terça-feira, 15 de maio de 2012

Novo modelo de gestão do IPSEMG é tema de audiência Pública na ALMG

                                               carlos Nogueira, Diretor do Sindasp-MG (Fotos Aracele Caroline)




No dia 09 de maio aconteceu, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Audiência Pública que debateu as novas regras de financiamento do Plano de Saúde do IPSEMG e a assistência à saúde prestada hoje para os servidores e seus dependentes.
 
Jomara Alves, presidente do Instituto, fez uma apresentação das novas regras implementadas em janeiro de 2012, e enfatizou que as mudanças foram necessárias para equilibrar as contas do IPSEMG, que hoje, sem os recursos da dívida do Estado, não sobreviveria.
 
Assim como o SINDASP – MG, vários outros Sindicatos representantes dos Servidores Públicos estiveram presentes, e algumas sugestões foram levantadas, como o aumento da contribuição patronal (ou seja, que o Estado contribuísse, no mínimo, com o mesmo percentual que o servidor contribui, e não apenas 50% desse valor, como é feito atualmente); e o estabelecimento de uma política de prevenção à saúde e segurança do trabalho voltada para o servidor.
 
A co-participação, que deverá ser implementada a partir de 2013, também foi uma preocupação. Dra. Jomara enfatizou que essa co-participação serviria para regular o uso do plano e evitar abusos, já que hoje não existe nenhuma forma de controle, e há usuários que realizam mais de 40 consultas por ano, enquanto a média nacional é de 10 consultas por ano. Demais assuntos foram abordados e ficou clara a preocupação dos Servidores com a sustentabilidade do IPSEMG em longo prazo, ou seja, que os governos passem, e que o Instituto permaneça forte para os Servidores.

                                            Jomara Alves, Presidente do IPSEMG (Fotos Aracele Caroline)

O SINDASP – MG acredita que esses debates são muito importantes para esclarecer cada vez mais o servidor. Enfatizamos aqui o nosso comprometimento em fazer do IPSEMG um plano de saúde que atenda as necessidades de todos os beneficiários em cada canto desse Estado. Visitamos as cidades do interior, colhemos informações, problemas, e cobramos cada ponto diretamente à presidente. Existem muitos problemas no IPSEMG, e estamos na luta para tentar solucioná-los.
 
Somente criticar, jogar pedras, sem apontar soluções não irá salvar o IPSEMG, que é patrimônio do Servidor. No ano em que o Instituto completa 100 anos, o SINDASP – MG tem orgulho de dizer que defende e luta por um IPSEMG de qualidade para todos os Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais.
 
Confira abaixo as últimas cobranças feitas diretamente à presidente do IPSEMG:
 
 
Ø      Credenciamento da clínica de cardiologia em Monte Carmelo (pedido dos servidores da cidade);
Ø      Credenciamento de uma clínica de ressonância magnética nas seguintes cidades: Ituiutaba; Alfenas; Poços de Caldas (pedido dos servidores públicos dessas cidades que estão se deslocando para outras cidades para a realização deste exame – isso gera custos, que os servidores não podem pagar, além de prejudicar ainda mais a saúde já fragilizada de quem procura o atendimento).
Ø      Credenciamento da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, pois essa cidade é um centro de referência para atendimento do IPSEMG.
Ø      Credenciamento do Hospital São Lucas em Unaí, que é um hospital com melhor infraestrutura médico hospitalar, com mais médicos especialistas para o atendimento.
Ø      Credenciamento de médicos de diversas especialidades, como: otorrinolaringologista; oftalmologista, reumatologista, ortopedista, psiquiatra, pediatra e ginecologista, nas seguintes cidades: Belo Horizonte; Uberaba; Patos de Minas; Ituiutaba; Patrocínio; Monte Carmelo; Poços de Caldas; Unaí; dentre outras.
Ø      Aumento do teto dos médicos para que possam realizar as consultas de acordo com a demanda de cada município, para que tenhamos um IPSEMG descentralizado e atendendo o servidor público onde ele está.
Ø      Melhorias na agência de Paracatu, para que haja serviços do IPSEMG para os usuários da cidade e região – há mais de seis anos estamos cobrando do IPSEMG e até a presente data não tem acontecido.
Ø      Credenciamento de Hospitais regionais na capital, prometidos em 2011, no início da atual gestão, como na região de venda nova (Hospital Belo Horizonte), na região do Barreiro/Contagem (Hospital Santa Rita), além do atendimento no Hospital Luxemburgo.
Ø      Credenciamento do Hospital na cidade de Extrema, pois se houver algum problema com o usuário na divisa com São Paulo, não temos hospital para atender. O contrato venceu em março e até o presente momento não houve renovação.
Ø      Credenciamento do Hospital da cidade de Santa Rita do Sapucaí – desde 2010 estamos fazendo esta solicitação.
 
 
Fonte: Site do Sindpublicos-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.