sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Militares da 135º CIA, prendem arma e evitam um homicídio

 Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar, com uma arma de fogo calibre 32, depois de serem abordados em uma motocicleta, na noite dessa quinta-feira (31). O jovem de 21 anos que estava na garupa do veículo contou aos policiais que o revólver seria utilizado para matar uma pessoa, naquela noite, em um shopping na área central da cidade. A dupla foi abordada pela PM, por volta das 19h30m, quando, durante patrulhamento, os militares visualizaram a moto, uma Honda CG vermelha, transitando pela Rua Vitorino Braga, no bairro de mesmo nome, sentido ao Centro. O veículo passou a ser seguido pela viatura, que conseguiu abordá-lo na esquina da Avenida Brasil com a Rua Benjamin Constant.
De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor da motocicleta, 29, estava com um papelote de cocaína no bolso, enquanto que o carona levava o revólver. A arma estava com quatro munições intactas. A PM também constatou que a moto tinha uma fita isolante presa sobre sua placa, alterando a letra "F" para "P". Ao consultar o sistema da PM, a equipe confirmou que a motocicleta era da cidade de Chapadinha, no estado de Maranhão. O veículo ainda estava sem os retrovisores e com a seta dianteira quebrada. O condutor não apresentou o documento da moto e estava sem carteira de motorista.
O homem que estava na garupa relatou que havia pego carona para ir até um shopping, no Centro, para matar um desafeto seu e que a arma que levava pertencia ao condutor do veículo. A dupla recebeu voz de prisão e foi conduzida para a delegacia, em Santa Terezinha, onde teve a prisão confirmada. Ambos foram transferidos para o Ceresp. A arma e a motocicleta foram apreendidas.

Polícia Civil de JF tem 11 novos profissionais

Por Tribuna

A chefia da Polícia Civil apresentou, na manhã desta sexta-feira (31), cinco analistas e seis técnico-administrativos que assumiram cargos nas unidades do 4º Departamento. De acordo com o chefe, o delegado Rogério de Melo Franco Araújo, os analistas serão encaminhados cada um para uma das delegacias regionais que fazem parte do departamento. A Regional de Juiz de Fora foi uma das contempladas. Quanto aos técnicos, todos foram lotados na sede do 4º Departamento, no Bairro Santa Lúcia, Zona Norte. Entre os novos servidores, há uma jornalista, que, de acordo com o delegado, irá colaborar ainda mais nas relações entre a Polícia Civil e a imprensa. Ele destacou que uma profissional de medicina do trabalho também tomou posse, o que irá permitir que exames sejam realizados em Juiz de Fora. Antes o servidor tinha que ir até Belo Horizonte.
Rogério de Melo também ressaltou que, com a chegada dos técnicos, os policiais que antes atuavam no setor administrativo serão substituídos e assumirão seus cargos operacionais. "Esses novos cargos foram criados para dar apoio, contribuir no planejamento e na coleta de dados, liberando os policiais para o serviço de investigação. É uma evolução, uma preparação da Polícia Civil, para continuar atendendo a sociedade de maneira satisfatória e aprimorando a defesa social."

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Homem que atirou em Vandir Domingos deveria estar internado

Justiça esperava liberação de vaga em unidade prisional para que Alex Sandro Furiati fosse submetido a exame de sanidade mental

Por Daniela Arbex


Alex Sandro Furiati, 34 anos, que confessou ter matado a tiros o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juiz de Fora, Vandir Domingos da Silva, 63, na manhã de segunda-feira, não deveria estar na rua no dia do crime. A Tribuna descobriu que a Justiça esperava, desde 2 de dezembro do ano passado, a liberação de uma vaga para o internamento de Furiati em unidade prisional por até 90 dias, a fim de que fosse submetido a exame de sanidade mental. O ofício (ver fac-símile ao lado), assinado em 28 de novembro de 2013 pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Juiz de Fora, Edir Guerson de Medeiros, foi encaminhado quatro dias depois à Superintendência de Articulação Institucional de Gestão de Vagas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em Belo Horizonte. Após 55 dias da solicitação, completados no dia do assassinato ocorrido em um estacionamento na Rua Marechal Deodoro, no Centro, o pedido do magistrado ainda não havia sido atendido. Além da burocracia do Estado para liberação de vagas no estrangulado sistema prisional, o fato é que Alex, preso em flagrante em novembro de 2012 por porte ilegal de armas - ano em que a Polícia Militar encontrou dois revólveres calibre 32 e 38 na sua casa -, ficou sete meses no Ceresp, mas teve a prisão relaxada em junho do ano passado, por dilação de prazo do processo que ainda está em tramitação. Em 2006, ele obteve liberdade provisória após ser preso por furto. Além disso, sua certidão de antecedentes criminais é extensa e vai de lesão corporal a medidas protetivas de urgência, embora os processos tenham sido baixados por renúncia da pessoa afetada ou decadência, quando a vítima não comparece às audiências.
"Acredito que se ele estivesse acautelado para fazer o exame, como foi solicitado, o crime de homicídio não teria ocorrido. Mas a questão da vaga não é uma exceção, porque a vaga para réu solto demora ainda mais para sair, já que a fila de exames de sanidade até para réu preso é imensa. Geralmente, o tempo de espera é de quatro a seis meses", afirma o juiz Edir Guerson. Segundo ele, a confirmação da insanidade, a partir de uma nova avaliação, levaria Alex a ser recolhido em hospital geral até que o processo fosse finalizado, como é de praxe em casos desta natureza. Com a conclusão da sentença e a constatação da sua total incapacidade, Alex poderia ser submetido à medida de segurança ou tratamento ambulatorial em caso de sua incapacidade ser relativa.

