sábado, 15 de junho de 2013

PM à paisana é rendido e baleado em assalto

Tiro teria sido disparado por jovem de 14 anos, que teria agido junto com outros 4; grupo ainda é suspeito de assaltar ônibus em seguida

Por Sandra Zanella
Suspeitos foram encaminhados à delegacia
Um soldado da Polícia Militar, 29 anos, foi rendido e baleado durante assalto a um posto de combustíveis, na noite de quinta-feira (13), no Acesso Norte, na altura do Bairro Jóquei Clube II. O tiro teria sido disparado por um adolescente, 14, que acabou apreendido junto com outros três adolescentes, um de 14 e dois de 17. Um quinto suspeito de participar da ação criminosa não foi localizado. O policial estava em horário de folga e abastecia seu veículo, quando foi surpreendido pelo bando armado, que também teria envolvimento em homicídio e tentativas de assassinato. Mesmo sem ter reagido ou se identificado como PM, o soldado teve seu celular roubado e foi alvejado por um tiro no pé esquerdo. Enquanto ele era ferido, os outros assaltantes abordaram três frentistas, com idades entre 30 e 34 anos, e levaram dinheiro, celular e relógio de pulso. Em seguida, o grupo embarcou em um ônibus da Viação São Francisco e ainda anunciou outro roubo, rendendo cobrador, 65, e motorista, 40, do coletivo da linha 727-Bairro Araújo.
O PM baleado sofreu fratura exposta em um dedo do pé. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas foi transferido durante a madrugada de ontem para o Albert Sabin, segundo a Secretaria de Saúde. O assessor de comunicação do 27º Batalhão da PM, capitão Jean Michel Amaral, informou que a vítima permanecia internada ontem na unidade, mas seu estado de saúde era estável. Ainda conforme o capitão, a captura dos suspeitos terminou por volta das 2h e aconteceu no interior do condomínio Belo Vale, no Jóquei Clube II, mesmo bairro onde o posto foi assaltado. "A Patrulha de Prevenção a Homicídios (PPH) Norte recebeu várias denúncias, inclusive de moradores, que possibilitaram a apreensão desses adolescentes. Essa confiança é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela equipe." O assessor destacou a ousadia dos jovens, que já teriam envolvimento em outras ocorrências graves, apesar da pouca idade. "Eles seriam integrantes de uma mesma gangue. Ainda muitos jovens, praticaram crimes com brutalidade e violência. Também nos espanta o fato do garoto de 14 anos ter atirado."
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela PM, após ser apreendido, um dos adolescentes, 17, confessou também envolvimento na tripla tentativa de homicídio ocorrida no dia 4 em uma lan house na Cidade do Sol. O crime aconteceu em plena luz do dia e chocou moradores do bairro. Pelo menos quatro disparos foram efetuados por uma dupla que chegou em uma moto. Um rapaz, 19, foi alvejado no pescoço, outro, 18, na região do tórax, e uma terceira vítima, 19, foi atingida no ombro direito. Durante as buscas, um jovem, 17, foi apreendido, mas o comparsa não havia sido encontrado. A ocorrência teria ligação com rixa entre gangues.
Já o outro adolescente, 17, capturado após o assalto a posto informou aos militares que teve participação no homicídio ocorrido no dia 26 de março no Residencial Araucárias, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, Zona Sul. O crime resultou na morte de um jovem, 20, alvejado com um tiro no lado esquerdo do peito. A vítima era moradora do condomínio, mas estava na casa de outra pessoa quando foi morta.
Além de capturar o bando e apreender a garrucha calibre 22 usada no disparo, a PM recuperou os R$ 452 que teriam sido levados do posto e do ônibus, os dois celulares e o relógio roubados. Também foram apreendidas peças de vestuário que teriam sido usadas pelos infratores nos crimes. Eles teriam trocado de roupa para dificultar a identificação. Os quatro adolescentes foram levados para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Em depoimento, o suspeito de atirar alegou que o disparo foi acidental. O delegado de plantão Rodrigo Massaud informou que o grupo foi autuado pelos atos infracionais análogos a roubo qualificado e lesão corporal. Os quatro envolvidos foram apresentados na Vara da Infância e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.