quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Promotores na estrutura das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps)

Promotores na estrutura das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) PDF Imprimir E-mail
reuniao secretario de defesa social com promotores.jpgPromotores de Justiça de todas as regiões de Minas Gerais se reuniram nesta quarta-feira (22.08) com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. No evento, 29 promotores, recém- nomeados como representantes do Ministério Público nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas, alinharam estratégias de enfrentamento à violência e conheceram ações que vem sendo desenvolvidas para a redução da criminalidade no Estado.
O secretário apresentou os pontos cumpridos e em andamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, lançado em maio, e destacou como a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público, cada vez mais perto das forças policiais, têm contribuído para as quedas sucessivas de criminalidade que o Estado obteve nos últimos meses.
Em maio, o Governo de Minas assinou um Termo de Cooperação com o Ministério Público e com o Poder Judiciário para que as duas instituições se envolvam ainda mais na dinâmica da repressão e prevenção da criminalidade violenta. Desde então, todas as reuniões da segurança pública do Estado têm contado com a presença de promotores, incluindo as reuniões pelo interior do Estado da metodologia Igesp (que já aconteceram em Ipatinga, Montes Claros, Passos, Divinópolis, Uberaba e Uberlândia), do Colegiado de Integração e as do Comitê Interdisciplinar de Monitoramento dos Crimes Violentos.
Com a reunião desta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) formalizou a figura do representante do Ministério Público na estrutura das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). Todos os 26 nomeados (veja quadro) compartilharão informações de inteligência, priorização de casos e estratégias com os comandantes regionais da Polícia Militar e com os chefes de Departamento da Polícia Civil em todas as 18 Risps de Minas. 
Trabalho pela segurança
Durante a reunião, o secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz destacou projetos anunciados no Plano Integrado de Enfrentamento à Violência que já estão em andamento, como a implantação de três novos Centros de Prevenção à Criminalidade, com o programa Fica Vivo e Mediação de Conflitos, na região metropolitana da capital. Os recursos conseguidos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) para financiamento de ações no sistema prisional, da ordem de R$ 200 milhões, também foram destacados. “Em novembro, será inaugurada a primeira unidade prisional público-privada do país. O uso das tornozeleiras eletrônicas por detentos do regime aberto e semiaberto também se iniciará neste ano. E está em andamento, para inauguração no ano que vem, a implantação de seis novas APACs”, ressaltou o secretário.
Outros projetos que ainda estão em andamento, como a pactuação com o Ministério Público para o fomento da implantação de medidas de meio aberto, com os municípios, para adolescentes em conflito com a lei, também foram apresentados na reunião. “Estas medidas antecedem a internação, são de responsabilidade de município, e precisam ser mais articuladas. Nossa meta é que todos os municípios com mais de 15 mil habitantes, possam, a médio prazo, contar com este tipo de medida socioeducativa”, destacou o secretário.
Promotores nomeados por Risp
1ª Risp – Belo Horizonte
Cássia Virgínia Serra Gontijo
Rodrigo Gonçalves Fonte Boa
2ª Risp – Contagem
Henry Wagner Vasconcelos de Castro (Contagem)
Carolina Mendonça de Siqueira (Betim)
Henrique Nogueira de Macedo (Ribeirão das Neves)
Hugo Barros de Moura (Igarapé)
Patrícia de Oliveira Parise (Ibirité)
3ª Risp - Vespasiano
Daniel de Oliveira Malard (Vespasiano)
Ary Pedrosa Bittencourt (Santa Luzia)
4ª Risp – Juiz de Fora
Cleverson Raymundo Sbarzi Guedes
5ª Risp - Uberaba
Eduardo Pimentel de Figueiredo
6ª Risp – Lavras
Wesley Leite Vaz
7ª Risp -  Divinópolis
Marco Antônio Costa
8ª Risp – Governador Valadares
Ingrid Veloso Soares do Val
9ª Risp -  Uberlândia
Adriano Arantes Bozola
Genney Randro Barros de Moura
10ª Risp – Patos de Minas
Paulo César de Freitas
11ª Risp – Montes Claros
Flávio Márcio Lopes Pinheiro (Montes Claros)
Fabrício Costa Lopo (Janaúba)
12ª Risp -  Ipatinga
Bruno Schiavo Cruz (Ipatinga)
Juliana da Silva Pinto (Coronel Fabriciano)
Luz Maria Romanelli de Castro (Timóteo)
13ª Risp – Barbacena
Carlos Wilde Ribeiro de Melo
14ª Risp – Curvelo
Angelo Alexandre Marzano
15ª Risp – Teófilo Otoni
Hélio Pedro Soares
16ª Risp – Unaí
Athaíde Francisco Peres oliveira
17ª Pouso Alegre
Tereza Critina Coutinho do Amaral Barroso
18ª Risp - Poços de Caldas
Gabriella Abreu Costa de Souza Lima (Poços de Caldas)
Éder da Silva Capute (Passos)
 
FONTE: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.