Solicitação de exame
O pedido de um novo exame de sanidade mental foi apresentado pela defesa do rapaz em outubro do ano passado, já que o advogado de Alex Sandro Furiati afirmava discordar do primeiro laudo realizado no Hospital de Toxicômanos, em Juiz de Fora. Encaminhado para a Justiça em 3 de maio de 2013, o perito constatou "total normalidade psíquica" de Alex. Já a perícia complementar, feita no mesmo hospital, apontou esquizofrenia e transtorno bipolar. No documento, porém, o perito chama atenção para o fato de que os sintomas de doença mental podem ou não ser manifestados e que, naquele período em que Alex esteve sob avaliação, cerca de 40 dias, identificou as duas patologias. Ainda assim, a defesa alegou que o laudo complementar tinha falhas em relação aos esclarecimentos sobre os quesitos elaborados, pedindo novo exame. A disparidade entre os dois documentos levou o Ministério Público a concordar com o pedido, por considerar que uma negativa poderia ser utilizada como argumento para um futuro pedido de nulidade processual por cerceamento da defesa. Apesar da solicitação judicial, o terceiro exame ainda não ocorreu. A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) confirma a ocupação da vaga por Alex no Hospital de Toxicômanos entre março e maio de 2013.
Menos de nove horas depois de ser filmado atacando o presidente da CDL no estacionamento da Marechal Deodoro, Alex Sandro Furiati se entregou à polícia no 27º Batalhão da PM, na Zona Norte. Depois de prestar depoimento na sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, ele foi encaminhado ao Ceresp.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Suspeito de latrocínio é preso e confessa crime em Juiz de Fora

Apresentação Polícia Civil Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)
Jovem assumiu autoria dos crimes em Juiz de Fora
(Foto: Reprodução/TV Integração)

 

Vítima morreu após ser esfaqueada em um assalto em dezembro de 2013.
Criminoso foi preso no domingo e assumiu crimes.

Do G1 Zona da Mata

A Polícia Civil apresentou na tarde desta terça-feira (28) o suspeito de 24 anos responsável pela morte de um jovem de 25 anos em dezembro, após uma tentativa de roubo no Bairro São Mateus. O criminoso foi preso neste domingo (26) enquanto trabalhava como flanelinha no Bairro Alto dos Passos. A prisão foi decretada pelo crime de latrocínio e ele pode pegar até 30 anos de prisão. Ele assumiu a autoria do crime.
O jovem também é suspeito de três roubos a taxistas entre dezembro e janeiro deste ano. Ele também já foi preso em flagrante por tráfico de drogas em setembro de 2013, mas estava em liberdade provisória. Serão abertos novos inquéritos para essas ocorrências. A polícia identificou o criminoso por meio de imagens de circuito interno de estabelecimentos próximos ao local. Segundo a polícia, ele agia entre os bairros Alto dos Passos, São Mateus e Guaruá e também assumiu a autoria dos respectivos crimes.
Crime de latrocínio
A vítima morreu após ser esfaqueada em um assalto na madrugada do dia 20 de dezembro de 2013. O crime foi na Rua Moraes e Castro, no Bairro São Mateus. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), o jovem estava em um bar e, ao voltar para casa, foi surpreendido pelo suspeito com uma faca, sendo atingido no tórax. O jovem chegou a voltar ao bar em busca de socorro. Ele foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas não resistiu aos ferimentos.

Cocaína, veículos e dinheiro são apreendidos por policiais em JF

Operação de PF, PRF e PM foi realizada em Lima Duarte e Juiz de Fora.
Ação contínua e conjunta busca barrar a entrada da droga na região.

