domingo, 29 de julho de 2012

TRAGÉDIA

Bimotor cai e mata oito pessoas

Avião vindo de Belo Horizonte caiu na manhã de ontem; as vítimas eram funcionários do alto escalão da empresa Vilma Alimentos; filho do presidente também estava no voo

Por Fernanda Sanglard, Renata Brum e Daniela Arbex, com colaboração de Felipe Mussel e Talita Ribeiro
Oito pessoas morreram em um acidente de avião na manhã de ontem em Juiz de Fora. O bimotor de propriedade do presidente da empresa Vilma Alimentos, com sede em Contagem, caiu por volta das 7h45 na região do Bairro Novo Horizonte, na Cidade Alta, quando tentava aterrissar no Aeroporto da Serrinha. O avião King Air B-200, com capacidade para dez pessoas, saiu de Belo Horizonte por volta das 7h, com oito passageiros e tripulantes, entre piloto, copiloto e integrantes do alto escalão da empresa que participariam de um convenção em Juiz de Fora.
Pouco antes das 8h, o bimotor teria se aproximado da cidade, e o piloto, solicitado autorização na estação de rádio para proceder o pouso no aeroporto. Antes de conseguir chegar à pista, a aeronave chocou-se contra o quiosque da Pousada Aconchego de Minas, localizada na Rua Décio Guanabarino. O avião ainda teria atingido árvores e a rede de alta tensão antes de explodir. Entre as vítimas da tragédia estão o presidente da empresa há 35 anos, Domingos Costa, 58 anos, o filho dele, Gabriel Barreira Costa, de apenas 14 anos, o vice-presidente de marketing e vendas, Cezar Tavares, 55, Lidia Colares de Souza Lima, gerente de controladoria, grávida do primeiro filho, 31, Adriana Vilela, gerente de recursos humanos, 47, e Tiago Felipe Cardoso Bretas, analista de Geomarketing, 26. Também faleceram o piloto Jair Barbosa, 62, copiloto Rodrigo Henrique Dias da Silva, 35.
Avião chocou-se contra o quiosque de uma pousada antes de explodir
A diretoria da Vilma Alimentos saiu da capital mineira com destino a Juiz de Fora para realizar uma convenção na cidade com representantes e funcionários da empresa que atuam na região da Zona da Mata. O encontro aconteceria na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata, no Bairro Industrial. Segundo o presidente da entidade, Francisco Campolina, o encontro seria realizado pela manhã seguido de almoço festivo. "Havia entre 80 a 90 pessoas aguardando o início do seminário, e somente por volta das 10h ficamos sabendo da ocorrência. É um episódio lamentável e estamos profundamente abalados, já que a empresa Vilma era uma grande família e com ligação muito próxima com todos os panificadores de Juiz de Fora e região", declarou Campolina.
Muito abalados, parentes de Domingos Costa chegaram a Juiz de Fora ainda no início da manhã, mas não quiseram falar sobre o acidente. Marco Túlio, amigo da família, revelou que o filho do presidente da empresa, o adolescente Gabriel, estava na aeronave porque tinha por hábito acompanhar o pai em suas viagens."Ele era um companheirão. Perdemos um menino de ouro", disse emocionado. Sobre Domingos, a informação é que ele estava a frente da empresa há 35 anos e deixa esposa e outros três filhos. O vice-presidente da Vilma Alimentos Cezar Tavares tinha uma filha. De acordo com o vice-presidente de tecnologia da empresa, Sérgio Gonçalves dos Santos, o clima é de muita tristeza e consternação. "Estamos muito abalados com o que ocorreu." Em nota, a empresa diz "lamentar profundamente o falecimento de seus executivos e funcionários."
Uma das duas mulheres embarcadas era a funcionária Lídia que estava grávida de oito semanas, conforme informações de familiares que estiveram no IML para ajudar na identificação. Casada, ela morava na capital mineira e teria o primeiro filho. Segundo seus parentes, ela havia sido promovida há pouco tempo. A mãe da funcionária ficou sabendo da morte da filha pela televisão e precisou de atendimento médico. Já o marido da vítima estava num curso em São Paulo e até o final da manhã de ontem não sabia do acidente. "O que posso dizer é que ela foi uma menina extremamente feliz. Só deixou boas lembranças", declarou Breno Lima, primo de Lídia que reside em Mar de Espanha e veio a Juiz de Fora em nome da família.
O piloto Felipe Assis, amigo de infância do co-piloto morto no acidente, Rodrigo Henrique Dias, 35, esteve no IML para fazer o reconhecimento do corpo. Ele contou que Rodrigo tinha cerca de dez anos de profissão, mas trabalhava há poucos meses para a Vilma Alimentos. "É difícil entender o que aconteceu. No entanto, a variação meteorológica na Serrinha é muito grande. Quando o avião chegou aqui, o nevoeiro era muito grande", comentou. Segundo Felipe, a família do amigo mora em Uberlândia e ontem mesmo viajou para Belo Horizonte, na expectativa da chegada do corpo do rapaz.
No final da tarde, os corpos dos cinco homens que estavam no avião e de um adolescente haviam sido reconhecidos oficialmente no IML. No entanto, o reconhecimento das duas mulheres ainda não havia ocorrido, já que elas tiveram os corpos completamente carbonizados. O trabalho de averiguação do óbito, que inclui a identificação e o levantamento da causa mortis, também foi dificultado, porque a maioria das vítimas sofreu algum tipo de mutilação.
'Não havia condições para pouso'
