quinta-feira, 4 de julho de 2013

Preso jovem suspeito de atirar e matar na Zona Leste

Investigação está ligada a tiroteio em velório. Outras 5 pessoas foram detidas em ação de PM e Civil

Por Tribuna

Uma operação envolvendo as polícias Civil e Militar resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de dois adolescentes, ambos de 17 anos. Entre os presos está um jovem, 22, suspeito de envolvimento no homicídio de Cosme Damião Moreira Pereira, 39, assassinado a tiros em maio passado. Os outros três adultos, 21, 30 e 36, detidos na manobra, que envolveu 35 PMs e nove policiais da Delegacia de Homicídios, são suspeitos de envolvimento com o tráfico. Todos os adultos tiveram o flagrante confirmado e estão no Ceresp, enquanto os adolescentes foram ouvidos e liberados.
Nos endereços vistoriados, foram encontrados uma pistola calibre 380, com 12 munições, dois revólveres 38, com 20 projéteis do mesmo calibre, e 12 celulares. Também foram recolhidos 1kg de crack, porções da mesma substância, de maconha e cocaína, R$ 12 mil em espécie, dez caixas de anabolizantes, notebook e dois carros (Golf e Linea).
Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e um de prisão. A manobra foi motivada pelas investigações referentes à morte de Cosme Damião e também ao assassinato e à tripla tentativa de homicídio ocorridos durante o velório dele, no dia 24 de maio, na capela da Matriz de São Benedito. Na ocasião, três pessoas foram baleadas. Uma das vítimas, Welerson de Oliveira Clemente, não resistiu e morreu. Segundo o titular da Delegacia de HomicídiosRogério Woyame, dois suspeitos de participar do crime no velório estão foragidos. Um terceiro envolvido foi preso na época do homicídio.
O delegado afirma que os crimes citados estariam relacionados à disputa para a venda de drogas entre dois grupos rivais da região da Vila Alpina e São Benedito. "Em razão da briga pelo tráfico, no velório, tentaram matar um rapaz que vendia drogas para um grupo rival ao deles", disse Rogério.
Segundo apontaram as investigações, o suspeito de matar Cosme teria contado com o apoio de um homem, 36, detido nesta quinta-feira (4), que supostamente teria fornecido a arma usada no homicídio. Após o flagrante, ele precisou ser levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS)  porque afirmou estar passando mal. A polícia considera que os disparos tenham partido da pistola ou de um dos revólveres apreendidos. Os armamentos foram encaminhados à perícia.
Ainda de acordo com o delegado, uma tentativa de homicídio contra um adolescente ocorrida no início de junho na mesma região também teria relação com a disputa pelo tráfico entre os dois grupos. Para o delegado, a criação da Delegacia de Homicídios, em maio, agilizou as investigações. "Também estamos conseguindo atingir o tráfico, porque muitos homicídios estão relacionados às drogas."
Segundo o tenente Rodrigo Oliveira, que comandou o efetivo da 3ª Companhia de Missões Especiais (CME) da PM, militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Choque, Rotam e canil participaram da ação. "Por meio do Serviço de Inteligência coletamos informações em conjunto com a Polícia Civil para apurar a materialidade dos crimes ocorridos no São Benedito ligados ao tráfico. Tivemos êxito na apreensão de armas e na prisão de pessoas, levando tranquilidade à sociedade."

Dois mortos
A sequência de tentativas de assassinato e de homicídios, no fim de maio, na região dos bairros São Benedito e Vila Alpina, teve início com a morte de Cosme Damião, na madrugada do dia 24 daquele mês. Ele foi executado na Rua Eurico Viana e encontrado pela PM, por volta das 4h30, morto com um tiro no lado esquerdo do peito e outro no cotovelo. Ao verificar os bolsos da vítima, os peritos encontraram duas pedras de crack, um celular e R$ 253. Na ocasião, populares não forneceram detalhes que pudessem levar ao paradeiro do suspeito ou da arma utilizada.
Na noite seguinte, o silêncio no velório de Cosme foi quebrado pelo barulho dos tiros, disparados por três homens, que chegaram de carro e moto à igreja. Eles abriram fogo, causando medo e correria entre os cerca de 50 participantes da cerimônia fúnebre. Ferido no abdômen, o encarregado Welerson de Oliveira Clemente, 41, morreu ao dar entrada no HPS. Um pintor, 41, um pedreiro, 27, e uma mulher, 28, também foram baleados. Conforme a polícia, a intenção do trio de criminosos era atingir um jovem, que acabou escapando ileso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.