quinta-feira, 31 de maio de 2012

FOLHA DIRIGIDA.

Boa notícia para os interessados em fazer parte do quadro de pessoal da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds-MG): a assessoria de imprensa do órgão confirmou a realização de concurso para o preenchimento de 3.410 vagas de agente penitenciário. Para participar será preciso ter o nível médio completo. De acordo com a assessoria, o edital, contendo as regras da seleção, está previsto para ser divulgado em agosto.

Comerciante é baleada em assalto a padaria

Um adolescente, comparsa do atirador, também foi atingido acidentalmente

Por Tribuna
A proprietária de uma padaria, de 38 anos, e um dos suspeitos, um adolescente de 16 anos, foram vítimas de disparos de arma de fogo, durante o assalto a uma padaria, no Bairro Benfica, Zona Norte. O garoto foi atingido, acidentalmente, por um comparsa, enquanto tentavam roubar o estabelecimento. A ocorrência foi registrada, na noite de quarta-feira (30), por volta das 20h30, na Rua Martins Barbosa. Segunda a Polícia Militar, a mulher, baleada no abdômen, foi socorrida e encaminhada para o Hospital Monte Sinal, onde permaneceu internada. O adolescente, ferido no pescoço, foi levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Antes de ser socorrida pelo Samu, a dona da padaria contou que a dupla, de posse de um revólver, teria entrado na loja e anunciado o assalto. Entretanto, o que portava a arma teria ficado nervoso, efetuando dois tiros, acertando a mulher e o comparsa. Primeiro, as vítimas foram conduzidas para a Policlínica de Benfica, sendo transferidas posteriormente. O suspeito que atirou, fugiu e não foi localizado pelos policias. O menor ferido foi apreendido e ficou hospitalizado sob escolta policial. O caso será investigado pela Polícia Civil.
FONTE: TRIBUNA DE MINAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vereador paulista é preso em Montes Claros

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=160&id_noticia=78281/noticia_interna.shtml

Ele é suspeito de de associação para o tráfico e prostituição infantil
Ilson Gomes - TV Alterosa
Reprodução TV Alterosa
O vereador Alex Santos Silva estava foragido desde 2011

29 de maio de 2012 - Um vereador da cidade de Mayrink, no interior de São Paulo, foi preso em Montes Claros, no Norte de Minas. Ele estava foragido desde o ano passado, suspeito de associação para o tráfico e prostituição infantil.

Alex Santos Silva, de 39 anos, foi preso por homens do serviço de inteligência da PM. Com ele, foram encontrados documentos falsos. O ex-parlamentar negou as acusações e disse que veio a Minas Gerais visitar parentes. Assista:

Líder do tráfico de drogas no aglomerado da Serra, maior de BH, e comparsas são presos pela polícia

João Batista da Silva, 39 anos, líder do tráfico de drogas no aglomerado da Serra, maior de Belo Horizonte, e quatro comparsas dele, foram presos e serão apresentados pela Polícia Civil de Minas, por meio do Departamento de Investigações Antidrogas, na tarde desta quarta-feira (30).

Segundo a polícia, João Batista, nascido e criado no aglomerado da Serra, atualmente residia em uma mansão em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas continuava comandando o tráfico de entorpecentes na região.

De acordo com a polícia, com a quadrilha, foram apreendidas duas pistolas importadas de calibre 9mm, de uso exclusivo das Forças Armadas, além de uma carabina .44, grande quantidade de munição, quase 20 kg de maconha e mais de 9 kg de cocaína.

Segundo o delegado Vladimir Soares, responsável pelas investigações, João era um dos grandes traficantes de Belo Horizonte e sua prisão provocará uma desestrutura no tráfico de drogas no aglomerado da Serra, já que ele influenciava em todas as ações criminosas ocorridas no local.