Do G1 Zona da Mata

Apreensão Operação Invasão Juiz de Fora (Foto: Nathalie Guimarães/G1)
Operação "Invasão X" apreende mais de 100 quilos
de cocaína (Foto: Nathalie Guimarães/G1)
 

Um homem de 38 anos e um jovem de 28 foram presos, além de 122,5 quilos de pasta de cocaína apreendidos durante a operação "Invasão X", feita em conjunto entre as polícias Federal, Militar e Rodoviária Federal nos dias 19 e 24 de janeiro. A droga estava escondida em dois carros de passeio com carroceria e, em um deles, foram apreendidos ainda R$ 2 mil. Os dois motoristas foram presos em flagrante por tráfico de drogas com agravante por tráfico regional e levados para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora.
No dia 19 de janeiro, 51 quilos de cocaína foram encontrados escondidos debaixo da carroceria do veículo com placas de São Bernardo do Campo (SP). A apreensão ocorreu no posto da PRF na BR-040, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, e o motorista de 28 anos foi preso. Já em 24 de janeiro, na BR-267, na entrada de Lima Duarte, na Zona da Mata, 71,5 quilos e R$ 2 mil foram apreendidos. A droga estava escondida no interior da estrutura da carroceria. O motorista de 38 anos foi preso em flagrante.

Ao todo, foram apreendidos 122,5 quilos que, de acordo com o delegado da PF, Cláudio Dornelas, pode chegar a três vezes essa quantidade depois de batizado. Um dos motoristas disse à polícia que iria estocar a droga em um apartamento na zona sul de Juiz de Fora. Dornelas informou que a polícia está investigando a origem da droga e se as apreensões têm algum tipo de relação.
Cláudio Dornelas também explicou que a operação, que teve início em agosto de 2013, tem como objetivo impedir que a droga chegue a bocas de fumo da cidade. Nesse período foram apreendidos cerca de 1,3 toneladas de maconha, quase 500 quilos de cocaína e 25 veículos com a prisão de 24 pessoas. Ele ainda garatiu que a inteligência da polícia está nas ruas e rodovias realizando um mapeamento do modo de operação do tráfico, identificando rotas e tipos de carros mais utilizados para o transporte da droga.
Segundo o comandante do 27º BPM, tenente coronel Moisés Ricardo Pinto, retirar esse material de circulação conduz a resultados positivos. "Essa droga gera um ambiente para tentativa de homicídios, roubos. Eliminar esse material consegue arrefecer o ambiente criminal ligado à droga", explicou.
Apreensão Operação Invasão Juiz de Fora (Foto: Nathalie Guimarães/G1)Cerca de 71 quilos de cocaína estavam escondidos no interior desta carroceria (Foto: Nathalie Guimarães/G1)

AGENTE PRISIONAL REAGE A ASSALTO E MATA BANDIDO, QUE ASSALTAVA O SOGRO DO GOVERNADOR DO ACRE

Assaltante morto durante tentativa de roubo a sogro do governador cumpria pena em regime semiaberto.

A polícia já identificou o homem que, na manhã desta terça-feira (28), morreu após tentar assaltar o sogro do governado Sebastião Viana, Benedito Francisco Oliveira, 76 anos.  Trata-se do presidiário em regime semiaberto Marcos Alberto Alves da Cruz. O crime aconteceu na Rua Major Ladislau Ferreira, Bairro Abrahão Alab.
De acordo com informações da polícia, Marcos Alberto e um comparsa, ainda não identificado, abordaram o sogro do governador no momento em que ele chegava em casa, no condomínio de alto padrão Paradise Residence. Benedito Francisco estacionou seu veículo, um Hyundai Tucson, de cor preta quando os dois homens, que estava em uma motocicleta Titan preta, placa NAF-8867, anunciaram o assalto.

A vítima chegou a ser agredida com uma coronhada e alguns socos.
No momento do crime, um agente penitenciário passava pelo local e deu voz de prisão aos bandidos que atiraram contra o carcereiro. Um dos tiros disparado pelos marginais acertou a janela de uma academia, localizada em frente ao condomínio. O agente penitenciário reagiu e atingiu fatalmente Marcos Alberto com tiros na região do tórax. O segundo assaltante conseguiu fugir.
O corpo do assaltante foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos, enquanto Benedito Francisco, sogro de Sebastião Viana, está sendo submetido ao Exame de Corpo de Delito.
Homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Serviço Reservado da Polícia Militar estão no encalço do comparsa de Marcos Alberto.

