sexta-feira, 4 de maio de 2012

Curso de pós-graduação é criado com experiências da Suapi

A experiência profissional de diretores da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) do estado de Minas Gerais teve um papel fundamental na criação do curso de especialização em Gestão Prisional, por uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte.
 
Servidores que exercem cargos de diretor geral, de atendimento, de segurança, administrativo e outros participaram de dinâmicas de grupo e entrevistas, conduzidas por professores da Faculdade Batista, com o intuito do levantamento das competências necessárias para ocupar cargos de liderança no sistema prisional e elaboração do programa das disciplinas do curso.
 
O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, considera o curso “um motivo de orgulho para o sistema prisional do Estado, pois foi elaborado a partir da prática profissional de servidores que estão a frente de penitenciárias e presídios, aliado a formação acadêmica de professores universitários”. Participaram aproximadamente 15 diretores de unidades localizadas em Sete Lagoas, Betim, São Joaquim de Bicas, Ribeirão das Neves, Montes Claros entre outras. O professor e coordenador Lincoln Ignácio Pereira explica que além dos encontros houve também “imersões em unidades prisionais para conhecer de perto suas rotinas e necessidades”.
 
Igor Tavares, diretor da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, é um dos diretores que contribuíram para a elaboração da grade curricular do curso, e avalia o conteúdo programático como “uma possibilidade de ampliar os horizontes daqueles que administram as unidades prisionais de Minas Gerais”. No programa da especialização o corpo docente da faculdade buscou uma formação abrangente, por meio da oferta de disciplinas relacionadas ao Direito, Sociologia, Psicologia, Administração e Língua Portuguesa.
 
“Percebemos o interesse dos gestores em crescerem profissionalmente e aprimorarem cada vez mais o funcionamento do sistema prisional”, concluiu o professor Lincoln sobre a contribuição dos diretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.