terça-feira, 16 de abril de 2013

JF TERÁ DELEGACIA ESPECIALIZADA EM HOMICÍDIOS

Por Marcos Araújo e Guilherme Arêas
Superintendente de Investigação, Jeferson Botelho Pereira (à esquerda), esteve na cidade ontem As polícias Militar e Civil anunciaram nesta segunda-feira (15) medidas para conter o avanço de crimes contra a vida em Juiz de Fora. A criação de uma Delegacia Especializada em Combate a Homicídios, ainda neste semestre, pela Polícia Civil; e do Grupo de Intervenção e Combate a Homicídios, por parte da PM, são as estratégias que as duas instituições vão adotar, com objetivo de colocar obstáculos à escalada da violência no município, que já registrou, desde janeiro, 54 mortes violentas, segundo levantamento feito pela Tribuna. O número, até agora, representa mais da metade dos casos ocorridos em 2012, que acumulou 99 assassinatos. A abertura da especializada foi divulgada, na tarde desta segunda, durante a visita do superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Jeferson Botelho Pereira, à sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), no Bairro Nova Era, na Zona Norte. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que um estudo estratégico apontou a necessidade de criação da unidade. "Juiz de Fora faz parte das cidades do estado que apresentam Índice de Crimes Violentos (ICV) acima de 75%. Assim, a chefia da Polícia Civil entendeu, por bem, criar aqui uma especializada de combate a homicídio, porque hoje a vida é um bem jurídico por excelência que deve ser preservado", observou o superintendente.
Com a vinda dele ao município, foram entregues 43 coletes balísticos ao 4º Departamento e destruídas 1.174 armas de fogo que eram utilizadas por policiais civis e foram consideradas obsoletas. "Estamos em processo de aquisição de novas armas para a Polícia Civil mineira", destacou, acrescentando que as delegacias da região da Zona da Mata receberão mais profissionais. "Uma nova turma de escrivães está prestes a se formar no próximo mês e, com certeza, serão designados mais servidores para a região", adiantou Jeferson, que anunciou investimento da ordem de R$ 3,6 milhões a ser empregados na compra de armamentos e entrega de 142 viaturas para a Polícia Civil de todo o estado.
A formatação da nova delegacia ficará a cargo do chefe do 4º Departamento, Rogério de Melo Franco Assis de Araújo. Segundo ele, sua criação surgiu de uma carência verificada pela polícia, no fim do ano passado. "Foi montada uma comissão que constatou ser necessário nosso aprimoramento. Verificamos a necessidade de lotação de mais delegados e da abertura da especializada", enfatizou o delegado, acrescentando que o espaço físico para abrigar a especializada existe tanto na 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha, quanto na sede do 4º Departamento, em Nova Era. "Isso ainda será definido em curto prazo junto com o delegado regional, Paulo Sérgio Virtuoso, para que a unidade possa começar a funcionar", garantiu Rogério de Melo, que afirmou que a especializada poderá ser composta por dois delegados e dois escrivães. Ele também lembrou que, no início de 2013, o Departamento recebeu 21 novos delegados, sendo seis deles lotados em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.