Túnel, Celulares e Drogas, são encontrados em Penitenciária de Juiz de Fora

Diversos celulares, maconha, cocaína, crack e túneis foram descobertos por agentes dentro da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Linhares. A apreensão dos materiais e a localização das passagens que serviriam para fuga foram registradas pela Polícia Militar em três ocorrências. A última delas aconteceu nesta segunda-feira (27), quando, por volta das 10h, durante busca de rotina, agentes encontraram oito celulares e uma bucha de maconha em uma cela. Na madrugada de domingo, segundo o boletim de ocorrência, após averiguação de uma tentativa de fuga, foi feita uma vistoria em todas as celas. No pavilhão dois, foi localizado um buraco na parede de uma delas. Dentro da abertura, foram encontrados 12 tabletes de maconha e uma bucha da mesma substância, quatro carregadores de celular e 11 chips.
Ainda segundo o boletim, três detentos ficavam no local, mas apenas um assumiu a posse dos materiais. No sábado, em duas celas do mesmo pavilhão, foram encontrados um bucha de maconha, quatro buchas de pasta de cocaína e um papelote da mesma substância, uma pedra de crack, quatro celulares, um cabo USB, um carregador, uma fonte e uma bateria recarregável. Além disso, os agentes apreenderam três serras e dois pedaços do mesmo instrumento, duas ferramentas artesanais feitas com brocas, duas brocas, uma lâmina, duas barras e uma ponteira de ferro. Na ação que culminou nessa apreensão, um detento foi flagrado tentando engolir uma porção de maconha, que foi vomitada logo em seguida. Um buraco na parede também foi localizado no interior da cela 16. Um detento assumiu ter feito a escavação.
Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que todas as unidades prisionais do Estado, incluindo as de Juiz de Fora, passam por vistorias periódicas para evitar a presença de drogas e de materiais ilícitos. Além das vistorias, familiares e funcionários são submetidos a revistas antes do acesso à unidade. A Arisvaldo Campos Pires também dispõe de uma banqueta detectora de metais, voltada, principalmente, para identificar materiais ilícitos escondidos em partes íntimas do corpo. A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) destaca ainda que os trabalhos realizados impediram uma tentativa de fuga de dois detentos que, com uma broca, faziam um buraco na cela que ocupavam. A direção geral da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar as responsabilidades sobre o ocorrido.

REDS: 2014-001929994-001
REDS: 2014-001946515-001

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Presídio de Visconde do Rio Branco (PrVRB) cria Grupo de Pró-Voluntários


  A equipe do Presídio de Visconde do Rio Branco, criou um grupo de Pró-voluntários (Voluntários SUAPI) com a finalidade de atuar e ajudar nas diversas demandas do município de Visconde do Rio Branco e região, o Grupo hoje conta com trinta e sete pessoasvoluntários” (entre Agentes Penitenciários, Técnicos Administrativos e pessoas da comunidade) que se cadastraram espontaneamente, e abraçaram o espírito de ajudar ao próximo.  
  Já nós apresentamos as autoridades locais e informamos que podem contar conosco, relata Luís Carlos de Almeida Coordenador do GrupoVoluntários SUAPI  ressaltando que atuou num grupo semelhante na empresa Arcelor Mittal, em Juiz de Fora/MG, onde desenvolveu esse espírito  e que acredita que as ações voluntárias são ferramentas para o exercício da cidadania e melhorar a vida dos Mineiros.
  Desde  a criação do Grupo em Outubro de 2013 quando chegou no município de Visconde do Rio Branco,  as atividades realizadas pelo grupo tem chamado atenção da comunidade local e recebendo cada vez mais adeptos.  Uma vez estava tranquilo em casa quando vi pela TV, uma propaganda do Governo de Minas mencionar a frasevida melhor para os mineiros. Não pensei duas vezes, avaliei como poderia ajudar um irmão mineiro , pois já passei por diversas  dificuldades e sei bem o que é receber uma ajuda num momento dificultoso e  ai inauguramos um grupo de Voluntários em Ouro Preto, quando estive como diretor adjunto no Presidio daquela cidade. Agora com a Graça de Deus tivemos a oportunidade criar mais um grupo aqui em Visconde do Rio Branco. Entre as diversas atividades que podemos elencar, estão a Pintura da parte externa APAE de Visconde do Rio Branco, reforma e apoio técnico no canil municipal, entrega de cestas básicas à familiares com o apoio do conselho da comunidade, segurança privada do público e apoio nas distribuições das mesas para um evento beneficente ( leilão) para APAE de Visconde do Rio Branco, ajudamos também a Policia militar (111ª Cia PM) e bombeiros militares no combate ao incêndio de uma loja de motocicletas nesta cidade com cordão de isolamento, informações, entre outras coisas... É gratificante, prazeroso e energiza a alma!!!! Gloria a DEUS por tudo!!!








 Fonte: PrVRB