sexta-feira, 27 de junho de 2014

Novo juiz é empossado na Vara de Execuções Criminais em Juiz de Fora

Daniel Réche Motta assume como juiz substituto responsável pela VEC.
Juiz titular Amaury de Lima e Souza foi preso e levado para BH.

Do G1 Zona da Mata
Magistrado de Juiz de Fora chega à Belo Horizonte (Foto: Reprodução / TV Globo)
Magistrado Amaury de Lima e Souza foi levado para
Belo Horizonte (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
Foi empossado nesta quinta-feira (26) o juiz Daniel Réche Motta como o responsável pela Vara de Execuções Criminais (VEC) de Juiz de Fora. De acordo com o juiz diretor do Fórum, Edir Guerson, ele substituiu a juíza de Direito Auxiliar, Sônia Giordano, uma das indicadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para cooperar na substituição do juiz titular, Amaury de Lima e Souza, que foi afastado do cargo pelo TJ e preso em um desdobramento da operação Athos, este mês, em Juiz de Fora.
Daniel Réche Motta atuava no Juizado Especial de Leopoldina, na Zona da Mata, e agora assume a função de Sônia Giordano, como o juiz substituto responsável atuando na VEC. Com o remanejamento, a magistrada continua como juíza da Comarca em Juiz de Fora e também responderá pelo Juizado Especial de Leopoldina. Já Daniel Réche Motta vai trabalhar em conjunto com outros três juízes cooperadores designados pelo TJ, Paulo Tristão Júnior da 3ª Vara Criminal; Cristina Thurler, juíza de Santos Dumont; e José Clemente, do Juizado Especial. Os três se revezam entre as varas onde são titulares e o trabalho na VEC.
Segundo informações da assessoria do TJMG, o grupo permanece na substituição até que o TJ indique um titular. Isso depende do andamento das investigações sobre o juiz titular Amaury de Lima e Souza, afastado pelo Tribunal depois de uma operação de busca e apreensão em Juiz de Fora. Levado para Belo Horizonte, onde foi apresentado ao TJMG, Amaury de Lima e Souza teve a prisão preventiva decretada por suposto envolvimento com crimes como o tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Ele está preso no 39º Batalhão de Polícia Militar, em Contagem.
A Vara de Execuções Criminais é a responsável por cuidar de todos os casos de condenação vindos das quatro varas criminais da Justiça Comum, do Tribunal do Júri, responsável pelo julgamento de homicídios. “O juiz da VEC cuida da execução da pena do preso depois que ele foi condenado e não cabe mais recurso. É o juiz diretor dos presídios, que concede prisão domiciliar, temporária, especial, autoriza transferências, conforme a Lei de Execuções Penais”, explicou Edir Guerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.