terça-feira, 13 de outubro de 2015

Rebelião em Teófilo Otoni reforça urgência de ações para o Sistema Prisional

 Mais uma tragédia anunciada: rebelião em Teófilo Otoni resulta na morte de três detentos e fuga de 14. A história se repete: já não é de hoje que temos alertado o governo sobre a situação crítica em que o Sistema Prisional se encontra, o tempo passa e a bomba-relógio segue ativa.
 Desde a chegada dos novos gestores já foram inúmeros ofícios, reuniões, duas manifestações. Não faltaram alertas. Será que o governo vai esperar por novas rebeliões ou vai perceber que faltam ações a curto, médio e longo prazo? Falta planejamento.
 Esperamos que a criação da Secretaria Extraordinária de Administração Prisional, como medida paliativa, traga mais estruturação e organização ao Sistema – o que pode funcionar como um alívio momentâneo –, mas precisamos desta pasta para ontem. O anúncio da nova criação foi feito no último mês, vamos ver quanto tempo a administração levará para concretizar a proposta.
 Outro grande prejuízo trazido pela negligência do Governo, que desde o início do ano anunciou construções de novas unidades e até agora não temos nem sinal destas, é a destruição de mais uma penitenciária. O déficit de vagas – que já é algo insustentável – aumenta ainda mais com a destruição de mais celas. Inicia-se agora um novo ciclo de transferência de presos, revoltas e sobrecarga de outros presídios. Segundo informações oficiais, os presos que iniciaram a confusão foram transferidos para Téofilo Otoni, após a rebelião em Governador Valadares, ocorrida em junho.
 Até quando o Sistema vai aguentar a morosidade do Governo? Vamos pressionar a gestão, com a ajuda de nossos parlamentares e de toda a categoria vamos fazer com que estes alertas surtam efeitos antes que nos afundemos definitivamente numa crise!


Carlos Alberto - Diretor Executivo do SINDASP-MG


Confira o primeiro ofício encaminhado ao Secretário Bernardo Santana, logo após sua posse:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.