terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pode ou não pode?

Agentes de trânsito fazem fiscalização em faixas exclusivas e estacionam em cima da calçada.


Mais de 180 motoristas foram autuados na segunda-feira (24) por desrespeitarem as faixas exclusivas para transporte público e táxis implantadas em pontos da Zona Norte e da área central. Tendo em vista que a fiscalização, realizada por agentes da Settra, ocorreu entre 8h e 17h, o número representa uma média de 20 autuações por hora. Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, os condutores flagrados transitando nas faixas exclusivas perdem três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e devem pagar multa no valor de R$ 85,13. A infração é considerada média. Levando em consideração a aplicação de todas as multas, as autuações de ontem representam uma arrecadação de mais de R$ 15.320. A fiscalização deverá ser mantida nos próximos dias.
O titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, disse ontem ainda não ser possível avaliar o resultado obtido no primeiro dia. No entanto, ele afirma que todo o trabalho de informação ao condutor foi realizado. "Divulgamos a implantação, avisamos do início da operação e ainda fizemos panfletagem", argumentou, informando que a fiscalização permanecerá por tempo indeterminado.
A implantação das faixas exclusivas integra o projeto "JF+mobilidade", um conjunto de ações que pretende otimizar o sistema de transporte coletivo no município. Um trecho com pouco mais de sete quilômetros ganhou as pistas exclusivas. A Avenida Brasil, no sentido Centro/bairro, entre a Rua Américo Lobo e o Viaduto Ramirez Gonzalez, recebeu 3,5 quilômetros. Já a Rua Coronel Vidal, sentido bairro/Centro, passando pela Henrique Burnier e Avenida Brasil, até a altura da Rua Ewbank da Câmara, recebeu mais 3,6 quilômetros.
De acordo com a Settra, o principal objetivo é priorizar o transporte público na cidade e aumentar a velocidade operacional dos ônibus, reduzindo o tempo de viagem para os usuários. Durante as três primeiras semanas da implantação, houve um período de adaptação e orientação aos motoristas sobre a mudança com faixas e panfletos informativos. Conforme levantamento do Departamento de Transporte Público da Settra, a medida beneficia mais de cem linhas de ônibus. Além destes espaços, Juiz de Fora tem hoje outros 4,7 quilômetros de faixas específicas para o transporte coletivo, como as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.