terça-feira, 29 de abril de 2014

Notícias do PL 28/2014 (Porte de Arma) em âmbito federal

 Cinco dias depois de ter sido designado relator do PLC 28/2014 na CCJ, o senador Gim (PTB-DF) já apresentou seu parecer. No relatório, Gim defende a aprovação do projeto e a rejeição da emenda apresentada.


Fonte: Senador Gim

 Acompanhe a tramitação pelo link:
 http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=116762 

Campanha de vacinação contra gripe CIESP/JF

 Está sendo realizada na CIESP/JF, a campanha de vacinação contra gripe nos dias 28,29 e 30 de abril de 2014, onde serão beneficiados os todos servidores lotados na Central de Escoltas e seus familiares, as vacinas estão sendo ministradas por Agentes Penitenciários lotados naquela unidade operacional que possuem curso técnico em enfermagem, esta campanha é uma iniciativa da Subsecretaria de Administração Prisional em parceria com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais.



Imagens: Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora

Nossos aplausos para equipe de muralha da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires

O blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora, parabeniza toda equipe de muralha da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires de juiz de Fora, que evitaram que bandidos jogassem drogas e celulares dentro da unidade prisional na noite de domingo.

GABARITO OFICIAL DO CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO MG

Prezados (as) canditados (as), ao cargo de Agente de Segurança penitenciário de Minas Gerais, já foi divulgado pela banca realizadora do concurso o gabarito oficial.

Veja no Link abaixo:

http://www.ibfc.org.br/Concurso/concurso-selecionado.aspx?id=JMZY0YOKx6U%3D

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Agentes penitenciários da CIESP/JF atiram em veículo roubado após bandido sacar arma para a Guarnição

Matéria do Jornal Tribuna de Minas

Dois agentes penitenciários de 36 e 46 anos precisaram disparar contra um suspeito no início da tarde desta segunda-feira (28), na Rua Vitorino Braga, no bairro homônimo da região Sudeste de Juiz de Fora. Os profissionais relataram à Polícia Militar que trafegavam pela via na viatura caracterizada da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), às 12h40, com mais outros dois agentes penitenciários, quando o grupo foi surpreendido por um Fiat Uno, que fechou a viatura. Suspeitando da manobra, os agentes desceram do carro, quando o homem que ocupava o Fiat Uno sacou um revólver. "Para conter a iminência de uma injusta agressão, foi efetuado o primeiro disparo de arma de fogo em direção ao pneu do veículo", relata o boletim de ocorrência feito pela PM. Um segundo tiro foi efetuado pelos agentes, mas nenhum acertou o pneu do Uno. O suspeito, conhecido no meio policial, conseguiu fugir. Policiais militares fizeram o rastreamento na região, mas não localizaram o homem. Ao consultar a placa do Fiat Uno, descobri-se se tratar de um veículo furtado ou roubado.
Os dois agentes penitenciários que atiraram foram presos em flagrante por disparo de arma de fogo em via pública, e as pistolas utilizadas por eles foram apreendidas. Os profissionais foram encaminhados para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde seriam ouvidos pelo delegado de plantão até o final da noite desta segunda.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Defesa Social (Seds) informou que o caso será encaminhado à corregedoria da pasta, que deverá abrir um procedimento de investigação, para verificar se houve excessos e apurar responsabilidades. 


Nota do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora

 Detidos e liberado após serem ouvidos pela autoridade policial, procedimento normal, parabéns a equipe da CIESP/JF envolvida na ocorrência, que mostrou para esse vagabundo que independente da instituição que for, tem que respeitar os Agentes de Segurança Pública, operadores da lei.


 

CIESP/JF reforça segurança das unidades da 4°Risp

 Mais de 120 Agentes de carreira, lotados na Central Integrada de Escolta do Sistema Prisional de Juiz de Fora, reforçaram a segurança das unidades prisionais da 4°Risp, neste final de semana de concurso público, para a carreira de Agente de Segurança Penitenciário de Minas Gerais.
Coordenadores da CIESP e ASP Márcio Santiago nosso futuro representante na ALMG.

ASP Fábio, ASP Adalberto exemplo a ser seguido e Coordenador Operacional ASP Jardeson

Parte da tropa da CIESP/JF

Unidades Prisionais que receberam apoio da CIESP/JF:

CERESP/JF;
Presídio de Ubá;
Presídio de Cataguases;
Presídio de Visconde do Rio Branco;
Presídio de Leopoldina:
Penitenciária de Muriaé.

sábado, 26 de abril de 2014

Amigos do Sistema Prisional e seguidores do nosso Blog

 Aos amigos e seguidores do nosso Blog.
 Desejo à todos, boa sorte ao realizar a prova do concurso para ASP/MG, como sempre estarei torcendo por todos vocês.

  ASP Fábio Carlos.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

É UM ABSURDO! PERÍCIA DO IPSEMG-MG É UMA VERGONHA

APOSENTADORIA JÁ PARA O AGENTE JOÃO




Há quase um ano  do maior incidente envolvendo arrebatamento de presos da história do sistema prisional de Minas Gerais; -  o contraste sofrido pelo ASP João Freitas (BAMBUCHA) lotado na Penitenciária de Francisco Sá ainda é notório nos bastidores; ele é  uma das maiores vítimas do atentado e pede socorro! O retrato é a marca do abandono manifestado pelo poder público, pois, nosso colega está com o braço destruído pelo um tiro, quando foi alvejado por criminosos. No tocante, João Freitas está chocado com a PERÍCIA IPSEMG, isto é, à perita  está obrigando nosso colega a voltar ao trabalho é inacreditável. O Agente João Freitas está tendo um gasto enorme com consultas médicas especialistas (ortopedista, psicólogo, psiquiatra e outros), ou seja, nosso plano de saúde é precário; - João ainda sofre psicologicamente com o acontecimento e corre o risco de ficar deficiente físico e comentou comigo que: "se sente abandonado pelo estado o qual ele sempre defendeu com muito orgulho".
Força João Freitas estamos com você!!!!

LEMBRE O CASO: R7

“A fé se renova todos os dias, para que não percamos a esperança”!

FONTE: AASPESEN-MG

Notícia do PL 28/2014 Porte de Arma em âmbito Federal


 Notícia enviada pelo Senador GIM;

Caros amigos Agepens, é com muita felicidade que venho comunicá-los de que consegui a relatoria do PL 28/2014 na CCJ. Vamos trabalhar juntos para aprovar o mais rápido possível e sem alterações o texto encaminhado pela Câmara. Estou à disposição de vocês para qualquer dúvida que tiverem. Contem comigo!

Fonte: Senador Gim

O que a TV não mostra!


Sd do EB é alvejado no RJ em missão de auxiliar a PMRJ, mais isso a TV não mostra é para isso que o Forças Armadas serve, para defende-los até mesmo em épocas de Paz que não é o nosso caso, estamos em uma guerra civil constante principalmente no RJ, SP e MG
Isto a Mídia sem vergonha e desmoralizada do BRASIL, não mostra, a grande realidade, estamos em uma guerra civil.


Foto: Altair Barros

Equipe ROCAM show da PM de São Paulo

Juiz de Fora já tem 60 homicídios este ano

Os dois últimos assassinatos foram registrados na noite desta quarta-feira

Mais dois homicídios foram registrados na noite desta quarta-feira (23), na Zona Leste da cidade. Com estes casos, já chega a 60 o total de mortes violentas este ano no município. Em todo o ano passado, foram 139 homicídios, de acordo com levantamento feito pela Tribuna. Um dos assassinatos desta quarta aconteceu no Bairro Nossa Senhora Aparecida. De acordo com informações da Polícia Militar, um homem foi baleado na Rua Orlando Riani próximo ao número 57. A vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo. Os autores fugiram em uma moto. Até o fechamento desta edição, policiais faziam rastreamento na área em busca do suspeito e a perícia fazia os levantamentos de praxe.
O outro caso violento foi registrado no Bairro Linhares. Segundo informações da PM, um jovem de 20 anos foi esfaqueado no terreno de uma residência na Rua José Sobreira. A vítima Jonas Xavier Fonseca sofreu diversas perfurações de faca pelo corpo, entre elas na cabeça e na barriga. Durante rastreamento realizado por militares da 70ª Cia da PM, o suspeito do crime de 19 anos foi preso em sua residência. De acordo com a PM, os dois jovens iniciaram uma briga, quando a vítima tentou desarmar o suspeito, mas não conseguiu. Durante o confronto, o suspeito de matar Jonas também ficou ferido no joelho e nos dedos da mão direita, sendo atendido no Hospital de Pronto Socorro (HPS). A faca usada no crime foi jogada no córrego do Linhares.

