sexta-feira, 13 de julho de 2012

Estudantes picham fachada da Astransp em protesto

Manifestantes reclamavam do aumento da passagem de ônibus. Durante ato, uma menina de 13 anos foi atropelada

Por Felipe Mussel
Um protesto dos estudantes contra o aumento da passagem de ônibus terminou com a pichação de uma das unidades da Astransp, na Rua Espírito Santo no início da tarde desta sexta-feira (13). Cerca de 60 manifestantes obstruíram a entrada e a saída do órgão, cobriram a fachada com cartazes e fitas, além de jogarem tinta nas paredes. Durante o trajeto, que começou no Parque Halfeld, ruas foram fechadas e cruzamentos bloqueados, como os da Rio Branco e da Getúlio Vargas, provocando congestionamento em horário de trânsito intenso. Uma estudante de 13 anos acabou atingida por um motociclista, que furou o bloqueio policial, na esquina da Getúlio com a Rua Floriano Peixoto, mas não ficou ferida.
A concentração aconteceu no Parque Halfeld, em frente a sede do Legislativo Municipal, ao meio-dia. Cerca de uma hora depois, com o apoio de duas viaturas da Polícia Militar e de agentes de trânsito da Settra, os estudantes saíram em passeata e fecharam o cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld, obstruindo as seis faixas. Neste momento, um engarrafamento se formou. Com a lentidão, os motoristas ficaram irritados e começaram um buzinaço. Em seguida, os manifestantes se deslocaram pela avenida, na pista do sentido Centro/Manoel Honório, até o cruzamento com a Floriano Peixoto. O entroncamento foi fechado pelo manifesto, que seguiu em direção à Avenida Getúlio Vargas.
O ato transcorria com tranquilidade, porém, na esquina com a avenida, uma estudantes de 13 anos, que participava da ação, foi atingida no ombro por um motociclista. Irritado, o condutor não obedeceu ao bloqueio feito pelas autoridades e passou pelo grupo de manifestantes em alta velocidade. Por sorte, ninguém ficou ferido. O cortejo seguiu, obstruindo metade da via. Entretanto, a cada novo semáforo, todas as pistas eram fechadas.
Já no cruzamento com a Itamar Franco, em frente ao Instituto Estadual de Educação, os manifestantes realizaram uma parada mais longa. Em seguida, acessaram a Rua Espírito Santo em direção à Astransp. Foi em frente ao prédio do órgão que o protesto ficou mais intenso. Alguns estudantes começaram a arremessar bexigas e potes cheios de tinta na fachada. Seguranças do local fecharam a entrada, na tentativa de garantir que eles não entrassem no estabelecimento. Cartazes também foram afixados nos vidros, fechando o acesso principal e bloqueando a visão interna.
Dois policiais acompanharam toda a movimentação e filmaram o ato na tentativa de identificar os possíveis responsáveis pelos danos. O grupo só se dispersou às 14h50, com a chegada de reforço policial. Em nenhum momento foi necessária a intervenção da PM.

FONTE E FOTOS: TRIBUNA DE MINAS
 
Galeria de Imagens
A concentração aconteceu no Parque Halfeld, em frente a sede do Legislativo Municipal, ao meio-dia
Cerca de uma hora depois, os estudantes saíram em passeata e fecharam a Avenida Rio Branco
A manifestação causou lentidão no trânsito
Os manifestantes seguiram  em direção à Avenida Getúlio Vargas
Da Av. Getúlio Vargas, os manifestantes proseguiram até a sede da Astransp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.