A Aeronáutica informou que o bimotor King Air B-200, prefixo PR DOC, de propriedade do presidente da Vilma Alimentos, decolou do Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, às 7h10, com previsão de pouso às 8h, no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. Mas, pouco antes das 8h, foi realizado o contato entre o piloto do bimotor e a rádio de controle do Serrinha.
Segundo o gerente da Sinart, que administra o aeroporto, Cipriano Magno de Oliveira, no momento da tentativa de pouso, a rádio estaria fechada, mas havia um funcionário no controle, que repassou as informações ao piloto. "A rádio funciona geralmente entre 5h30 e 6h30 e reabre às 8h. Mas, às 7h50, o piloto fez contato com a torre. Nesse momento, havia um operador no local, que atendeu a aeronave, informando que não havia condições para pouso, que o tempo estava fechado, operando com visibilidade vertical de 100 pés, sendo que o ideal seria de 600 pés. Em geral, para aviação comercial, a aeronave teria que retornar. Mas no caso de aviões particulares, a decisão cabe ao piloto."
O gerente disse ainda ser provável que o piloto tenha tentado pousar. "O fato é que realizou o procedimento. A certa altura teria que avistar a pista e se não avistasse, a indicação seria arremeter. Mas pode ter havido alguma pane. Ainda é prematuro afirmar o que de fato aconteceu. Somente a investigação do oficial de segurança de voo da Aeronáutica poderá determinar as causas do acidente."
Avião explodiu em área de granja próximo ao aeroporto
Destroços da aeronave alcançaram um terreno de 30 mil metros quadrados de uma granja desativada, onde parte dos corpos foi localizada. Informações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) reiteram a afirmação de Cipriano de que, nesse caso, a decisão sobre a tentativa de pouso é de responsabilidade do comandante da aeronave.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a documentação do avião estava totalmente regular. O cunhado do presidente da empresa, que preferiu não ter o nome divulgado, esteve no local do acidente e afirmou que o avião era novo e passava por manutenção regularmente.
Megaoperação de socorro é montada
Aproximadamente quatro horas depois do acidente, o Corpo de Bombeiros anunciou oficialmente que os oito corpos das pessoas que embarcaram no avião em Belo Horizonte haviam sido localizados pelas equipes de busca.
"Os bombeiros chegaram ao local na expectativa de encontrar alguém com vida, mas as vítimas já estavam com os corpos mutilados e carbonizados. A partir de 8h05, foram debelados os focos de incêndio e o trabalho de buscas foi iniciado. O local não era de fácil acesso, fica dentro de uma área profunda, que depois atinge um platô, e foi a chegada nessa área que facilitou a nossa ação. Após o trabalho da perícia, continuaremos a atuação conjunta para o que for preciso. Todo o serviço foi resultado de uma ação de equipe, envolvendo a Prefeitura, as polícias, a administração do aeroporto, o Samu e outras empresas da cidade", explicou o tenente coronel Anderson Esteves, comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar.
Curiosos se aglomeraram no perímetro do bloqueio policial para acompanhar trabalho das autoridades
Seis viaturas e 25 bombeiros foram empenhados na operação de socorro e busca, que ainda contou com a ajuda das polícias Militar, Civil e Federal, além de uma unidade de suporte avançado, outra de suporte básico, uma motolância e nove servidores do Samu. Uma equipe do Guardiões Resgate também compareceu ao local para dar apoio.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Cláudio Dornelas, a corporação foi acionada porque é responsável pelo policiamento aeroportuário. "Quando chegamos ao local, acionamos a perícia da Polícia Federal e também da Civil e, como a área é muito grande, os seis peritos deslocados atuaram. Nesse tipo de acidente não se mexe no local, mas, devido ao calor, os corpos ficam ainda mais dilacerados e, por isso, os liberamos para serem levados ao IML (Instituto Médico Legal). Como a Aeronáutica fará a perícia técnica do acidente, fizemos a localização dos corpos por GPS, para possibilitar a identificação da área e qualquer reconstituição necessária." A caixa-preta do avião foi localizada e permitirá a investigação sobre as condições em que o acidente ocorreu.
O prefeito Custódio Mattos (PSDB) esteve no local para acompanhar os trabalhos realizados e prestar solidariedade. "Lamentamos profundamente que tenha ocorrido em nossa cidade, mas temos a certeza que todos os órgãos competentes trabalharam com rigor para fazer o melhor. As circunstâncias que levam às causas e o que se tem que tirar de lição daqui para frente depende agora dos levantamentos da Aeronáutica."
Em nota, a Prefeitura afirmou que "está profundamente consternada" com o acidente, que "lamenta o ocorrido e transmite sentimentos de pesar aos familiares e amigos das vítimas, colocando-se à disposição para prestar auxílio".
Galeria de Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados pelos leitores deste blog correspondem a opinião e são responsabilidade dos respectivos comentaristas leitores e não correspondem, necessariamente, a opinião do autor do Blog dos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.