Baleado
Um homem de 27 anos ficou gravemente ferido em uma tentativa de homicídio, na noite de terça-feira, no Bairro Jardim Natal, Zona Norte. Segundo informações da Polícia Militar, ele foi alvejado na cabeça, por volta das 21h30, quando estava na Rua Pedro Moreira Cavalcanti. As primeiras informações recebidas pela PM davam conta de que a vítima de disparos estava caída em via pública aguardando socorro. Quando policiais chegaram, souberam que o homem havia sido atingido por dois tiros na cabeça e socorrido pelo Samu, sendo encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte.
Ainda conforme o registro policial, a vítima sofreu traumatismo cranioencefálico grave e precisou ser transferida para o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, onde seria submetida a cirurgia. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade, nesta quarta o paciente permanecia em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), porém estável.
Militares mobilizados na ocorrência não conseguiram identificar suspeitos, mas tiveram informações de que um Fiat Siena havia passado cerca de cinco vezes próximo ao local do crime, momentos antes da tentativa de assassinato. Os policiais também fizeram contato com familiares do homem, os quais revelaram que ele havia se envolvido em uma briga há cerca de dez dias com um morador do Jóquei Clube, na mesma região. O caso seguiu para investigação na Polícia Civil.

Fonte: Tribuna
Imagem: Violência Urbana

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Atenção excedentes do concurso ASP 2012. VITÓRIA!!!

Carlinhos SINDASP, Secretário Rómulo, Adeilton SINDASP
-------- Mensagem original --------

Assunto: Convocação dos 434 Excedentes do Concurso de Agente Penitenciário

Prezado Adeilton,



De ordem da Subsecretária de Gestão de Pessoas, Fernanda Neves, informo que a convocação dos 434 excedentes já se encontra autorizada pela Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças. Com a aprovação o total de candidatos convocados para o curso de formação será de 5934.



A SEDS está providenciando a convocação dos candidatos e, conforme informação recebida da Escola de Formação – EFES, os excedentes iniciarão o curso junto com o 2º Grupamento em 05/05/2014.



Atenciosamente,





Helga Beatriz Gonçalves de Almeida

Assessora-chefe de Relações Sindicais

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão


De: < >
Data: 16 de abril de 2014 15:04:01 BRT
Para: <fernanda.neves@planejamento.mg.gov.br>
Assunto: Convocação dos 434 Excedentes do Concurso de Agente Penitenciário

Exma. Sra.
Fernanda Neves
Subsecretária de Gestão de Pessoal / SEPLAG.

O SINDASP – MG – Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciaria do Estado de Minas Gerais, vem à presença de V. Exa., no interesse da categoria de Agente de Segurança Penitenciário, por ele representada, diante iminente aproximação da data do 2º Grupamento de Formação da Carreira de Agente de Segurança Penitenciário (Edital Seplag 2012), expor e requerer o que se segue:

Esse ponto ainda encontra-se pendente, é a convocação dos excedentes do concurso de Agente de Segurança Penitenciário, já definida pelo Ex-Governador, Antônio Anastásia, antes de seu afastamento do cargo.

Vimos ainda alertar que o momento não é propício para essa falta de informação, já que estamos às vésperas de uma Copa do Mundo e próximos das Eleições. Um quantitativo significativo desses candidatos são Agentes Penitenciários em contrato administrativo, e são esses mesmos Agentes que estão segurando em suas mãos um Sistema Prisional superlotado, com capacidade para trinta (30) mil presos, mas que possui sessenta (60) mil presos. Faltam trinta mil vagas no Sistema Prisional, faz–se necessário um numero maior de Agentes Penitenciários.

Nesse sentido, peço a sua intervenção junto ao setor responsável na SEPLAG para que essa data seja definida e divulgada para dá tranqüilidade aos 434 candidatos excedentes e seus familiares. E a paz volte reinar no Sistema Prisional Certos de poder contar com seu imprescindível apoio, aguardamos breve retorno.

Respeitosamente,


Adeilton de Souza Rocha
Presidente do SINDASP-MG


Fonte: SINDASP/MG

PM atira de helicóptero contra motociclista em JF

Imagem Ilustrativa/Pegasus PMMG

Motociclista não obedeceu ordem de parada e teria apontado objeto semelhante a arma de fogo para a aeronave

Por Marcos Araújo e Michele Meireles




Durante perseguição a uma motocicleta, no Bairro Democrata, Zona Nordeste, um tripulante do helicóptero Pégasus da Polícia Militar disparou de fuzil contra o condutor do veículo, que fugia em alta velocidade de um cerco policial e ainda teria ameaçado atirar contra a aeronave. Em cinco meses, esta é a segunda vez que militares de operações áreas precisam atirar para conter criminosos em fuga. No primeiro episódio, em novembro passado, policiais alvejaram o motor de um carro, onde dois suspeitos armados fugiam da polícia por uma estrada vicinal às margens da BR-267.
De acordo com o registro policial, na última sexta-feira (18), por volta das 17h30, uma viatura policial que fazia patrulhamento no Bairro Parque das Águas, Zona Norte, suspeitou de um indivíduo conduzindo uma motocicleta Honda CBX 250. Os policiais avistaram um volume na cintura do condutor, dando ordem de parada a ele, que não teria obedecido. Em seguida, o suspeito, 18, prosseguiu em alta velocidade. A PM afirmou que ele avançou sinais, transitou sobre calçadas, não obedeceu à ordem de parada obrigatória e circulou pela contramão de direção.
Segundo nota enviada pelo Comando de Policiamento Especializado do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo, responsável pela operação do helicóptero, a aeronave foi acionada pelo Centro de Operações da PM (Copom) para dar apoio a quatro viaturas do 27º Batalhão de Polícia Militar, que faziam a perseguição ao fugitivo. Conforme a nota, o jovem percorreu uma distância aproximada de sete quilômetros, passando pelos bairros Parque das Águas, Carlos Chagas, Monte Castelo, Esplanada e Fábrica, até ser interceptado no Democrata. "Ao iniciar o deslocamento pela Rua Bernardo Mascarenhas, aproveitando-se do fluxo de veículos, conseguiu distanciar-se das viaturas, passando a ser acompanhado apenas pelo helicóptero. Na altura da junção da Rua Bernardo Mascarenhas com a Rua Tereza Cristina, levou a mão à cintura e, apanhando um objeto semelhante a uma arma de fogo, apontou para a aeronave", informou a nota.
Após a ameaça, o militar que se encontrava na porta traseira direita da aeronave, um sargento de 43 anos, efetuou um disparo de fuzil 7.62mm, que atingiu a perna do suspeito. "O armamento foi utilizado na preservação de sua integridade física e de toda a guarnição aérea na defesa da vida. Mesmo alvejado, o cidadão percorreu uma distância de aproximadamente 300 metros até parar próximo à Igreja Quadrangular no Bairro Democrata, onde foi abordado pelas viaturas que lhe prestaram o devido socorro, conduzindo-o ao HPS", esclareceu a nota.
Ainda segundo o Comando de Policiamento Especializado, cerca de 30 minutos após o fato, próximo ao local do disparo, uma testemunha encontrou uma réplica de uma pistola semiautomática debaixo de um veículo. O policial foi detido e encontra-se à disposição da Justiça Militar no 2º Batalhão de Polícia Militar, no Bairro Santa Terezinha. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, o jovem teve fratura exposta no fêmur esquerdo e passou por cirurgia. Ele permanece internado sob custódia e está lúcido, orientado e estável.

