quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mais um caso de violência na UFJF

Três jovens registraram ocorrência na Polícia Militar, dizendo que teriam sido agredidos por dois seguranças no campus; um deles fraturou o braço. Vigilância nega

Por Marcos Araújo
Mais um caso de agressão foi registrado no Campus da UFJF. Desta vez, dois adolescentes de 16 e 17 anos e um rapaz, 22, procuraram a Polícia Militar, dizendo que teriam sido agredidos por dois seguranças da instituição, perto do Pórtico Norte, que dá acesso ao Bairro São Pedro, no último domingo (4). O mais jovem, conforme o boletim de ocorrência (BO), fraturou o braço direito, uma vez que teria sofrido um pisão. A UFJF determinou o afastamento dos funcionários envolvidos e irá abrir sindicância para apurar o caso.
De acordo com o registro policial, os dois adolescentes, que apresentavam escoriações, compareceram à sede da 99ª Companhia da PM, relatando que andavam de skate no campus, quando teriam sido abordados e agredidos. Já o responsável pela segurança do campus naquele dia relatou aos policiais que o trio estaria praticando o esporte em local proibido. Ao ser advertido, o mais velho teria feito ameaças aos vigilantes. O responsável pela segurança também afirmou à PM que os vigilantes agiram apenas para se defender e que as lesões sofridas pelos adolescentes teriam sido motivadas por uma trombada entre eles. O rapaz de 22 anos negou esta versão e disse aos militares que também chegou a intervir como forma de evitar o atrito entre os dois adolescentes e os vigilantes. A PM conduziu os jovens ao HPS, onde foram constatadas escoriações na perna esquerda do de 17 anos. Já o de 16 teve escoriações no braço esquerdo e fratura no direito. A dupla de segurança recebeu voz de prisão pelo crime de lesão corporal, e o rapaz que acompanhava os adolescentes foi detido por ameaça. Os mais jovens também foram apreendidos pelas ameaças. Todos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal.
Segundo o delegado chefe da Polícia Federal, Cláudio Dornelas, o caso será encaminhado à Polícia Civil, por se tratar de crime de lesão corporal, sem interesse para a União, pois não houve lesão contra o patrimônio federal. A assessoria de comunicação da Polícia Civil explicou que, neste caso, é necessário que as vítimas façam uma representação com o propósito de abertura de termo circunstancial de ocorrência (TCO), para apuração do caso, o que ainda não havia acontecido até a tarde de ontem .
O secretário de Segurança da UFJF, José Carlos Tostes, afirma que os fatos serão apurados. "Vamos abrir sindicância para investigar", diz, enfatizando: "A prática de skate na universidade é constante. Entretanto, o esporte deve ser praticado nas áreas permitidas como forma de garantir a segurança de todos."
No dia 11 do mês passado, outra polêmica envolvendo a vigilância havia sido registrada na instituição. Na ocasião, um estudante de engenharia afirmou ter sido agredido por vigilantes no campus. O fato teria ocorrido como consequência do uso de bebida alcoólica no local, o que está proibido. De acordo com a assessoria de comunicação da UFJF, esse caso continua em apuração.
Abuso
Em relação ao caso dos skatistas, a UFJF divulgou nota ontem, reafirmando que qualquer abuso de autoridade é inadmissível e que o fato está sendo apurado pelos órgãos competentes. O texto ressalta que a vigilância da universidade tem, entre suas atribuições, zelar pela ordem e pela conservação do patrimônio público, mantendo a segurança da comunidade acadêmica e dos visitantes. Ainda segundo a nota, ontem o pai de um dos jovens envolvidos procurou a instituição e foi recebido pelo vice-reitor, José Luiz Rezende Pereira, e pelo secretário-geral, Sebastião Marsicano Júnior, que se comprometeram a tomar as providências cabíveis.
Também esclarece que está sendo finalizada, no Centro de Vivência, uma pista de skate de aço e concreto, com área total de 350 metros quadrados. O projeto foi elaborado pela Associação Juiz-forana de Skate. A primeira etapa, já executada, foi a preparação do terreno. Atualmente, encontra-se em andamento a construção da primeira laje de piso. O orçamento para a construção da pista foi de R$ 306.488,97.

Fonte: Tribuna de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.