  FONTE: O TEMPO

Rebeliões em presídios na PB acabam com um morto

Após cerca de 20 horas, a Polícia Militar da Paraíba conseguiu restabelecer na tarde desta quarta-feira a normalidade em três presídios de João Pessoa, onde cerca de 1700 presos se rebelaram na noite de terça-feira. Pelo menos 300 policiais foram acionados pelas secretarias de Segurança Publica e Administração Penitenciária para controlar a situação no Complexo Penitenciário de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes (PB 1 e PB 2), na praia de Jacarapé, zona sul, e na Penitenciária Flóscolo da Nóbrega, no bairro do Róger, na zona central da capital paraibana.
Briga entre facções criminosas rivais pelo controle do tráfico de drogas dentro e fora das penitenciárias, segundo o governo do Estado, teriam motivado as rebeliões, que resultaram em um morto e dois feridos. As rebeliões tiveram início por volta das 20 horas de terça-feira e só foram controladas na tarde desta quarta-feira. No Complexo Penitenciário PB 1 e PB 2, os presos detonaram duas bananas de dinamite que destruíram grades e paredes das celas e pavilhões. Eles também colocaram fogo em colchões. A PM encontrou uma banana de dinamite que não explodiu, um revólver, uma pistola e aparelhos de telefonia celular, usados pelos presos para se comunicarem com parentes e com jornalistas e radialistas.
O secretário da Administração Penitenciária do Estado, Washington França, disse à imprensa que a maior preocupação foi manter o controle da situação sem que ninguém se ferisse. Na penitenciária do bairro do Róger, os presos chegaram a suspender a rebelião por volta da 1 hora desta quarta-feira e reiniciaram quando o dia estava amanhecendo. A confusão só terminou quando o pelotão de choque da PM invadiu o presídio, no início da tarde.
"A rebelião começou por causa de uma briga entre duas facções. Apenados de uma ala queriam atingir os apenados de outra ala. Então, nos reunimos para contornar a situação", declarou o secretário, embora parentes dos presos digam que as rebeliões foram motivadas por melhores condições de vida dentro dos presídios. Os presos estariam querendo melhor alimentação e fim de maus tratos. O secretário nega maus tratos. A população carcerária da Paraíba é de 8.210 presos. Do total, pouco mais de mil cumprem pena no presídio do Róger, que tem capacidade para 400. Outros 664 cumprem pena no Complexo PB 1 e PB 2, que comporta 700.

terça-feira, 29 de maio de 2012

FENASPEN estará mais uma semana em Brasília

Nesta terça-feira, dia 29, o presidente da FENASPEN Fernando Anunciação, o vice-presidente João Rinaldo, juntamente com o diretor de assuntos parlamentares Francisco Rodrigues e a presidente dos agentes penitenciários federais, Cíntia, dentre outros companheiros estarão presentes em Brasília para mais uma semana na luta pelas causas nacionais, pois para chegar à vitória igual tivemos na CRE, a luta tem que ser semanal.
Veja abaixo o depoimento do diretor Francisco Rodrigues
Meus caros! 
O Senador Gim Argello PTB/DF, vice-líder do Governo, já aceitou a incumbência de lutar pela relatoria na CCJ e já se encontra na articulação com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Eunício de Oliveira e os demais líderes da bancada no Senado Federal.
De minha parte consegui através do Senador Lindberg Farias, PT/RJ uma audiência com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco. Pretendemos, inicialmente, convencê-lo a indicar como medida estratégica ao Gabinete Civil da Presidência a aprovação dos seguintes projetos:
- PLC 87/11 do porte de arma; 
- A regulamentação da aposentadoria Especial;
- A concessão dos 30% da gratificação de periculosidade, já proposta pelo Executivo e que entrou em ‘banho-maria’, por questões econômicas, depois da crise na zona do euro.
É importante observar, que é esta Secretaria Estratégica, que realiza estudos técnicos e científicos e que norteia as ações do Gabinete Civil da Presidenta. Assim, se conseguirmos fazer chegar um indicativo, pela aprovação de nossas propostas, com vista a se evitar contratempos desagradáveis, para o governo nos diversos eventos internacionais que estão previstos a partir do mês de junho, estaremos marcando um golaço!
Tomara que dê tudo certo!
Estamos na luta!
De toda sorte, esperamos aprovar nosso porte o mais tardar no final de junho.
Tenho dito!
Saudações Classistas!
 