 Equipe do Pégasus passa por treino especial

De acordo com o comandante de operações aéreas da PM, tenente Robson Monteiro Rocha, 16 policiais militares integram atualmente a equipe do Pégasus. Os integrantes da tropa são selecionados por meio de concurso interno. Até assumirem suas funções, de piloto ou tripulante operacional, passam por três meses de curso e outros dois de estágio. Segundo o policial, nas ocorrências, são empenhados sempre dois pilotos e dois tripulantes. "As atuações do Pégasus consistem em dar apoio a policiamento terrestre em ocorrências de maior vulto, como troca de tiro e criminosos evadindo armados. Além disso, atuamos em ocorrências que afetam a ordem pública, combate a incêndio florestal, em calamidades e resgates aeromédicos, em altura e locais de difícil acesso."

Outro disparo
Segundo tenente Rocha, no dia 20 de novembro passado, militares do Pégasus também precisaram disparar para frear a fuga de criminosos. Na ocorrência, cerca de 40 policiais militares de Juiz de Fora e Bicas e a aeronave da PM foram empenhados nas buscas a dois suspeitos de roubarem um veículo em Bicas. De acordo com a Polícia Militar, uma mulher saía com o carro da garagem de sua casa quando, ao retornar para fechar o portão, foi abordada por dois homens armados. Um deles teria colocado a arma no peito da vítima e exigido o automóvel. Os bandidos entraram no veículo Golf e fugiram em direção a Juiz de Fora.
Conforme a PM, a dupla fugiu pela BR-267 e foi pedido o apoio do helicóptero, que avistou o carro trafegando em uma estrada vicinal de acesso ao distrito de Sarandira. "Quando os bandidos avistaram a aeronave, o carona empunhou uma arma e apontou para o helicóptero. Os policiais dispararam no motor do veículo para pará-lo", disse o oficial. Após a investida policial, os dois fugiram para uma área de mata fechada e não foram localizados.

Agente confessa roubo de armas na Central de Escoltas para acertar dívida com agiota

Flávio Tavares/Hoje em Dia
presos por roubar armas na central de escoltas
Suspeitos foram apresentados pela Polícia Civil nesta quarta-feira

O agente penitenciário Marcos Antônio Oliveira Nogueira, de 38 anos, confessou que arquitetou o roubo de 45 armas na Central de Escoltas, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para quitar dívidas com agiota. Ele relatou que pegou empréstimo de R$ 10 mil, mas que o valor saltou para R$ 30 mil.
 
Aos policiais que investigam o caso, o agente confessou ainda que usou o remédio Rivotril para dopar os colegas que trabalhavam com ele no dia em que o crime foi cometido. Durante apresentação à imprensa, na manhã desta quarta-feira (23), o homem pediu desculpas à sociedade e aos colegas de profissão. No fim do encontro com os jornalistas, o agente desmaiou e teve que ser socorrido por policiais civis.
agente penitenciário que roubou armas
Agente penitenciário desmaio no fim da coletiva de imprensa (Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia)
Para roubar as armas da Central de Escoltas, Marcos Antônio contou com a ajuda do irmão, o frentista Arthur Rodrigues Nogueira, de 23 anos. Os dois planejaram o crime três dias antes do assalto. Além da dupla, foram presos também Washington Luiz Soares, de 48 anos, e Wanderley Metvker, de 45 anos. O primeiro é acusado de intermediar a venda das armas roubadas enquanto o segundo foi um dos receptadores do arsenal.
 
Crime
 
A Polícia Civil informou que no dia do crime o agente Marcos Antônio preparou salada de fruta para os colegas comerem após o almoço. Para não levantar suspeitas, a sobremesa não estava contaminada. À noite, durante o jantar, ele voltou a fazer a salada, que foi "batizada", juntamente com o suco que foi servido para todos os oito plantonistas.
 
Aos poucos, de acordo com os investigadores, os agentes começaram a se queixar de dores na barriga e foram dormindo um por um. Quando percebeu que o plano havia dado certo, Marcos Antônio acionou o irmão, que foi até a Central de Escoltas. Juntos, os dois teriam carregado todas as armas em sacos de linhaça. Eles fizeram, no total, cinco viagem para transportar o armamento. A ação durou cerca de 40 minutos.
 
Depois o frentista foi embora com o arsenal e o irmão alterou a cena do crime. Conforme a investigação, ele tomou do remédio para simular que havia sido contaminado junto com os colegas. Marcos Antônio trabalhava como agente penitenciário há 11 anos e já respondeu por crime de abuso de menor, mas foi absolvido pela Justiça de Teófilo Otoni.
 
Investigação
 
No local do crime, peritos da Polícia Civil apreenderam para realização de exames água, o suco e o resto da sala de frutas. A sobremesa encontrada, no entanto, não estava contaminada com o Rivotril. O laudo pericial feito no local do crime e o laudo do material recolhido já foram concluídos. Restam ficar prontos os exames de urina e sangue feitos nos agentes dopados e também o laudo das armas apreendidas.
 
Além dos quatro presos, a polícia investiga a participação de uma quinta pessoa, identificada como Sandro. Na casa do suspeito, em Neves, foram encontrados parte do arsenal roubado. O homem não é considerado foragido pois não há contra ele mandado de prisão em aberto.
 
Autuações
 
Todos os envolvidos no crime foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Pelo crime, eles podem pegar até seis anos de cadeia. Os irmãos Marcos Antônio e Arthur foram autuados também por roubo com utilização de violência imprópria.
 
Os detidos que estavam reclusos no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH. O agente penitenciário foi o único que foi levado para um presídio em São Joaquim de Bicas.
 
Entenda o caso
 
As 45 armas foram furtadas da Central de Escolyas, que fica atrás da Penitenciária Dutra Ladeira, na madrugada de 25 de março. Bandidos teriam dopado os agentes penitenciários que faziam a guarda da Central de Escoltas. Com os seguranças desacordados, os suspeitos tiveram cerca de seis horas para agir. A investigação levantava a possibilidade de que o golpe tivesse contado com a ajuda de agentes.
 
Na madrugada do último sábado (19), uma pistola .40, apreendida pela PM, no bairro Florença, em Ribeirão das Neves, foi apontada como pertencente ao arsenal furtado. A arma, da marca Imbel, tinha um brasão da República, mesmo tipo das pistolas levadas no mês passado. Segundo o delegado Wanderson Gomes, a Polícia Civil ainda vai investigar a origem da arma, mas ele não descarta que seja do arsenal roubado no mês passado.
 
Fonte: Hoje em Dia

terça-feira, 22 de abril de 2014

Senhor das armas já se encontra atrás das grades

Marco Antônio de Oliveira Nogueira
 Bandido travestido de Agente Penitenciário já se encontra no seu verdadeiro lugar, atrás das grades, esse é o senhor das armas que dopou os verdadeiros Agentes para roubar e desmoralizar toda categoria, agora vai trabalhar de faxina no seguro da Penitenciária Jason Albergaria.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Polícia Civil recupera 90% das armas roubadas da Central de Escolta em Ribeirão das Neves

Segundo Wanderson Gomes, polícia encontrou 90% do arsenal.
Foram presos 4 suspeitos; armas foram roubadas em Ribeirão das Neves.

O delegado Wanderson Gomes, da Divisão de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil, informou, na manhã desta segunda-feira (21), que 90% das armas roubadas da Central de Escoltas de Ribeirão das Neves, no dia 24 de março, foram recuperadas. Além disso, quatro pessoas foram presas. Durante ação criminosa, 45 armas foram levadas da unidade do sistema prisional, ao lado da Penitenciária Dutra Ladeira.


Uma nota da Políca Civil diz que o caso está "totalmente esclarecido", mas não divulga outros detalhes. A corporação deve dar novos esclarecimentos ainda nesta manhã. Por volta das 10h45, um comboio chegou à sede do Deoesp, no bairro Gameleira, na Região Oeste, levando presos e o armamento recuperado. Policias exibiram algumas das armas.

