segunda-feira, 14 de maio de 2012

Família Real confere trabalho de presos

Os príncipes Dom Antônio e Dom Rafael de Orleans e Bragança, bisneto e trineto da princesa Izabel, estiveram em Juiz de Fora neste sábado (12) para participar do Encontro da Monarquia Jovem. Na programação, eles prestigiaram a exposição "Ainda hoje, escravidão", com 14 trabalhos escolares feitos por 20 presos, que estudam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EJA) da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Três detentos participaram da solenidade de inauguração da mostra, no Fórum Benjamin Colucci.
Segundo a diretora-geral da Penitenciária, Ândrea Valéria Pinto, em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura, lembrado neste domingo, os presos foram convidados a refletir se há e quais seriam as formas de escravidão atuais. Segundo a pedagoga Viviane Alves de Freitas, as drogas, o sexo e o dinheiro foram os assuntos mais citados e retratados nos trabalhos escolares. Ândrea destacou a importância do evento como preparação para que os detentos sejam recebidos pela sociedade.
O elo entre o trabalho desenvolvido na penitenciária e a família real foi feito pelo professor Nelmar Nepomuceno, integrante do Círculo Monárquico de Minas Gerais. Ele encaminhou o material para análise dos príncipes, que demonstraram interesse em conhecer a iniciativa. O juiz da Vara de Execuções Criminais, Amaury de Lima e Souza, autorizou a presença dos três detentos na cerimônia. Ele destacou a importância do trabalho de ressocialização, por meio da educação, desenvolvido em Juiz de Fora.

Fonte: Tribuna de Minas

Um comentário:

  1. Bela iniciativa do professor Nelmar Nepomuceno, por dar tamanha visibilidade ao trabalho realizado pela equipe de profissionais da Penitencária Ariosvaldo Campos Pires em Juiz de Fora.

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.