domingo, 18 de outubro de 2015

Direção da Penitenciária atualiza contagem e informa que foram 16 e não 14 fugitivos durante rebelião

Rebelião 1 

Imprensa local aguarda um posicionamento, por meio de coletiva ou entrevista, por parte da Seds, Suapi, ou da administração da Penitenciária sobre o número de detentos foragidos, e também como eles conseguiram fugir da unidade prisional. Pontos não revelados e informações conflitantes passam dúvidas sobre a rebelião que deixou 03 mortos, 03 feridos e [agora] 16 foragidos (dentro os quais 3 foram recapturados em pontos equidistantes de T. Otoni)


TEÓFILO OTONI – A captura de um fugitivo da Penitenciária Agrícola da cidade, Gilmárcio Ferreira de Brito, natural de Janaúba, realizada na noite desta terça-feira (13) pela Polícia Militar, no bairro Felicidade, elevou para 16 o número de foragidos durante a rebelião ocorrida na madrugada da última segunda-feira (12). Inicialmente, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) divulgou que 14 detentos haviam aproveitado o motim para fugir da unidade prisional, conforme lista repassada na tarde do dia 12 à imprensa com nomes e fotos (imagens divulgadas de apenas 11) dos foragidos.
Segundo informado pelo diretor da Penitenciária a jornalistas da cidade, em nova recontagem, ‘descobriu-se’ que o número real de fugitivos era maior do que o apresentado.
Rebelião 2

 Imediatamente após a prisão do 15º foragido, começaram as indagações por integrantes da mídia local, principalmente por meio das redes sociais. Porque inicialmente foram divulgados apenas 14 nomes? Foi apenas um erro ou estratégia da Suapi/Penitenciária? Porque a Polícia Militar também não foi informada, já que policiais da P5 (setor de comunicação do 19° BPM), se mostraram tão surpresos com a notícia quanto os profissionais da imprensa? Destes questionamentos acabaram surgindo outros. Será que há efetivo controle do número de encarcerados na Penitenciária Agrícola de Teófilo Otoni? A recontagem foi feita às pressas logo após a rebelião? Houve controle emocional/organizacional na unidade com a explosão do motim?
 O 16° fugitivo ainda não consta na lista de procurados, com nome e foto repassadas aos meios de comunicação. A lista sequer foi atualizada. Outros 4 foragidos também continuam sem identificação por meio de imagem divulgada a público.

 No total, três já foram capturados e levados de volta a unidade prisional. Além de Gilmárcio, foram localizados e detidos Rodnei de Paula Almeida (na manhã de terça na Vila São João), e Alessandro da Silva Pereira (encontrado andando na estrada de acesso a Penitenciária, na madrugada de ontem).
Rebelião 3Segundo informado pela Polícia Civil, após 72 horas como foragidos os presos recapturados devem ser apresentados na delegacia. Antes deste prazo o destino é a volta direta à carceragem da Penitenciária.


Transparência
Ainda no debate, a sugestão apontada pelos repórteres que entraram na discussão sobre a falta de informações precisas sobre o número de fugitivos (e como eles fugiram) durante a rebelião, seria uma coletiva de imprensa por parte da direção do presídio, ou de algum representante da Suapi ou da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), para que a sociedade saiba a verdade dos fatos. Afinal, é a população que poderá sofrer com a falta de informações e a divulgação de imagens dos foragidos, já que estes podem estar perambulando por Teófilo Otoni ou alguma localidade da região sem as pessoas terem ao menos como identificá-los devidamente.


Fonte: http://www.diariodeteofilootoni.com.br/?p=8678

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.