Segundo um investigador, os presos são um agente penitenciário que estava de plantão no dia do roubo e um irmão deste, além de uma pessoa da região que ajudou na ação criminosa e um comprador do armamento. Não há confirmação oficial pelo delegado responsável pelo caso.

 
Trinta e nove pistolas .40 e seis submetralhadoras foram roubadas. Os agentes foram encontrados, na mudança de turno, alguns dormindo e outros passando mal. A suspeita é que eles tenham sido dopados. Alimentos que estavam no local foram recolhidos para perícia.
Por causa do roubo, nove agentes que estavam dentro da Central de Escoltas foram afastados preventivamente, e o local foi desativado. Lá ficavam os servidores responsáveis pela segurança no transporte de presos de todas as penitenciárias da cidade. À época do roubo, o subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais, Murilo Andrade de Oliveira, afirmou que o afastamento era um procedimento padrão, até que a Polícia Civil concluísse a investigação, e que os nove responderiam a processo administrativo.
 
 
Segurança
A casa onde funcionava a Central de Escoltas, de acordo com o subsecretário, não tinha alarme e nem circuito interno de TV. Uma câmera de segurança na Penitenciária Dutra Ladeira conseguia acompanhar o entorno da casa, mas não teria gravado nenhuma movimentação suspeita durante o roubo, no dia 24 de março.

As armas que foram roubadas estavam em dois lugares: dentro de um cofre e dentro de uma sala blindada. A Subsecretaria de Administração Prisional de Minas Gerais afirmou que nenhum destes locais foi arrombado, nem outra porta da unidade.

domingo, 20 de abril de 2014

Polícia apreende arma roubada da Central de Escolta de Neves

Central de Integrada de Escoltas de Ribeirão das Neves
Quase um mês após o furto de 45 armas da Central de Escoltas, atrás da Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a primeira pista para desvendar o crime pode ter sido encontrada. Uma pistola .40, que pertenceria ao arsenal roubado no dia 24 de março, foi apreendida com duas pessoas, na madrugada deste sábado (19).
 
Segundo a Polícia Militar, a arma é da marca Imbel, modelo GC MD5 LX calibre .40, com capacidade para 16 cartuchos e com um brasão da República, o mesmo tipo das pistolas levadas da Central de Escoltas. A numeração estava raspada, mas a parte à mostra confere com a identificação de um dos armamentos roubados.
 
Apreensão
 
A PM recebeu uma denúncia relatando que um homem estava armado em um bar na rua Antônio Benjamim Alves, no Florença, em Neves. O suspeito não foi encontrado no local, mas os militares localizaram a arma com uma mulher de 45 anos. Ela alegou estar com o armamento a pedido de Joanis Roberto de Jesus, de 25. Logo depois, os policiais encontraram o homem, que confirmou a posse da arma. Ele afirmou que a pistola era para defesa própria, mas não disse onde comprou.
 
Segundo a PM, no dia anterior, um saco com uma grande quantidade de munição foi apreendida em uma lagoa de uma fazenda, no bairro Metropolitano, na mesma cidade. Também há suspeita de que os cartuchos pertençam ao arsenal.
 
A investigação do roubo é conduzida pela Polícia Civil, mas a assessoria de imprensa da corporação não informou se há avanço no inquérito.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), nove agentes penitenciários que foram dopados, possivelmente por intoxicação alimentar, durante o roubo, continuam afastados.
 
Ao todo, foram roubados 39 pistolas .40, seis submetralhadoras .40 e 1.640 cartuchos de calibre .40, 12 e de fuzil 556. As armas ficavam em um cofre, dentro de uma sala restrita, protegida por porta de ferro da Central de Escoltas, que não possuía câmeras de segurança ou guaritas.
 
Fonte: Hoje em Dia

Armas desviadas da campanha do desarmamento são encontradas em outras cidades

Alguns armamentos foram localizados no Rio de Janeiro, Ipatinga e em Juiz de Fora

Por MICHELE MEIRELES Repórter



Um ano e cinco meses após o 4º Depósito de Suprimentos (4ºDSup) do Exército abrir inquérito para apurar desvio de armas ocorrido na unidade, a instituição ainda não chegou a um número total de materiais subtraídos. O que se tem de concreto é que, das 728 armas apreendidas em ações policiais e periciadas na cidade entre outubro de 2012 e o dia 17 de março deste ano, 14 são provenientes do desvio. Desta, uma havia sido entregue pelo seu proprietário na Campanha do Desarmamento. Outras três armas que deveriam ter sido destruídas no quartel de Juiz de Fora foram localizadas em outros municípios, sendo duas no Rio de Janeiro e uma terceira em Ipatinga. No caso desta última, o revólver foi usado na prática de um homicídio naquela cidade. O Exército admite a dificuldade para chegar ao total do material desviado. Por enquanto, apenas estão sendo identificadas as armas apreendidas em flagrantes de crimes. Portanto, as que não foram pegas não entram no quantitativo de material subtraído. O fato confirma o descontrole no processo de destruição adotado na época.
Mesmo não estando à frente do comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) quando ocorreu o desvio, o atual comandante da organização militar, general Francisco Mamede de Brito Filho, concedeu entrevista à Tribuna. Ele enfatizou que a instituição considera o fato como "muito grave e será levado até as últimas consequências". Segundo ele, "todo processo, por mais rigoroso, repousa em última análise sobre pessoas, que estão suscetíveis a erros. Ainda não posso precisar, em unidades, quantas armas saíram. Em termos documentais, todas as armas foram destruídas".
Uma das respostas que busca o inquérito policial militar (IPM) é apontar de que forma os militares conseguiam retirar os armamentos da unidade militar. O atual comandante do 4º Depósito de Suprimentos (4º DSup) do Exército, que também não estava no local na época da subtração dos armamentos, coronel Ricardo Medrado, afirmou que, possivelmente, algumas armas saíram pela porta da frente do quartel. "Pelo que apuramos, possivelmente, em momento oportuno, os soldados escondiam a arma, em outro, colocavam na mochila. Com a facilitação de outro colega, que estava na revista em determinado dia, saíam com o material", afirmou, destacando que o fato ocorreu de forma pontual.
Segundo a juíza à frente do caso Maria do Socorro Leal, da Justiça Militar, outra possibilidade investigada é a de que os militares dispensavam as armas pelo caminho até a siderúrgica onde são destruídas. "Ainda não está fechada a investigação, mas armas eram conferidas quando saíam do quartel, mas não no momento da destruição. É provável que nem os envolvidos saibam dizer quantos armamentos saíram", disse a juíza, afirmando que não acredita que grande montante tenha retornado às rua.
Conforme o comandante do 4º DSup, diversas mudanças no procedimento de destruição foram implementadas. Entre elas, a pré-destruição, por prensa, imediata do armamento. "Também limitamos o número de armas recebidas. Os momentos da entrega, da destruição e da saída são fotografados e filmados. Hoje em dia, o derretimento das armas é feito na semana do recebimento, evitando acumular armamentos", disse Medrado.


