípios do interior, deixando defasada a assistência em saúde dos quase 900 mil usuários mineiros. “Perdemos vários hospitais credenciados e, com isso, o que está sendo prejudicado é o atendimento médico-hospitalar dos trabalhadores do serviço público. Nós já entramos com uma representação no Ministério Público, mas até o momento nada foi solucionado”, diz.
Leia mais:

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

PGR pede intervenção federal urgente em sistema prisional de Roraima

Raquel Dodge, plenário da Câmara Federal

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu por meio de ofício enviado na quarta (7) ao presidente Michel Temer, que seja feita uma intervenção federal "imperiosa e urgente" no sistema penitenciário de Roraima.
No documento, Raquel Dodge afirma que a situação é de "caos" e faz referência a possíveis novas rebeliões como a de janeiro de 2017, quando 33 presos foram mortos, alguns decapitados, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
 A necessidade é de atuação emergencial, para conter o caos diário vivenciado pelos detentos e agentes do sistema penitenciário roraimense e evitar a repetição de tragédias como a de janeiro de 2017", afirma a PGR no ofício encaminhado a Temer. Ela acrescenta que Roraima apresenta "um quadro notadamente agravado ano a ano pelas omissões do Poder Público estadual".

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Nota de falecimento


 É com imenso pesar que noticiamos o falecimento do  Agente de Segurança Penitenciário Adair Pereira.
  Parceiro de lutas por melhorias para nossa categoria, Atuou bravamente como Diretor Sindical do SINDASP/MG. Em Dezembro de 2015, Adair Pereira da Silva recebeu uma Moção, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado de Minas Gerais e em especial ao Município de Unaí.
O SINDASP, Zona da Mata, Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba presta homenagem ao Guerreiro Adair Pereira, neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê a paz, e que dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.