domingo, 16 de novembro de 2014

Detentos aguardam vagas e terminam ocupando leitos do HPS

Da redação/colaboração
Pedro de Andrade

 Nove detentos internados no Hospital de Pronto Socorro (HPS) aguardam transferência para outras unidades de saúde.
 Segundo informações da secretaria de saúde (SS), o HPS possui oito leitos prisionais, que estão todos ocupados.  Um dos detentos está na enfermaria masculina com acompanhamento de um oficial 24h por dia.
 De acordo com um Agente Penitenciário que preferiu não ser identificado, dos nove detentos, oito estão internados sob ordem judicial, por medida de segurança e psiquiatria.  " O HPS não é adequado para esse tipo de medida.  Temos presos aqui que não recebem alta, estão cumprindo pena no hospital", explica. Segundo ele, as unidades regionais que estão preparadas para esse tipo de medida são o Hospital de Custódia de Ribeirão das Neves, o Hospital de Toxicômanos de Juiz de Fora ou o Hospital Psiquiátrico de Barbacena.
 O agente também destaca que caso os presos não forem transferidos e novos detentos precisarem de internação, serão usados leitos comuns. "Isso pode acabar prejudicando a população, uma vez que eles estariam usando um espaço que poderia ser utilizado pelas pessoas que precisam de atendimento, além de ocupar a mão de obra de médicos e enfermeiros", completa.
 Ainda segundo ele, são necessários quatro Agentes Penitenciários por plantão trabalhando na unidade.  "Hospital não é lugar de Agente trabalhar. Isso já virou cotidiano, e esses profissionais nem recebem insalubridade por isso", revela.
 A assessoria de comunicação da SS informa que o HPS já comunicou o fato ao Ministério Público pedindo a transferência dos detentos que estão em alta e agora aguarda a decisão do Ministério.

Fonte: Diário Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.