Perícia minuciosa após descoberta do esquema

O delito veio à tona em meados de 2012, quando a Polícia Civil investigava um suspeito de tráfico de drogas e descobriu que ele era a ponte entre os militares e os receptadores das armas. Por meio de escuta telefônica, a polícia detectou possíveis negociações de armamentos feitas pelo homem de 28 anos. "O inquérito não foi concluído por nós, por se tratar de crime militar. Não chegamos a um número, mas muitas armas eram negociadas, inclusive em favelas do Rio de Janeiro", afirmou a delegada regional, Sheila Oliveira, na época à frente destas investigações
O fato foi comunicado ao Exército, que abriu sindicância. Cerca de 20 dias após a comunicação da polícia, foi cumprido mandado de busca e apreensão por equipes do Exército e da Polícia Civil na casa de um dos soldados suspeitos, porém, nada foi encontrado. A partir daí, foi aberto, no dia 26 de novembro de 2012, um inquérito policial militar (IPM). Até agora, ficou apurado que o crime era cometido por quatro soldados, lotados na 2ª Companhia do 4º DSup, sediada no Bairro Barbosa Lage, Zona Norte. Os militares já foram desligados. Além deles, oito civis flagrados em ações militares com armas que deveriam ter sido destruídas foram indiciados. Outros dois adolescentes também são suspeitos.
Desde que o desvio de armas foi constatado, todo o material apreendido em operações policias na cidade passou a ser periciado de forma detalhada pela Polícia Civil. O objetivo é tentar recuperar numerações danificadas. Só a partir deste exame metalográfico foi possível localizar algumas armas subtraídas. Porém, a ação não é capaz de identificar todos os armamentos. "É um trabalho minucioso, mas que não tem 100% de eficácia. Em alguns casos, dependendo do tipo de raspagem, por exemplo, não é possível recuperar o número", destacou a delegada regional.
Para se encontrar armas em outras cidades, segundo o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), general Francisco Mamede de Brito Filho, é preciso que haja vontade das polícias. "Todos os órgãos do país sabem que houve o problema. Estão disponíveis, em um sistema eletrônico, todas as armas que deveriam ter sido destruídas. Qualquer polícia do Brasil pode entrar e checar."
Como as armas desviadas podem ser encontradas ao longo de anos, o promotor que cuida do caso, Ulysses da Silva Costa Filho, afirmou que irá determinar a instauração de novos inquéritos cada vez que for recolhido um armamento que deveria ter sido destruído. "Volta e meia, elas podem aparecer. Se fosse juntar a este processo cada nova arma encontrada, teria que auditar a denúncia, e o processo nunca teria fim", explicou. Segundo ele, o inquérito está em fase final, e os indiciados deverão ser denunciados.
A juíza à frente do caso, Maria do Socorro Leal, da Justiça Militar, afirmou que, além dos envolvidos diretamente no esquema, os responsáveis pela extinção dos materiais podem responder pelo fato. "Mesmo não estando envolvidas no desvio, as armas estavam sob escolta do Exército. É preciso que se apure as responsabilidades, mesmo que de forma culposa. A apuração é muito rigorosa, não estamos aqui para proteger instituição nenhuma, mas para fazer cumprir a lei."

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Detentos de Montes Claros/MG se exibem nas redes sociais

Presos postam fotos pessoais posadas e até mostram seus companheiros de cela na internet

Em uma das fotos postadas, preso faz coração com a mão Record Minas
Detentos do Presídio Regional de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, escolheram um novo jeito para se comunicarem. Além do uso ilegal de celular dentro da cadeia, os presos estão fazendo postagens em redes sociais.
Em frente à câmera do celular, os presidiários fizeram poses e mostraram os companheiros de cela. Um deles fez até coraçãozinho com a mão.
As fotos tiradas e postadas são facilmente encontradas no perfil de Hiury Maxwell Ferreira Peres, de 20 anos. O jovem cumpre pena desde maio do ano passado e sua ousadia ganhou curtidas e comentários de várias pessoas. Já no perfil do preso Dienison Sousa, de 26 anos, detido em abril de 2011, há mais uma foto tirada na prisão. Nos comentários da imagem, são várias as publicações de apoio ao detento. "Saudades pai. Confie na Justiça divina. Fé em Deus. Abraços", diz uma delas.
Segundo a polícia, as postagens nas redes sociais é uma nova forma dos criminosos se comunicarem e também se exibirem. Por isso, desde o fim do ano passado, a Polícia Civil monitora as publicações na web. Só neste ano, mais de 20 celulares e carregadores foram apreendidos nas celas do Presídio Regional de Montes Claros durante operações de rotina. O complexo penitenciário não tem nenhum bloqueador de telefone, o que facilita o uso dos aparelhos pelos presos.


Em nota, a Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional) informou que os presos que postaram as fotos já foram identificados e poderão passar por sanções administrativas. Já sobre a possível instalação de um bloqueador no presídio Regional a Suapi informou que o equipamento ainda não tem previsão de quando será instalado na unidade de Montes Claros.

Fonte: R7

Capitão Tadeu assume liderança do movimento da Polícia Militar com prisão de Prisco

capitao.tadeu.1 
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que atuou como moderador na greve da Polícia Militar da Bahia, assumiu agora à noite a liderança do movimento. Em documento divulgado há pouco, o parlamentar acusou o governo da Bahia de trair os militares, com a prisão do vereador Marco prisco (PSDB), que liderou a greve deflagrada no dia 15 e que foi suspensa ontem (17).
  • Capitão Tadeu conclama tropas da PM a retomar a greve

  • Leia na íntegra a nota do Capitão Tadeu:

    Moção de Repúdio ao Governo pela traição aos militares

    Após Prisco ter feito um acordo com o governo para o final da greve, mesmo contrariando parte da tropa, o governo trai a boa vontade dos policiais militares e mandar prender Prisco um dia após o acordo que pôs fim à greve, caracterizando um ato de traição do governo contra os policiais militares.
    Dessa forma, neste momento, por exigência dos policiais militares, saio da condição de moderador e assumo a liderança do movimento.
    Dessa forma, conclamo toda a tropa para suspender as atividades imediatamente até que o governo providencie a soltura de Prisco.
    prisaodeprisco

    Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br/2014/04/18/capitao-tadeu-assume-lideranca-do-movimento-da-policia-militar-com-prisao-de-prisco/#.U1GzyaLLIt5

    ABSURDO, lider de greve da PM da BAHIA é preso pela PF

    Prisão preventiva foi decretada em ação sobre greve de 2012, diz MPF.
    Vereador será levado para presídio de segurança máxima, segundo a PF.



                                   

    Marco Prisco (Foto: Imagem/ TV Bahia)
    Marco Prisco, apontado como líder da greve da PM
    (Foto: Imagem/ TV Bahia)

    Apontado como o líder da greve da Polícia Militar na Bahia, o vereador Marco Prisco (PSDB) foi preso na tarde desta sexta-feira (18) em um resort em Costa de Sauípe, no Litoral Norte do estado, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF).
    A prisão preventiva foi determinada pela Justiça Federal na terça-feira (15), informou o MPF, que fez o pedido nesta segunda.
    Segundo a decisão da 17ª Vara Federal, a prisão é baseada nos artigos 311 a 313 do Código de Processo Penal, visando a "garantia da ordem pública", e deverá ser cumprida por 90 dias "em estabelecimento de segurança máxima".
    O MPF afirma que ele somente pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal. O pedido faz parte de uma ação penal contra sete acusados por diversos crimes na greve de 2012, que foram denunciados no ano passado.
    A Polícia Federal informou em nota que a prisão ocorreu em Costa do Sauípe, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Aeronáutica. Segundo a PF, ele será transferido para o Presídio Federal de Brasília (Complexo da Papuda) nesta tarde.
    Prisco é vereador e diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra).
    A greve da Polícia Militar da Bahia teve início na terça-feira e foi encerrada na tarde de quinta-feira (17). Segundo a Secretaria de Segurança, foram registrados 59 homicídios em Salvador e região metropolitana durante a paralisação, 156 carros roubados e seis furtados.
    Após assembleia realizada entre líderes do movimento e PMs em Salvador, Prisco afirmou que a categoria conseguiu um aumento de 25% no soldo (remuneração específica dos policiais) para o administrativo da PM; de 45% para o operacional e de 60% para motoristas. Também foi aprovada a extinção do Código de Ética, nova discussão sobre o plano de carreira e fim do curso de cabo.
    "Os benefícios conseguidos hoje são para ativos e inativos”, afirmou o líder da PM. “Estamos indo para a governadoria para a entrega do documento, pois, primeiro, precisávamos conversar com a categoria para votação e depois levar o documento assinado para o governo”, afirmou.
    
    Assembleia aprovou o início da greve da PM (Foto: Imagens/G1)
    Assembleia aprovou o início da greve da PM na BA
    (Foto: Imagens/G1)
    Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que "não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador" e que "assegura o cumprimento de todos os itens do acordo firmado com as associações representativas da Polícia Militar".
    Para Fábio Brito, vice-presidente da Aspra, a “prisão é arbitrária". "Ele é vereador eleito, tinha que ser domiciliar ou na Câmara de Vereadores, e não em presídio de segurança máxima. É o que garante a Constituição. É um absurdo”, afirmou ao G1.
    A greve foi considerada ilegal pela Justiça da Bahia, que estipulou multa diária de R$ 50 mil. O governo afirmou que as reivindicações das associações de policiais grevistas "ultrapassavam o limite orçamentário do Estado".
    Na quinta, a Justiça Federal determinou a suspensão imediata da paralisação, estipulou multa em R$ 1,4 milhão e bloqueou bens das associações grevistas.
    Tropas do Exército reforçaram a segurança nas ruas de Salvador. Durante a madrugada de terça (15), houve uma série de saques e arrombamentos pela cidade.


