quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Candidatos a agente penitenciário suspendem protesto em BH

Impasse em concurso aberto em 2013 e por falta de previsão orçamentária do governo anterior, afirma a SEDS.


Reunião entre candidatos em concurso da Seds e representantes do governo fechou acordo para fim de protesto em frente a casa do governador de MG

Um grupo de aprovados nas etapas iniciais do  concurso para agente penitenciário e socioeducativo de Minas Gerais encerrou, nesta quinta-feira (10/12), um protesto em que cobrava respostas do governador Fernando Pimentel para o impasse que os concursados vivem, sem a conclusão do certame aberto no ano de 2013.
Eles estavam acampados em frente a residência oficial do governador, em Belo Horizonte, desde o dia 30/11 e decidiram suspender o protesto nesta quinta-feira, em um acordo com o governo
.
"Dia 18 temos outra reunião com representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Eles trarão na próxima reunião uma resposta definitiva para cada demanda nossa. Se não for satisfatória, voltamos à manifestação no dia  19", informa um dos concursados que aguarda definição sobre o seu trabalho.
A alegação da Seds é que o governo anterior não incluiu no orçamento de 2015 os valores para concluir  o concurso para 3.534 agentes penitenciários e 820 socioeducativos, que teve início em 2013.



Os candidatos já passaram por quatro de um total de seis etapas. O concurso só começa a ter o prazo de validade de dois anos contado a partir do momento em que encerram-se as etapas e o certame é homologado. 

Em agosto deste ano, quando houve um protesto dos agentes, a Seds enviou à imprensa uma nota em que afirma que "o governo busca formas de obter os recursos para dar continuidade ao processo".
Entre os manifestantes reunidos em Belo Horizonte muitos eram para a comarca de Ipatinga. Conforme o edital foram abertas 277 vagas para homens e 39 para mulheres.  O concurso de agentes penitenciários e socioeducativos em Minas Gerais é uma demanda antiga e visa substituir, gradativamente os contratados que atuam na segurança carcerária.


Fonte: Diário do Aço
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.