terça-feira, 7 de agosto de 2012

Detentos do Ceresp Contagem fazem rebelião e agentes penitenciários são mantidos reféns

Cerca de 20 detentos fizeram um princípio de rebelião na tarde desta segunda-feira (6), no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) Contagem, localizada no bairro Cidade Industrial, na região metropolitana da capital. Dois agentes penitenciários foram feitos reféns, mas ninguém ficou ferido. A confusão durou aproximadamente meia hora e os presos se renderam após negociação com o Gate. Eles reclamavam de superlotação e reivindicavam a transferência de alguns detentos.
De acordo com a Polícia Militar, durante a revolta, os presos exigiam a presença de um representante dos Direitos Humanos. Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou o tumulto e afirmou que a unidade vai instaurar um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Ainda segundo a Seds, "por volta das 15h15, agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) do Sistema Prisional conseguiram conter a rebelião. Por volta das 14h, um dos presos de uma cela com 18 detentos simulou passar mal e se aproveitou do atendimento de dois agentes para fazê-los reféns. Com a negociação, os agentes foram liberados e dez presos foram transferidos para outra unidade da região metropolitana".
Além de militares do 39º batalhão, integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), helicóptero da PM, civis, militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e agentes da intervenção penitenciária participaram da ocorrência.
Conforne informações da Seds, não houve danos ao patrimônio da unidade prisional.

FONTE: OTEMPO

4 comentários:

  1. Ai eu vi; rebelião tem que ser assim. Resolver com rapidez e sem vítimas. Parabéns aos responsaveis por esta operação.

    ResponderExcluir
  2. Conforne informações da Seds, não houve danos ao patrimônio da unidade prisional.
    ***********DANO PATRIMONIAL É O CARAL@@@@*** EU QUERO É OS AGENTES SEGUROS, POIS SÓ QUEREM SABER DE CUMPRIR METAS DO GOVERNO E DEIXAM DE SE PREOCUPAR EM FAZER MELHORIAS NA SEGURANÇA, CD O POP QUE REGRAM TANTO EM DEFENDER SE O GOVERNO MESMO SABENDO QUE NÃO SE TEM PESSOAL SUFICIENTE PARA A CONDUTA DE SUPREMACIA DE FORÇA NÃO FAZ A CONTRATAÇÃO DE MAIS AGENTES, DEIXANDO OS QUE ESTÃO NO SERVIÇO SOBRECARREGADOS.. E tenho dito..........

    ResponderExcluir
  3. Só uma Observação Importante: A Negociação foi toda realizada pelo DG. do COPE, terminando com a Rendição dos detentos e a Liberação dos reféns (ASPs). O GATE, ressalto q com extremo bom senso e Profissionalismo, em momento algum quis se impor na frente dos trabalhos, apenas orientou nos procedimentos da Negociação, e se colocou à disposição no q se fizesse necessário . Até msm tendo em vista o forte aparato apresentado pelo Sistema, sobretudo pelo COPE . Isso já representa Reconhecimento e Respeito por nossa Missão, por parte das demais Forças de Segurança Pública, estamos Evoluindo...

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Jade. Parabéns a você e a todo grupamento do COPE. Pena que a mídia insiste em querer "dar moral" pra PM, tirando de certa forma o mérito dos Agepens-MG. Mas se Deus quiser, em breve, nós Agepens do sistema prisional mineiro seremos tão reconhecidos e valorizados como qualquer outra força de segurança pública do estado. Já evoluiu bastante e creio que enquanto houver agentes comprometidos e dedicados fazendo trabalhos exemplares assim como os do Cope e dos agentes que levam o sistema a sério, iremos sempre mais obter a valorização que tanto esperamos e merecemos.
    Um forte abraço e mais uma vez, parabéns aos guerreiros que nos fazem ter orgulho de sermos Agentes Penitenciários de MG.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.