    Fonte: G1

    quinta-feira, 17 de abril de 2014

    Governo publica portaria com direitos para presos gays e travestis

    PAVILHÃO LGBT

    Pelas normas, presos LGBT poderão ficar em espaços separados.
    Eles também poderão usar o nome social, em vez do de batismo.

     

    A Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, publicou nesta quinta-feira (17) uma portaria com normas para o recebimento de presos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros em presídios do país. Entre as normas está a de que aos presos gays e travestis em presídios masculinos deverão ser oferecidos espaços de convivência específicos.
    A portaria também prevê que o preso LGBT tem o direito, se preferir, de ser chamado pelo nome social. Além disso, o nome social deve constar no registro de admissão no estabelecimento.
    Segundo o texto, que passa a vigorar  a partir desta quinta, data de publicação, as pessoas transexuais masculinas e femininas deverão ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas.

    Aos presos LGBT será dado o direito de escolher roupas masculinas ou femininas e também de manter o cabelo comprido. As visitas íntimas estão garantidas, como para os outros presos.
    O texto ainda garante que o cônjuge do preso LGBT, inclusive do mesmo sexo, receba o benefício do auxílio-reclusão.
    A portaria não estabelece sanções para o presídio que não cumprir as normas.

    Fonte: G1

    Confirmado local do Curso de Formação da 4º RISP

    Imagem Ilustrativa

      PREZADOS CANDITADOS.

     AS AULAS DO CURSO DA  6º ETAPA DO CONCURSO  PÚBLICO PARA AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO ,  2º GRUPAMENTO, TERÃO INÍCIO NO DIA 05 DE MAIO DE 2014 E, ENCERRAM-SE NO DIA 05 DE JUNHO DE 2014.
    A PROVA SERÁ APLICADA NO DIA 06 DE JUNHO DE 2014.

     

    Juiz de Fora

    Faculdade Doctum Unidade Campus Presidente Itamar Franco
    Estrada Dom Oriente - Bairro Dom Bosco, sem número. (ao lado do Hospital Universitário)



    Fonte: http://www.abordagemcomunicacao.com.br/agente_pen.html

    quarta-feira, 16 de abril de 2014

    SINDASP/MG está acompanhando as denúncias de abusos e falta de ética de instrutores nos cursos de formação.

    O SINDICATO TEM ACOMPANHADO TODO CURSO DE FORMAÇÃO E TODAS AS QUEIXAS QUE CHEGAM ATÉ NÓS, SÃO DEVIDAMENTE REPASSADAS, E A COBRANÇA É FEITA, PORTANTO PARA NÓS PODERMOS ATUAR É NECESSÁRIA A DENÚNCIA.


    terça-feira, 15 de abril de 2014

    SINDPEN-DF EMITE COMUNICADO ACERCA DO PL 28/2014 (PORTE DE ARMA)

    O SINDPEN-DF, representando a FEBRASP e os Agentes de Atividades Penitenciárias do DF, informa que hoje (15/04) compareceu ao Senado Federal e protocolou, junto à Chefe de Gabinete do Senador Eduardo Suplicy, o Ofício 02/2014, em razão da emenda parlamentar apresentada ao PL 28/2014.

    O teor do Ofício cuida de sólida argumentação remetente à desnecessidade da emenda devido à existência de mecanismos de controle já previstos no Projeto de Lei em tela.

    Importa esclarecer que não foi possível proceder à audiência com o Sen. Suplicy em virtude das efusivas discussões parlamentares impulsionadas pela eminente instauração da CPI da Petrobras.

    Ademais, na próxima semana serão retomados os trabalhos em prol da aprovação PL 28/2014, de maneira célere e coadunada aos interesses dos Agentes Penitenciários.

    Finalmente, FEBRASP e SINDPEN-DF solidificam seu compromisso de defender os interesses da categoria e não medir esforços para a valorização da Carreira de Atividades Penitenciárias e dos Agentes Penitenciários do país.

    AGEPEN-DF, mantenha-se atento aos comunicados e chamados do SINDPEN-DF!

    Fortaleça essa luta que é de todos nós! Fortaleça a Família AGEPEN-DF!


    Fonte: SINDPEN/DF

    domingo, 13 de abril de 2014

    Diretor de presídio leva detentos para trabalhar em casa e é preso no RN

    Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de Natal, foi interditado e não pode receber novos presos (Foto: Caroline Holder/G1)
    Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de
    Natal(Foto: Caroline Holder)

     

    Segundo a PM, três presos da João Chaves reformavam a casa do diretor.
    Carro do presídio foi usado para transportar presos até a obra.


    O diretor do complexo penal Doutor João Chaves, na zona Norte de Natal, foi preso em flagrante na tarde deste sábado (12). Segundo a Polícia Militar, o diretor havia levado três detentos para trabalhar na reforma da casa dele. Para transportar os presos, o diretor teria usado o carro oficial do presídio, que foi apreendido pelos PMs.
    "Recebi uma denúncia anônima às 16h40 deste sábado informando que o diretor havia saído do presídio com três presos e seguido, em carro oficial, até a casa dele. De imediato mandei duas equipes até a casa do diretor, que fica no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim. Quando os policiais chegaram, confirmaram a denúncia e prenderam os quatro homens", falou ao G1 o comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Francisco Araújo.
    O comandante disse que os presos da João Chaves estavam reformando a casa do diretor. "Ainda não sei informar se essa foi a primeira vez que isso aconteceu. Determinei que os quatro presos fossem levados para a delegacia de plantão da zona Sul de Natal. Agora cabe à Polícia Civil apurar o crime de corrupção passiva e outros possíveis", completou o oficial.

    Fonte: G1

    Nota nacional dos Agentes Penitenciários do Brasil. PL 28/2014 (Porte de arma federal)

    Este aqui é pra o e-mail do senador Suplicy:


     ATENÇÃO:

    HOMENS E MULHERES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO!!!!!!

     MAIS UMA VEZ, MINHA VOZ CLAMA POR SOCORRO NESTA MESA VIRTUAL.   DESSA VEZ A MISSAO NAO EXIGE O  DESLOCAMENTO FISICO ATE O CAMPO DE BATALHA, FAREMOS DIFERENÇA NA FRENTE DE NOSSOS COMPUTADORES.
    CADA GUERREIRO DO CÁRCERE QUE AQUI COLOCAR OS OLHOS, MANDARA UM EMAIL RESPEITOSO AO SENADOR SUPLICY (esuplicy@senado.gov.br) PEDINDO A RETIRADA DA EMENDA APRESENTADA , POIS O TEXTO ORIGINAL JA SUPRI AS NECESSIDADES APRESENTADAS.


    segue a Ideia:

     O PL n.28/2014, que encontra-se no Senado Federal, recebeu emenda do Senador Eduardo Suplicy - SP. 
     Entendemos que a referida emenda é pertinente mas já está contemplada no texto final da lei que foi aprovada na Câmara Federal no momento que o texto trás a expressão "MECANISMO DE CONTROLE. O mecanismo de controle já se faz presente em todos ou quase todos os Estados do Brasil como a existência de ouvidoria, corregedoria, Comissão de Processo disciplinar entre outros. Sendo assim, a emenda apresentada pelo nobre Senador se torna prejudicial ao bom andamento no projeto que concede o porte de arma aos Agentes Penitenciários do Brasil.

