quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cinco pessoas são baleadas em nova onda de violência

Crimes tiveram como vítimas 3 jovens em lan house, rapaz atingido na rua e ainda uma mulher alvejada em casa

Por Marcos Araújo e Sandra Zanella
Na Cidade do Sol, crime ocorreu perto da Uaps
Seis pessoas foram vítimas de tentativas de homicídio entre a noite de segunda-feira e a tarde desta terça (04) em Juiz de Fora. Em todas as ocorrências, as vítimas ficaram sob a mira de armas de fogo. No Bairro Cidade do Sol, na Zona Norte, o crime ocorreu em uma lan house, onde três rapazes foram baleados, na tarde desta terça. Já na madrugada de terça-feira, uma mulher que estava em casa com a filha foi atingida por tiro dentro de casa, no São Bernardo, Zona Sudeste. Horas antes, um adolescente havia sido atingido por cinco disparos, na Vila Alpina, região Leste.
No caso da Zona Norte, os disparos foram feitos em plena luz do dia, na Rua José Teixeira da Silva. Segundo testemunhas, um grupo de cinco jovens estava na porta da lan house, por volta das 15h30, quando uma dupla, ocupante de uma motocicleta, passou em frente ao local. Um dos rapazes na calçada teria arremessado uma pedra contra os homens na moto. A dupla não parou e seguiu seu trajeto, mas teria retornado de posse de uma arma de fogo. O que estava na garupa do veículo desembarcou e teria avançado contra os cinco rapazes, que correram e entraram no estabelecimento. O homem que estava armado também entrou e começou a disparar contra as vítimas. Segundo o proprietário da lan house, 25 anos, pelo menos quatro disparos foram efetuados no local. Informações preliminares apontam que um jovem foi atingido no pescoço, outro no braço e um terceiro na região do peito.
Os baleados teriam corrido para a Unidade de Atendimento Primário à Saúde (Uaps) da Cidade do Sol, localizada nas proximidades. Uma moradora contou que viu um dos jovens sangrando e pedindo ajuda na porta do posto. Entretanto, as equipes de socorro foram acionadas e resgataram as vítimas, transferindo-as para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). A Polícia Militar foi empenhada e fez rastreamento na região, mas ninguém foi capturado. Até o fechamento desta edição, a ocorrência ainda não havia sido concluída. Não havia informação sobre a identidade dos feridos e nem a respeito do estado de saúde deles.

Gangues
Os tiros no espaço público deixaram os moradores abalados. De acordo com alguns deles, a suspeita é de que as tentativas de assassinato tenham ligação com uma rixa antiga entre galeras dos bairros Jóquei II e Cidade do Sol. Uma dona de casa, que preferiu não se identificar, afirmou que brigas de gangue são constantes lá. "A motivação dos confrontos é sempre uma futilidade. O problema é que as pessoas de bem ficam vulneráveis, pois a rua estava cheia, e havia crianças", enfatizou a residente. Outro morador, que também quis manter o sigilo do nome, resumiu: "Esses meninos fazem daqui uma terra de ninguém. É preciso aumentar a segurança de nossa comunidade."
 
Baleada em casa
Na Zona Leste, uma mulher, 54 anos, e a filha dela, 19, estavam em casa, na Rua Professor Ernesto Evangelista, no São Bernardo, Zona Sudeste, quando o imóvel foi alvo de tiros. Uma das balas atingiu a mãe, transfixando a lateral direita do abdômen dela. Ela foi socorrida e levada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e recebeu alta após ser medicada, conforme informou a assessoria da Secretaria de Saúde. Já a jovem conseguiu escapar ilesa. Peritos da Polícia Civil realizaram levantamentos no local do crime e constataram que cinco disparos haviam sido feitos contra a residência. Um projétil calibre 38 foi recolhido.
Dois rapazes suspeitos de participarem da ação criminosa foram identificados, mas, apesar do rastreamento, ninguém foi preso. A moradora baleada relatou aos policiais militares responsáveis pela ocorrência que a dupla havia ido à casa dela em data anterior e ameaçado sua filha de morte. A motivação, no entanto, não foi esclarecida. Já na madrugada desta terça, as duas mulheres teriam desconfiado de algo estranho porque sentiram forte cheiro de gasolina e escutaram o cachorro latir. Ao verificar de uma porta que dá para os fundos do imóvel, a mãe foi surpreendida por um disparo e, em seguida, houve a série de tiros contra a casa. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios.

Cinco tiros
A outra tentativa de homicídio aconteceu na noite de segunda-feira na Vila Alpina, Zona Leste, quando um adolescente, 17 anos, foi alvejado por cinco tiros. Por volta das 22h, a PM recebeu informação de que disparos estariam sendo feitos em via pública. Quando chegaram ao endereço, os policiais não conseguiram confirmar a situação, mas, logo depois, o HPS informou que uma pessoa baleada na Rua Sebastião Costa havia dado entrada na unidade. O jovem foi atingido no abdômen, coxa direita, joelho esquerdo e duas vezes de raspão no antebraço do mesmo lado. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o rapaz passou por cirurgia, mas seu estado de saúde era considerado estável.
A mãe da vítima contou à PM que seu filho havia saído de casa no Linhares, na mesma região, há cerca de 15 dias, dizendo que iria visitar a namorada e não retornou mais. Nenhum suspeito do crime foi encontrado. No HPS, militares souberam que a vítima havia sido socorrida por ocupantes de um Celta preto. Os policiais fizeram buscas e conseguiram interceptar o veículo na Avenida Brasil, região central. O motorista, 25, e dois passageiros, de 16 e 21, disseram à PM que prestaram socorro após verem o adolescente caído no chão e serem solicitados por populares. O carro foi apreendido porque o condutor era inabilitado. A equipe da Delegacia de Homicídios investiga o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.