terça-feira, 15 de setembro de 2015

Polícia Civil faz operação ‘Limpeza’ para desarticular suposto grupo homicida em JF

Adolescentes foram ouvidos na Delegacia e encaminhados para Vara da Infância e Juventude (Foto: Olavo Prazeres/15-09-15)
Sete jovens, com idades entre 16 e 18 anos, e um homem, 27, foram conduzidos pela Polícia Civil durante a operação “Limpeza”, desencadeada em Juiz de Fora na manhã desta terça-feira (15) para desmontar um grupo, autodenominado “Bonde do Rodo”, suspeito de envolvimento em três homicídios e duas tentativas de assassinatos, ocorridos entre maio e julho. A maioria dos crimes violentos aconteceu na região do Parque das Torres, Zona Norte, mesmo bairro onde os envolvidos moram. De acordo com o delegado Carlos Eduardo Rodrigues, os delitos teriam sido motivados por rixa entre os próprios moradores da localidade. Com exceção de um, os integrantes do bando teriam algum grau de parentesco.
A operação mobilizou cerca de dez viaturas e mais de 20 policiais civis, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Vara da Infância e Juventude. Conforme o delegado, o objetivo da condução do grupo até a Delegacia Especializada de Homicídios, em Santa Terezinha, foi obter o depoimento de cada suspeito para delimitar a atuação individual em cada ocorrência. “Eles também estariam ameaçando moradores e testemunhas de outros crimes”, acrescentou Carlos Eduardo. A expectativa é de que armas de fogo usadas nas ações criminosas fossem encontradas, mas nenhum armamento foi localizado durante as varreduras.
Os cinco adolescentes serão encaminhados, juntos com os procedimentos realizados pela Polícia Civil, à Vara da Infância e Juventude, que deverá decidir sobre o acautelamento provisório no Centro Socioeducativo. Já os três adultos, serão liberados após as oitivas. “Vou analisar se há elementos suficientes para o pedido de prisão temporária ou preventiva”, informou o delegado.


Segundo Carlos Eduardo, o estopim para a série de ações violentas teria sido o assassinato de Pablo Ferreira da Silva, 17, encontrado morto com marcas de tiros, no dia 27 de maio, em uma trilha que dá acesso à Estrada Elias José Mockdeci, no Bairro Náutico, Zona Norte. Já no dia 18 de junho, Adalberto Neves Mendonça, 40, teria sido morto pelo mesmo grupo com três tiros na cabeça, na Rua Fausto Moreira Teixeira, no Jóquei Clube III, também próximo ao Parque das Torres. Logo após o crime, militares conseguiram capturar o suspeito, 17, e apreender o revólver, com seis cartuchos deflagrados.
De acordo com o delegado, a morte de Ricardo da Silva Júnior, 17, baleado em 25 de julho dentro de uma casa no Bairro Parque Independência, Zona Nordeste, também teria ligação com o “Bonde do Rodo”. “Parece que a vítima era do Parque das Torres e havia se mudado”. O crime aconteceu em plena tarde de um sábado, quando um rapaz chegou na residência falando de desavenças anteriores e abriu fogo contra a vítima e outros três jovens moradores. Um deles,19, foi baleado na mão. Ricardo chegou a ser internado por quatro dias no HPS, mas não resistiu.
No período entre os três assassinatos, também ocorreram duas tentativas de homicídio pelas quais o grupo é investigado. “Conseguimos delimitar as gangues que agiam naquela região e acreditamos que, com essa operação, vamos frear essas ocorrências”, concluiu Carlos Eduardo.

Fonte: Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.