    sábado, 12 de abril de 2014

    Civil apreende ecstasy e haxixe na zona sul de JF



    Droga sintética foi recolhida em quitinete em São Mateus
    Droga sintética foi recolhida em quitinete em São Mateus
    Duzentos e vinte compridos de ecstasy e 130g de haxixe foram apreendidos nesta sexta-feira (11) pela equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Antidrogas. Um jovem de 23 anos, organizador de festas foi preso suspeito de vender o material. A droga sintética foi apreendida em uma quitinete, no Bairro São Mateus, onde morava o suspeito. No local, os policiais também apreenderem duas balanças de precisão, um notebook, um celular e um caderno de anotações com diversos contatos. De acordo com a titular da especializada, Patrícia Ribeiro, a investigação, que durou cerca de um mês, apontou que o suspeito, natural de cidade de Ubá (MG), distribuía a droga em festas em Juiz de Fora. "Ele também vendia a droga na sua residência, onde os usuários se dirigiam para buscar o material", afirmou a delegada, lembrando que esse tipo de entorpecente tem como público alvo pessoas da classe média e média alta, uma vez que um comprido do ecstasy custa R$ 50 e uma grama de haxixe sai por R$ 40.
    A delegada informou que o rapaz foi preso pelo crime de tráfico de drogas e seria conduzido para o Ceresp. A namorada dele, 21, estava na quitinete no momento em que a droga foi apreendida. Ela foi conduzida para a delegacia a fim de prestar esclarecimentos. "Agora nossa apuração vai focar no descobrimento da origem desse droga e se há outras pessoas envolvidas", destacou Patrícia Ribeiro.

    MP denuncia 41 pessoas envolvidas com o PCC no Triângulo Mineiro



    O Ministério Público denunciou, ontem (11), 41 suspeitos de envolvimento com a facção criminosa conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC). Desses nomes, quatro são mulheres, e todos estão sendo acusados de participar de vários crimes, como furto e roubo de veículo e comércio de residências na cidade e na zona rural. Crimes como tráfico, associação e receptação de drogas, furto qualificado, explosão de caixas eletrônicos, formação de quadrilha e bando armado, envolvimento com corrupção de menor e tortura também foram citados.
    O inquérito que apurou os nomes dos envolvidos começou em maio de 2013 e, a partir de informações recebidas pelo 1º Departamento de Polícia Civil de Uberaba, oriundas do Grupo de Combate às Organizações Criminosas – GCOC/PCMG/MP, composto pela Superintendência de Investigações, Polícia Judiciária (Polícia Civil) e Ministério Público de Minas Gerais, através ainda da Operação Alerta, foi possível obter números de telefones que eram usados pelos integrantes do PCC, com atuação nas cidades de Uberaba, Conceição das Alagoas e outros municípios da região.
    Segundo o Ministério Público, durante a apuração dos fatos, foram realizadas interceptações telefônicas nos aparelhos celulares de propriedade e uso dos envolvidos e, conforme o andamento, outros números iam se associando às investigações e todos sendo monitorados diariamente, o que possibilitou a associação à facção paulista.
    A quadrilha funcionava em esquema de hierarquia, com atribuição de funções para cada membro. O representante do MP disse que a organização possui o seu comando instalado no Estado de São Paulo e a coordenação em Uberaba está instalada dentro da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, onde os membros se comunicam através de celulares levados clandestinamente.
    Ainda segundo o MP, mesmo com as prisões de integrantes de outra organização conhecida como Família AF e a transferência de outros detentos para presídios distantes, a ação permaneceu ativa e, com isso, os negócios ilícitos continuaram causando o enriquecimento dos envolvidos. Dentre as funções, o MP mostra algumas: a primeira é chamada de “Sintonia Final”, que é o cargo mais alto e que determina as políticas do PCC. Outras como “Geral do estado”, “Geral do sistema”, “Salveiro”, “Geral feminina” conhecida também como “Pocahontas”, foram citadas como funções importantes do PCC.
    Diante das apurações, foi observado que, dentro da estrutura, existem pelo menos dois responsáveis para cada função. Além de tudo, existem os cargos chamados de “Estágio”, que são funções mais discretas, mas que servem para atingir os mais altos dentro da organização. O trabalho de adolescentes também foi destacado. Os menores atuam como informantes e ainda como apoio financeiro aos demais criminosos. Para serem promovidos, eles são submetidos a uma criteriosa avaliação de outros membros e são acompanhados por “padrinhos”, que acompanham todos os passos.
    O MP citou que os integrantes atuavam com maior concentração no bairro Alfredo Freire, são conhecidos como Família AF e usam do poder para impor as ordens. A principal fonte de renda desse grupo, conforme a denúncia, é o tráfico de drogas, ficando “evidenciada a participação de todos os membros do PCC nesta modalidade criminosa”. O planejamento de diversos crimes, como explosão e arrombamento de caixas eletrônicos em Uberaba e em toda a região, também foi incluído nas denúncias. Outro ponto era a realização de festas que visavam atrair mais pessoas e, com isso, conquistar o apoio de outros.
    Prisões - Durante a “Operação Alerta”, foram decretadas prisões temporárias dos investigados, busca e apreensão de bens e documentos relacionados aos crimes, bem como duas contas bancárias que eram utilizadas para guardar os frutos das práticas criminosas.
    Segundo extratos financeiros, depósitos e saques feitos mediante emissão de cheques em valores que chegavam a R$ 50 mil foram descobertos. “Lojas” de revenda de drogas também estão espalhadas por todo o Estado e todas prestam contas à organização.
    Mesmo reclusos em penitenciárias espalhadas por todo o Estado de Minas Gerais, os integrantes deveriam se manter sintonizados, mas não era o que acontecia. O MP citou que a “falta de sintonia também é representada pelo fato de o membro da organização não estar se portando como determinam as ordens (salves) dos superiores hierárquicos”. E foi exatamente a falta de sintonia que levou dois membros a serem torturados pelo grupo, como forma de castigo.
    Já na agenda de telefones encontrados, foi possível confirmar que os membros de relacionavam. Números de Uberaba, Belo Horizonte, Governador Valadares, Passos, Arcos, Francisco de Sá, e ainda Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Norte e, claro, São Paulo foram encontrados. “A articulação dos membros investigados com membros de outros Estados demonstra a ramificação da organização criminosa, que possui representação a nível nacional”, observou o MP.
    De acordo com o MP, durante as investigações, foram reconhecidas 36 pessoas com envolvimento com a facção. Os demais foram apontados durante a análise do inquérito. “A organização é muito maior, mas, até o momento, foram apontadas apenas essas 41 pessoas. Evidente que exista a ramificação por todo o país e o comando em São Paulo”, declarou o MP.
    Diante disso, o promotor Laércio Conceição denunciou os 41 envolvidos pelos crimes descritos e serão analisados pela Justiça, que julgará os crimes apontados.

    Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/justica/11706/mp-denuncia-41-pessoas-envolvidas-com-o-pcc

    Policiais corruptos são presos pela PRF em Uberaba/MG

     Por:  Enerson Cleiton

    Os acusados foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Uberaba.

    Três policiais que trabalhavam na Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Uberaba foram presos. De acordo com informações do corregedor da PRF, Vanderlei Resende, as prisões aconteceram ontem, no município, quando policiais da PRF, juntamente com agentes da Polícia Federal, foram a dois imóveis em Uberaba e prenderam os policiais, sendo que um deles já foi inspetor da PRF.
    Ele disse que as investigações foram realizadas em conjunto entre a PRF, Polícia Federal e o Ministério Público Federal. O corregedor ainda relatou que o trabalho investigativo estava sendo realizado há alguns meses, sendo constatado que os três policiais estavam recebendo propina e envolvidos com corrupção.
    Vanderlei relatou que os três serão processados pelos crimes e responderão perante a Justiça Federal. Todos foram levados para a sede da Delegacia de Polícia Federal em Uberaba, onde a delegada Karen ratificou o flagrante. No início da noite, eles foram encaminhados para o presídio da cidade de São Joaquim de Bicas (MG), onde permaneceram à disposição da Justiça.


    Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/policia/11692/policiais-corruptos-sao-presos-pela-prf

    Alvará de Soltura Eletrônico será implantado em Juiz de Fora

    Corregedoria-Geral do Estado de Minas Gerais comunicou a decisão.
    ASE acelera processo de liberação da pessoa que estava reclusa.


