quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Terra desliza, atinge casas e interdita Diva Garcia

Avalanche desceu por volta das 23h, destruindo parcialmente duas casas e atingindo outras duas

Por Sandra Zanella

Um grave deslizamento de terra no final da noite de terça-feira (5) destruiu parcialmente duas casas e deixou, pelo menos, outras duas residências sob risco de desabamento no Bairro Linhares, Zona Leste. Por volta das 23h, durante uma forte e contínua chuva, moradores da Rua Diva Garcia foram surpreendidos por uma "avalanche" de lama, que desceu da encosta com cerca de 9 metros de altura situada entre a via e a Rua do Boto. Os cerca de cem metros cúbicos de terra obstruíram a Rua Diva Garcia e destruíram as paredes da residência 3.293, danificando um quarto e uma sala. A terra ainda desceu por um beco de acesso ao imóvel ao lado, número 3.295, e quebrou as janelas dos mesmos cômodos da casa, que fica abaixo do nível da rua.
Assustados, os moradores se protegeram nos fundos das residências, já que a escuridão e a via tomada pela lama dificultava a saída deles. Na Rua do Boto, uma idosa acamada precisou ser resgatada pelo Samu e foi levada para a casa de parentes, diante do risco iminente de desabamento. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido. Na manhã desta quarta-feira (6), uma equipe da Defesa Civil, acompanhada de assistente social, esteve no local para verificar a atual situação à luz do dia e fazer as interdições e remoções de moradores necessárias. A Secretaria de Obras promoveu a retirada da terra por meio de máquinas e caminhões para a liberação da pista, que ficou interditada próximo ao acesso para o complexo penitenciário do Linhares.
Retroescavadeira da PJF retirava terra acumulada nos fundos da casa na Diva Garcia
11 ocorrências
De acordo com a assessoria da Defesa Civil, das 20h de terça até 8h20 de hoje, foram registradas 11 ocorrências, a maioria na Zona Leste, com oito casos. Na Rua Joaquim Marques Coimbra, no Marumbi, houve inundação em duas casas devido ao entupimento de uma galeria de água pluviais, que teria sido obstruída por galhos. As famílias tiveram que sair, mas a situação foi resolvida pela manhã.
Na Zona Nordeste, onde foram atendidas duas ocorrências, houve infiltração em uma casa na Rua Trino Fabri, no Bandeirantes, onde parte da parede da cozinha cedeu. Temendo que toda a estrutura fosse abaixo, o mecânico Luciano da Silva, 55, acionou o Corpo de Bombeiros, que comunicou o caso à Defesa Civil para avaliação. "Entrou água e ficamos com medo de cair tudo."
Na região Sudeste, um pequeno deslizamento de terra obstruiu parcialmente um acesso paralelo à Avenida Brasil, na altura do Bairro de Lourdes.
Barreiras
Motoristas que trafegam pela MG-133, entre Juiz de Fora e Rio Pomba, devem ter atenção redobrada no trecho próximo a Tabuleiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), houve queda de barreira nos quilômetros 34, 33, ,31, 27, 25 e 22. A recomendação é para os condutores transitarem com velocidade reduzida nessas partes da rodovia, principalmente no km 33, onde o deslizamento de terra foi maior. Conforme a PRE, as obstruções são parciais, e o trânsito pela manhã continuava fluindo nos dois sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.