terça-feira, 22 de outubro de 2013

Delegado e policiais civis de JF são denunciados pelo MPMG

Por Tribuna

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Crime Organizado de Juiz de Fora, ofereceu denúncia contra o  delegado Fernando Camarota Filho e contra os policiais civis Alexandre Soares, Evandro Romano da Costa, Rodrigo Francisco, Marcelo Neder de Assis e Rubens Ribeiro de Castro por associação para a prática de crimes contra a administração pública. Por se tratar de crime cometido por funcionários públicos, a Justiça só avalia o recebimento da denúncia após os suspeitos apresentarem defesa por escrito. 
Segundo a denúncia, oferecida à 4º Vara Criminal na última segunda-feira (21), ficou apurado que, nos anos de 2010 e 2011, na extinta Delegacia Especializada em Tóxicos e Homicídios de Juiz de Fora, havia "uma verdadeira quadrilha formada pelos policiais civis acima qualificados e que era comandada/ supervisionada pelo delegado de polícia Fernando Camarota Filho, associação esta que tinha como objetivo a prática de crimes contra a administração pública."
Ainda de acordo com o Ministério Público, os seis policiais manteriam laços com exploradores de máquinas caça-níqueis e traficantes locais, recebendo e exigindo pagamento de propina para a liberação de pessoas detidas e materiais apreendidos durante operações policiais, e deixando de constar informações nos expedientes investigatórios instaurados. O MP entendeu que era "contumaz a prática de delitos de corrupção passiva, concussão, peculato e prevaricação."
A denúncia oferecida pela Promotoria levou em conta quatro episódios onde o grupo teria se apropriado de valores apreendidos, desviado droga apreendida e praticado corrupção passiva majorada. Em todos os casos, o Ministério Público entendeu que deixou-se de praticar atos investigatórios essenciais à apuração dos fatos. A denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça Kelma Marcenal Pinto, Plínio Lacerda Martins, Vânia Menezes Costa Pinheiro, Oscar Santos Abreu, Ana Lúcia Junqueira Cavalieri, Celes Serra de Souza, Maria Auxiliadora Souza de Assis e Sandra Fátima Totte.
A Tribuna tentou contato com os policiais denunciados, mas eles não foram encontrados na delegacia. Já o delegado Fernando Camarota Filho, que não é mais lotado em Juiz de Fora, não atendeu às ligações. O delegado regional, Paulo Sérgio Virtuoso, disse que na época dos fatos ele ainda não estava respondendo pela regional, e como não havia visto a denúncia, não poderia comentar o caso. 

Fonte: http://www.tribunademinas.com.br/cidade/delegado-e-policiais-civis-de-jf-s-o-denunciados-pelo-mpmg-1.1366291

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.