    A Ordem dos Advogados do Brasil subseção Juiz de Fora (OAB-JF) divulgou a autorização da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais para a implantação do sistema do Alvará de Soltura Eletrônico (ASE) na Comarca da cidade. O presidente da OAB, Denilson Clozato Alves, considerou a medida uma vitória. “Já houve casos de que um preso levou mais de 24h para sair do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp). O sistema prisional vem ganhar muito, porque, com o ASE, em 30 minutos já está liberada a pessoa que estava reclusa”, explicou. De acordo com a diretoria do Foro da Comarca de Juiz de Fora, ainda não há prazo para o início do processo porque são aguardadas as orientações dos setores responsáveis para a implantação do ASE na cidade.

    Em ofício com data de 25 de março, ao diretor do Foro de Juiz de Fora, Edir Guerson de Medeiros, o Corregedor-Geral de Justiça, o desembargador Luiz Audebert Delage Filho, comunicou a autorização da implantação do ASE. Informou também que “a Secretaria de Padronização da 1ª Instância, suporte ao Planejamento e à Ação Correicional está encarregada, juntamente com a Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados a adotarem todas as medidas necessárias, para a implantação do mencionado sistema nas Varas Criminais, Varas de Família e Vara de Execuções Penais”, diz o texto do ofício.
    O presidente da OAB Subseção Juiz de Fora explicou como o ASE muda as ações do sistema prisional. “O juiz manda direto para a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), onde o mandado é digitalizado e a assinatura eletrônica do juiz é confirmada, para então repassar à unidade onde o beneficiado está recluso”, disse Denilson Clozato Alves.
    Criado pela lei 11.419 para agilizar a soltura dos presos, o sistema foi implantado primeiro em Belo Horizonte e agora será instalado em Juiz de Fora. “Outro benefício é que o oficial de Justiça não vai precisar ir ao Ceresp à noite ou de madrugada porque o envio será pela internet. É uma conquista muito grande para Juiz de Fora e a nossa classe, porque não seria instalado agora aqui”, disse.
    De acordo com Denilson Clozato Alves, para conseguir esta implantação representantes das OAB-JF fizeram visitas a corregedores em Belo Horizonte no ano passado e agora aguardam o início do funcionamento. “Para implantar, precisa instalar o sistema e fazer a assinatura eletrônica dos magistrados das Varas que serão beneficiadas”, disse.
    A Diretoria do Foro da Comarca de Juiz de Fora informou ao G1 que a implantação do ASE também foi solicitada pelo foro, em fevereiro, na abertura da correição, que é a fiscalização dos serviços judiciários que é feita anualmente. O pedido atendia a uma demanda dos oficiais de justiça, que afirmam que a medida facilita o serviço. O oficio que autoriza a implantação foi recebido pela diretoria do Foro na semana passada. Agora, são aguardadas que as instâncias responsáveis, como a diretoria de Informática, gerência de Registro e Suporte Correcional e a Secretaria de Padronização da 1ª Instancia repasse as orientações do que é necessário e como será a instalação do sistema que permite o Alvará de Soltura Eletrônico. Quando for instalado, o sistema vai beneficiar também as cidades de Chácara e Coronel Pacheco, cujos processos tramitam na Comarca de Juiz de Fora.

    Fonte: G1

    Instalação das câmeras do 'Olho Vivo' será em junho em Juiz de Fora

    Secretário de Defesa Social falou sobre os prazos em visita à cidade.
    Rômulo Ferraz participou de lançamento da Operação Polígono Vermelho.

    Convênio "Olho Vivo" (Foto: Roberta Oliveira/G1)
    Convênio para operação do "Olho Vivo" foi assinado
    em dezembro
     

    A primeira etapa do projeto “Olho Vivo” deve entrar em vigor em junho em Juiz de Fora. Esta foi a estimativa do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, durante visita nesta sexta-feira (11) para o lançamento da Operação Polígono Vermelho. Esperado como o reforço de segurança na cidade, o sistema de monitoramento de câmeras foi prometido para 2014 na assinatura do convênio para operação, em dezembro do ano passado. Na época, a previsão de implantação era ainda no primeiro semestre, com câmeras instaladas entre março e abril, mas o novo prazo, segundo Rômulo Ferraz, é uma estimativa final. “O prazo seria definitivo porque o cabeamento está na fase final pela Prefeitura e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Das 54 câmeras, a previsão é de que instalemos 34 na primeira quinzena de junho e as demais até o final de junho e começo de julho”, disse o secretário.
    Apresentado como reforço ao sistema de segurança da cidade, o projeto "Olho Vivo" tem implantação discutida desde o início de 2013. A instalação em Juiz de Fora está estimada em R$ 3 milhões, com recursos do Governo de Minas Gerais. Em dezembro, foi assinado o convênio que estabelece que a Prefeitura vai contratar funcionários para serem responsáveis por operar os equipamentos durante 24 horas, sete dias por semana, em escala de turnos. De acordo com informações da assessoria da Prefeitura, a licitação para contratar a empresa especializada pela prestação do serviço de monitoramento será na próxima quarta-feira (16), com apresentação dos envelopes na Comissão Permanente de Licitação (CPL).

    Serão 54 câmeras distribuídas em nove bairros: Santa Luzia, Alto dos Passos, Bom Pastor, São Mateus, São Pedro, Manoel Honório, Benfica, Santa Cruz e região central. “Um equipamento muito moderno, com fibra ótica e funcionará em conjunto com a Polícia Militar, com os monitorantes cedidos na parceria pela Prefeitura”, disse o secretário na época. Ainda segundo Rômulo Ferraz, onde as câmeras foram implantadas houve redução estatística de crimes de patrimônio de 30% a 40%.
    Operação Polígono Vermelho
    O secretário Rômulo Ferraz participou no final da manhã desta sexta-feira do lançamento da Operação Polígono Vermelho, que pretende intensificar o policiamento nas áreas centrais da cidade por meio da adição de policiais que antes estavam em outras atividades ou em formação. “Aumentar a efetividade de policiais militares, agora com mais 200, dos quais 120 estavam em atividade administrativa, outros 80 foram agregados e mais 20 viaturas para se dedicarem a esse trabalho de rua. Isso vai nos ajudar a conter a criminalidade no sentido de reduzir números de crimes contra o patrimônio, roubos e furtos. A presença dos policiais vai aumentar a chamada sensação de segurança. O cidadão quer ver o policial, sobretudo o policial militar, nas ruas, isso vai lhe trazer mais conforto”, analisou o secretário.
    Os policiais atuam na área central e nos bairros São Mateus e Alto dos Passos em diferentes frentes. A fiscalização no trânsito é uma delas, focada principalmente nos motoqueiros. “Nós temos verificado que, nos registros de ocorrência de homicídio principalmente, tem sido empregada com frequência a motocicleta. Então o foco de abordagem às motocicletas é verificar se tem algum indivíduo suspeito para que a gente possa antecipar o acontecimento”, disse o assessor de comunicação da 4ª Região de Polícia Militar, Major Edmar Pires.
    Outro trabalho realizado na primeira tarde de operação é em parceria com as autoescolas. A Polícia Militar Rodoviária (PMR) vai às salas de aula orientar os futuros motoristas sobre a condução dos veículos nas estradas. “Dirigir nas vias urbanas difere do dirigir nas rodovias, local onde o trânsito é mais intenso, mais pesado com caminhões, carretas, bitrens. E na verdade o condutor que tem a prática veicular na área urbana acaba ficando meio inseguro quando vai para a rodovia”, explicou o subtenente Júlio César de Almeida.
    Sobre o balanço da Operação nesta sexta-feira, a assessoria da 4ª RPM, informou que o quantitativo de ocorrências não foi fechado e que os resultados serão apresentados oportunamente. A operação Polígono Vermelho não tem data para terminar.
    Operação Polígono Juiz de Fora 2 (Foto: Reprodução/ TV Integração)Efetivo de 200 policiais reforçam patrulhamento na região central de Juiz de Fora

    Fonte: G1