quarta-feira, 22 de julho de 2015

Notícia acende o sinal de alerta para o Sistema Prisional!

PM retoma treino para motins
  A falta de contingente no Sistema força uma situação de risco: colocar militares da PM, que não vivem o dia-a-dia nos presídios - diferente dos agentes - para conter motins. Após quase uma década, o Sistema mais uma vez retrocede e retorna com o Batalhão de Choque para os presídios.  Ao invés de investir nos Agentes Penitenciários, cuja função é lidar diretamente com o preso - diga-se de passagem - o Governo prefere desviar a PM de sua função e treiná-los para atuar nos presídios. Faz algum sentido? A PM deveria ficar para um segundo emprego de atuação no Sistema.
  Apesar de insuficiente o quadro de agentes, a categoria possui grupos preparados justamente para situações de motins e rebeliões: o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e Comando de Operações Especiais (COPE). O dever do Governo é aumentar o contingente de agentes e investir na preparação destes, desde a estrutura física para treinamento, até instrutores qualificados e equipamentos de uso contínuo.
  Claro que a questão das intervenções nos presídios vai muito além de qual profissional que as assumem. O que resulta nestes movimentos de presos é o caos iminente em que se encontra o Sistema Prisional com superlotação nas unidades, déficit de agentes, má gestão e péssimas condições de trabalho.
  Precisamos acordar para a real situação pela qual estamos passando. Não é colocando o Batalhão de Choque da PM para intervir nas cadeias que vamos reduzir ou conter as rebeliões. Precisamos sim ter um maior número de pessoas preparadas para tais situações, mas estes grupos já existem, só precisam de mais homens, de investimento. É de extrema importância que a PM esteja disponível para sua função de combater o crime, a sociedade civil precisa de todos os profissionais da Segurança Pública cumprindo seus papéis com maestria. 
 Não vamos desviar funções, nem o assunto:


ATENÇÃO AO SISTEMA
PRISIONAL!
Leia a notícia no Jornal O Tempo
http://www.otempo.com.br/cidades/pm-retoma-treino-para-motins-1.1073879 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.