terça-feira, 9 de julho de 2013

Deputados aprovam fim do voto secreto em Minas

Por unanimidades, deputados definiram a questão na manhã desta terça

Por Tribuna

Deputados mineiros aprovaram nesta terça-feira (9), em segundo turno, o fim do voto secreto nas deliberações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/11 teve 59 votos favoráveis e nenhum contrário. O texto também determina que as votações sobre as principais proposições que tramitam na Casa sejam feitas com voto nominal, ou seja, individualmente por cada deputado e registrado em painel eletrônico. A PEC agora segue para a Comissão de Redação Final e, após aprovada o texto pelo plenário, a Mesa da Assembleia tem o prazo de cinco dias úteis para promulgá-la.
Com a aprovação, serão alterados os artigos 55, 58, 62 e 70 da Constituição Estadual, que preveem o voto secreto para perda de mandato parlamentar, exoneração ou destituição do procurador-geral de Justiça, quebra de decoro parlamentar e veto do governador. A PEC também acaba com o voto secreto nas escolhas de conselheiros do Tribunal de Contas, membros do Conselho de Governo indicados pelo governador, do Conselho Estadual de Educação e do Conselho de Defesa Social; de interventor em município; e dos presidentes das entidades da administração pública indireta, dos presidentes e dos diretores do sistema financeiro estadual. Na forma aprovada, a PEC 3/11 ainda estabelece que sejam nominais as votações sobre projeto de lei complementar, projeto de lei, projeto de resolução e lei delegada.
Momento histórico
De acordo com a assessoria da ALMG, o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), classificou a aprovação como um momento histórico. "A Assembleia está em processo de evolução permanente, tornando-se cada vez mais ética, solidária, participativa e cidadã." Como exemplos, ele citou outras mudanças recentes, como o fim do 14º e 15º salários dos deputados e do pagamento das reuniões extraordinárias. A PEC 3/11 havia sido apresentada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT) em 2007 e reapresentada em fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.