quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Secretário adjunto de Defesa Social assume subsecretaria da Suapi

Em meio à crise de superlotação dos presídios, o então subsecretário de Administração Prisional do Estado Edilson Ivair Costa pediu exoneração do cargo nessa segunda-feira (31)

Rodrigo de Melo Teixeira está também como subsecretário da Suapi

 


 O secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo de Melo Teixeira, assumiu, nessa terça-feira (1º), a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) interinamente, até que um novo nome seja escolhido, segundo confirmou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Na última segunda-feira (31), o então subsecretário da Suapi, Edilson Ivair Costa, pediu exoneração do cargo, em meio à crise de superlotação dos presídios. Sua saída ocorreu menos de dois meses depois de ele assumir o posto.
  Ivair Costa havia entrado no lugar de Marco Antônio de Padova, que pediu demissão no início de julho após desentendimentos com o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana.
  O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (Sindasp-MG) garante que não vai interferir na escolha do novo subsecretário, mas que espera que seja um agente penitenciário de carreira, para que a gerência seja mais técnica. Segundo a assessoria do sindicato, isso já acontece com outras corporações como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, que têm como chefes, profissionais da área.
 
Relembre

 Ivair Costa é coronel da Polícia Militar e, antes de assumir a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), ele era o comandante da 18ª região da PM, responsável por 55 cidades do Sul de Minas.
Sua gestão durou 56 dias, e uma das principais medidas adotadas nesse período foi a implantação das audiências de custódia, de responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse modelo, os presos em flagrante são ouvidos em até 24 horas pelo juiz que decide se a prisão é realmente necessária.
 
Relações. Os problemas de relacionamento dentro da Suapi vêm sendo mostrados por O TEMPO desde maio, quando os servidores de carreira ameaçaram colocar os cargos à disposição. Eles demonstraram insatisfação com interferências políticas na pasta. “Tudo que ele (secretário Bernardo Santana) faz passa por cima dos subsecretários, ele nunca escuta o que eles têm a dizer”, contou um servidos à reportagem, antes mesmo da saída de Padova.
O procurador Antonio de Padova também saiu dando indícios de seu descontentamento com a gestão de Santana. “Nenhuma instituição pode aspirar ao crescimento se não cultivar o mínimo ético entre seus membros, mantendo postura de consideração e respeito senão à pessoa, ao menos ao cargo por ela ocupado”, disse.
 
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.