quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Novos delegados irão combater homicídios e tráfico

Profissionais foram apresentado na manhã desta quarta, junto com outros três que atuarão na região do 4º Departamento

Por Tribuna
Profissionais irão para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil e para a região do 4º Departamento
Os quatro novos delegados que irão atuar, a partir de fevereiro, na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Santa Terezinha, irão reforçar as equipes responsáveis pelas zonas Norte e Leste, consideradas de maior incidência criminal. O anuncio foi feito, nesta quarta-feira (16), durante apresentação dos profissionais e de outros três, que também farão parte do quadro do 4º Departamento. Com o reforço, a ideia é acelerar investigações referentes a homicídios e narcotráfico, além de contribuir para a celeridade da Justiça, dando andamento em cartas precatórias e solicitações do Ministério Público. O chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, delegado geral Rogério de Melo Franco Assis Araújo, informou que uma comissão foi formada para analisar a questão de mortes violentas no município, que chegaram a 99 no ano passado, sendo quase o dobro de 2011, quando 52 pessoas morreram em decorrência de ações criminosas. Diante do aumento de casos, ele não descarta a criação de uma delegacia especializada em homicídios.
Os delegados Marcelo Mandel, Vitor Henrique Machado Fiuza, Armando Avólio Neto e Carolina Gonçalves Magalhães estão sendo transferidos das comarcas mineiras de Ibirité, Ouro Preto, Caratinga e Ubá, respectivamente, para Juiz de Fora. Os outros três delegados são Thiago Carvalho Couri, Rodrigo Araújo Ciscotto e Carlos Alves Francisco, que vai assumir a chefia da 2ª Delegacia Regional, em Ubá. Todos foram apresentados à imprensa durante solenidade, na manhã desta quarta-feira (16), na 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), no Bairro Nova Era, Zona Norte.
"É um reforço expressivo para o combate à criminalidade em Juiz de Fora e região. São profissionais que trazem experiência de suas comarcas e devem trabalhar com ousadia, prestando bom atendimento à população", disse o delegado geral. Segundo ele, a única mulher vai trabalhar na parte administrativa de precatórias e requerimentos judiciais. Já os três homens transferidos para a cidade terão suas designações exatas definidas em breve. "Estamos com a comissão para apurar essa questão do fenômeno do homicídio em Juiz de Fora, para combatermos esse tipo de crime com maior ênfase e atuarmos na prevenção. Mas não estamos esquecendo do narcotráfico e da desmobilização de gangues. Esses novos delegados serão úteis nisso."
Déficit continua
Os quatro profissionais a serem lotados na 1ª Delegacia Regional vão reforçar o efetivo composto atualmente por 26 delegados. O quadro é considerado satisfatório pelo chefe do 4º Departamento, mas ele admite que o déficit de demais policiais continua, principalmente de escrivães e investigadores, como já publicado em várias reportagens da Tribuna.
Em dezembro, 13 escrivães recém-formados foram lotados no 4º Departamento, mas nenhum deles foi designado para atuar diretamente no município. O único a ficar na regional da cidade foi destinado para a delegacia do município de Rio Novo. Na ocasião, o fato foi considerado "gravíssimo" pelo sindicado local dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol), frente à falta de infraestrutura da Polícia Civil, denunciada pela categoria, que aponta a necessidade de 45 policiais no cargo de escrivão, enquanto o quadro atual chega a 23.
O delegado geral disse, ainda, que parte do 130 futuros escrivães que estão na Acadepol devem vir para a cidade. "Também estamos verificando na regional a questão do desvio de função. E estamos na expectativa de novo concurso anunciado pelo governo e de convênios para atender a questão administrativa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.