terça-feira, 19 de junho de 2012

JORNAL TER NOTÍCIAS DESTACA

Cidade recebe primeira Central de Escolta Regionalizada de MG
Obras já estão em fase final. Inauguração está marcada para início do mês de julho
Por: Victor Machado    19/06/12 07:11h


Juiz de Fora vai receber a primeira Central Integrada de Escolta Prisional de Minas Gerais. A Central de Escolta funcionará na praça Senador Teotônio Vilela, no Bairro Vitorino Braga, onde funcionava a antiga sede da 135ª Companhia da Polícia Militar.
As obras já estão em fase final e a previsão de inauguração é para o início de julho. Ainda faltam o asfaltamento da rua de acesso ao local e a autorização governo do estado para a cerimônia de inauguração. As reformas no prédio começaram há três meses.
Na Central trabalharão 90 agentes do Sistema Prisional em regime de turnos, além de 15 viaturas. O local ficará aberto nas 24 horas do dia. “A Central faz parte da política de integração dos órgãos de segurança pública de Minas Gerais, além de ajudar na otimização de recursos do Governo. Ás vezes dois presos eram transferidos de um local para o outro e eram mobilizadas duas equipes e viaturas em horários diferentes, sendo que as transferências poderiam ser feitas juntas e diminuído os custos”, comentaram os coordenadores da Central, Pedro Luciano e Raphael Reis.
Além de centralizar o trabalho de escolta dos presos das unidades de Juiz de Fora e região, o local também ajudará a desafogar a delegacia de Santa Teresinha, pois terá uma área reservada para que policiais militares elaborem o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS). “É importante destacar para a população que na Central não haverá presos. Eles serão buscados na unidade e levados para onde precisam ser levados. O prédio será apenas para os agentes, que terão à disposição vestiários, refeitório, e até alojamento, que serve também como hotel de trânsito para agentes de outras cidade que passam por aqui. É a centralização das ações”, afirma Reis.
Outro benefício que a instalação da Central pode trazer é a revitalização e a maior segurança na praça do Vitorino Braga. Depois que os agentes chegaram ao local, nos últimos três meses, 13 pessoas foram detidas com drogas e armas na praça. “A população está se sentindo mais segura e voltou a  usar a praça como opção de lazer. Ainda é preciso melhorar a iluminação, mas já estão pintando a quadra e fazendo algumas adequações”, afirmou o morador do bairro Rodrigo Vieira, de 32 anos. 
Instalações no Ceresp
O Centro de Remanejamento de Presos (CERESP) de Juiz de Fora ganhará uma sala reservada à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A inauguração ainda não tem data definida. As obras de construção das salas estão sendo realizadas pelos próprios detentos da unidade prisional e servirão para ampliar e melhorar as condições de atendimento ao preso. “O preso tem direito a entrevista reservada e orientações. Hoje existe esse atendimento no Ceresp, mas é de uma forma precária.”, comentou a defensora pública Luciana Gagliardi.
http://ternoticias.com.br/editorias/detal_noticias.php?id=5738&edi=1

2 comentários:

  1. Sempre pioneiros... Parabéns Irmãos !!! Estamos Juntos nessa !!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pela central de escolta,,, julio e gleyce

    ResponderExcluir

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.