segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PMRJ mobiliza 1.700 Agentes para evitar arrastões nas praias na festa da virada

PMs do Choque já circulavam ontem pelo calçadão das praias da Zona Sul      Foto: João Laet / Agência O Dia 

A ideia é que as cenas de arrastões que tanto assustaram banhistas em 2013 acabem junto com o ano

Vania Cunha
Rio - Na lista de desejos para o Ano Novo de cariocas e turistas que vão passar a virada do ano na orla, a segurança é um dos principais itens. Pelo menos durante os festejos, a determinação da cúpula da segurança é que a atenção dos policiais esteja voltada para as praias. A ideia é que as cenas de arrastões que tanto assustaram banhistas em 2013 acabem junto com o ano. Para isso, um reforço especial no policiamento começou a ser implantado na última quinta-feira.
O esquema que inclui efetivo dos batalhões de Choque, de Polícia Turística (BPTur), 19º PBM (Copacabana) e 23º BPM (Leblon), vai concentrar esforços na multidão, com grupos de policiais circulando dentro e fora da areia enquanto for possível caminhar no meio da aglomeração de pessoas.

No total, 1.700 policiais estarão na praia a partir das 11h de amanhã até o dia seguinte, 1.500 a mais do que o reforço habitual do verão. O contingente escalado para antes, durante e depois da festa, vai se unir com o efetivo que faz a segurança durante o dia para evitar roubos e furtos a pedestres e banhistas. Policiais do BPTur vão usar uniforme diferenciado (camisa verde fluorescente), para se destacarem e serem facilmente identificados pela população. Quadriciclos e motos também serão usados.
Ontem, com a praia lotada, agentes do Choque circularam pelas areias em traje de verão, de olho em suspeitos. Eles carregavam, inclusive, armamento não-letal, como pistolas laser de choque. Segundo os policiais, o único registro foi o de um casal de turistas romenos que perdeu os documentos, mas o material foi encontrado pelos PMs pouco depois.
Outro grupo de 150 agentes estará no alto das 30 torres espalhadas pela praia, monitorando tudo o que acontece durante a festa. O calçadão, as ruas próximas e os arredores dos palcos de shows, também serão vigiados de perto. A festa deste ano também trará de volta o apoio de 50 PMs do Batalhão de Choque nos pontos de bloqueio ao trânsito. A medida é para evitar confusões com pessoas que tentem furar as interdições.
 
Homens do Bope reforçam patrulhamento nas UPPs
Ocupados pela polícia, mas que ainda sofrem com as tentativas de retomada de território do tráfico, os complexos do Alemão, São Carlos e Rocinha receberam reforço especial para o fim do ano. Além do aumento do efetivo das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) cedido em apoio, pelo menos 100 agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) já está atuando nas comunidades desde a última quinta-feira.
Os policiais vão circular em patrulhas dentro das favelas e no seu entorno, como acessos e bairros vizinhos. A ideia é evitar que novos tiroteios ocorram entre policiais e traficantes, como aconteceu ao longo de 2013.
Desde a segunda-feira antes do Natal e durante as comemorações, ao menos seis pessoas foram vítimas de balas perdidas em confrontos ocorridos em diversas favelas do Rio e de Niterói. Duas delas foram atingidas em tiroteios que aconteceram em comunidades pacificadas, como o Jacarezinho e a Cidade de Deus. As localidades que ainda não possuem ocupação definitiva da polícia estarão com patrulhamento reforçado nos arredores.
Olhar sobre as vias expressas
Longe do mar, cariocas que passarem pelas vias expressas rumo às festas de fim de ano também terão proteção extra. Policiais militares dos batalhões de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) e de Polícia Rodoviária (BPRv) vão circular em patrulhas pela Avenida Brasil, linhas Vermelhas e Amarela, além das rodovias no entorno da cidade.
O reforço de 250 agentes começou deste sexta-feira, para atuar EM ocorrências criminais e até mesmo em acidentes de trânsito. Do alto, dois helicópteros modelo Esquilo da PM também começaram a monitorar as vias expressas e vão atuar até o ano novo. As aeronaves são equipadas com câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.