sexta-feira, 18 de maio de 2012

Presos de Minas vão receber tornozeleiras

Medida para detentos dos regimes semiaberto e aberto começa em julho, em BH e Região Metropolitana

 

Presos dos regimes semiaberto e aberto de Minas serão monitorados por tornozeleiras. A medida foi anunciada ontem como um dos itens do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, lançado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). As ações são amplas e também contemplam o sistema prisional. Em princípio, 814 presos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana receberão os equipamentos a partir de julho. Ao longo de cinco anos, a expectativa é de que 3.982 condenados do estado estejam monitorados pelo acessório eletrônico. Inicialmente, Juiz de Fora está fora dos planos da Seds. Mesmo com o fechamento da Casa do Albergado por falta de estrutura, no final do ano passado, e a colocação de centenas de presos do regime aberto em prisão domiciliar, como divulgou a Tribuna em abril, ainda não há previsão para que os detentos do município recebam os aparelhos. A Seds garante, porém, que a intenção é expandir o projeto para as cidades maiores do estado, incluindo o município.
Para o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, as tornozeleiras eletrônicas, além de garantirem a vigilância dos presos, representarão um alívio de custos. Segundo Ferraz, para manter um preso hoje dentro de uma unidade prisional no estado, o custo médio mensal é de R$ 2 mil. As tornozeleiras já chegaram a ser testadas em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. A cada minuto, elas emitem um sinal semelhante aos usados em celulares e aparelhos de radiofrequência, identificando a posição do portador e facilitando a sua detecção em eventuais tentativas de fuga.
Adolescentes
Dentro das ações do Plano Integrado voltadas para o Sistema Prisional e Socioeducativo anunciadas ontem pela Seds está o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), que será instalado em Juiz de Fora. O município será o primeiro do interior do estado a ter o centro. O objetivo é que ele agilize a responsabilização dos menores de idade envolvidos em crimes. Em entrevista concedida à Tribuna anteriormente, Ferraz anunciou que a verba para a construção do CIA deve ser liberada em outubro.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.