Poemas produzidos em oficinas literárias no presídio de Cataguases buscam conscientizar os jovens de que o crime não vale a pena
Um livro produzido por detentos do
Presídio de Cataguases, na Zona da Mata, será distribuído em escolas
municipais e estaduais da região. Trata-se de poemas escritos dentro das
celas que agora poderão ser utilizados nas salas de aula, como forma de
conscientizar os jovens de que o crime não vale a pena. A distribuição
será possível porque o livro Poetas da Liberdade, lançado em novembro de
2013, vai ganhar uma segunda edição, com 2 mil novos exemplares. A
produção poética dos detentos foi escolhida para receber recursos
financeiros da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cataguases.
Os
livros serão entregues nas escolas pela Subsecretaria de Administração
Prisional (Suapi). A direção do Presídio de Cataguases também planeja
realizar palestras sobre o tema "A Droga e o Sistema Prisional Mineiro"
nestas escolas. "As pessoas que desconhecem o universo prisional,
especialmente os jovens, podem passar a dar mais valor ao que há de
melhor na vida, a liberdade", ressalta o diretor-geral da unidade, Alan
Neves Ladeira Rezende (foto abaixo).
A
segunda edição Poetas da Liberdade foi ampliada e agora possui 112
páginas, com cerca de 80 poemas de 65 detentos, produzidos em oficinas
literárias. A escrita teve como estímulo a realização de palestras, por
escritores da região. A temática das poesias gira em torno do universo
prisional, a saudade dos familiares, os amores perdidos, as grades, os
cadeados e o arrependimento. Tudo isto acompanhado de esperança e do
desejo de seguir outros caminhos.
Primeira edição
O
evento de lançamento da primeira edição ocorreu no dia 28 de novembro
de 2013 no auditório da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, no Bairro
Granjaria, em Cataguases. A primeira edição da publicação reunia 57
poesias escritas por 47 alunos da Escola Estadual Marieta Soares
Teixeira, instalada dentro da unidade prisional. Os poemas foram
escritos em sala de aula, com tema livre ou a partir de uma técnica em
que os alunos deveriam imaginar-se sendo algum animal, misturando a
própria vida com a vida deste animal. (Fotos: Arquivo)
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