sábado, 30 de novembro de 2013

Índice crescente de homicídios em Juiz de Fora é tema de seminário

Evento discute medidas para reduzir o índice de violência.
No ano de 2012 foram 65 homicídios e no ano de 2013 já são 81.

Do G1 Zona da Mata

criminalidade Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração) 
Seminário discutiu criminalidade em Juiz de Fora
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Um levantamento feito pelo Sistema Integrado de Defesa Social do Governo de Minas, mostra que o número de homicídios em Juiz de Fora neste ano já é maior que o do ano passado. Em 2013, foram 81 assassinatos até outubro, contra 65 em todo o ano passado. Por isso a criminalidade foi tema de um seminário que ocorreu na tarde desta sexta-feira (29) na sede da OAB. A discussão pretende estabelecer meios para reduzir o índice de violência.
O objetivo do evento foi sensibilizar a comunidade para a importância da participação no tema da segurança pública, sob a ótica da prevenção social, e compreender o papel e potencial em transformar a realidade. As propostas feitas partem de um investimento maior em participação popular e em prevenção. "É preciso que a sociedade desconstrua essas barreiras e crie oportunidades efetivas de inclusão social",  destacou o coordenador especial de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social, Talles Andrade.
O evento foi voltado para profissionais ligados às áreas de segurança e para estudantes de Direito, que estão se conscientizando do próprio papel que podem exercer. "Cada um que veio aqui hoje, viu que o que a gente está aprendendo no dia a dia é essencial para a nossa vida prática, não só profissional, mas também cidadã", enfatizou o estudante Alan Rossi.

Até 2012, o programa Central de Acompanhamento de Penas de Medidas Alternativas (Ceapa), através de uma equipe técnica composta por profissionais das áreas de Psicologia, Direito e Serviço Social, acompanhou 5,1 mil penas e medidas alternativas, sendo 360, no período de janeiro a setembro de 2013. Destas 360 penas e medidas, 22,1% são referentes ao delito de uso/porte de drogas, seguidas de 12,9% referentes aos delitos do Código de Trânsito Brasileiro, quais sejam, dirigir sem Carteira de Habilitação e Conduzir Veículo Automotor Alcoolizado. Respectivamente, sendo o restante correspondente a diversos delitos do Código Penal e da Legislação Complementar.
O índice de crimes violentos, que engloba, além dos homicídios, roubos e assaltos, também cresceu. Passou de 105 para 112 nos dez primeiros meses do ano.
Confira os dados do levantamento: 

Homicídios em Juiz de Fora:
2012 - 65
2013 - 81 (de janeiro a outubro)


Crimes violentos em Juiz de Fora:
2012 - 105 (de janeiro a outubro)
2013 - 112 (de janeiro a outubro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.