Fonte: Assessoria Oficial da FENASPEN

UM DOS MAIS PROCURADOS DO ESTADO

Homicida suspeito de ter matado nove pessoas é preso e será apresentado nesta terça-feira

 Comparsa do homem, conhecido como 'Chuck' também foi preso durante a ação



O 12º criminoso mais procurado de Minas Gerais por ser suspeito de cometer nove assassinatos e ter envolvimento com o tráfico de drogas será apresentado nesta terça-feira (29) pela Polícia Civil, no Departamento de Investigações de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Fagner Marques Pereira, o Mifá, 21 anos, foi mais um alvo do Programa Procura-se, da Secretaria de Defesa Social (Seds), lançado em 2011. Mifá tinha quatro mandados de prisão em aberto e é suspeito de cometer nove homicídios, ocorridos desde 2009.
Um dos comparsas de Mifá também foi preso durante a ação, conforme a Polícia Civil. Heverton Amaral Silva, o Chuck, 21 anos, é suspeito do homicídio de Hamilton Pereira da Silva, ocorrido no bairro Providência, na região Norte da capital, em abril deste ano. Ele teria cometido o crime a mando de Mifá.
Os detalhes da prisão dos homens será apresentado nesta terça-feira pelos delegados Wagner Pinto e Alessandra Wilke.

Procura-se. O programa Procura-se consiste na afixação de cartazes pela cidade com fotos de foragidos da Justiça, com o objetivo de efetuar a prisão de criminosos e inibir a sua circulação, por meio da participação da sociedade com denúncias ao Disque Denúncia 181. O projeto é da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Minas pela Paz.

FONTE: O TEMPO

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Oficial de Justiça encontrado morto em Contagem pode ter sido vítima de latrocínio, diz PF

A Polícia Federal não descarta a hipótese de o oficial de Justiça encontrado morto na tarde desta segunda-feira (28) em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, ter sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). Conforme os peritos, as joias usadas por ele não foram encontradas, assim como uma pochete na qual ele guardava documentos pessoais e dinheiro.
Daniel Norberto da Cunha, de 54 anos, eastava desaparecido desde quinta-feira (24).O corpo dele foi encontrado dentro do próprio carro, um Fiat Idea de cor prata, que estava na avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado, desde o último sábado (26). Nesta segunda, uma viatura da Polícia Militar que passava pela região viu o veículo e encontrou o corpo no banco da frente.
Apesar de o corpo estar em avançado estado de decomposição, a roupa usada por ele foi reconhecida por familiares. A vítima estava descalça e não apresentava sinais visíveis de violência. No carro foram encontrados ainda dois mandados judiciais, que teriam que ser cumpridos pelo oficial, na semana passada.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, onde vai passar por exames complementares. O resultado deve ser divulgado em até 30 dias.
Desaparecido
Norberto estava desaparecido desde quinta-feira (24), quando deixou o prédio da Justiça Federal, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e não foi mais visto por familiares e colegas de trabalho. Uma hora após bater o ponto de saída do serviço, às 19h19, ele telefonou para a esposa para avisar que cumpriria mais dois mandados judiciais e iria para casa.
O oficial de justiça deixou o prédio onde trabalha, na avenida Álvares Cabral, em seu Fiat Idea Aventure prata. Colegas e familiares não apontam alterações no comportamento do oficial nos últimos dias. Daniel Norberto da Cunha era casado há 22 anos e tinha três filhos. A família mora no bairro Jardim Riacho, em Contagem, onde a esposa é professora de uma escola municipal.

FONTE: O TEMPO

Mais de 1.200 pedras de crack apreendidas no Santo Antônio

Mais de mil pedras de crack e uma grande quantidade de outras substâncias entorpecentes foram apreendidas pela Polícia Militar, em uma casa, no Bairro Santo Antônio, Zona Sudeste, no último sábado (26). Um homem, de 48 anos, suspeito de ser o dono do material foi preso em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo a PM, durante uma ação policial, o suspeito, usando capacete, foi avistado pelos policiais. Ele teria fugido e entrado em um beco, onde foi detido e abordado. Com ele, foi encontrado, dentro da cueca, um saco plástico contendo crack. Ao se dirigem à residência dele, a fim de comunicar a prisão do suspeito a seus familiares. Ele teria informado que havia mais droga no quintal.
Os militares realizaram uma varredura pelo local, onde foram apreendidos: 1.203 pedras de crack, quatro barras e quatro tabletes da mesma substância, uma barra prensada de maconha, um tablete de cocaína, 26 pedras e 11 pacotes do mesmo material, uma bucha de maconha misturada com cocaína, uma capa de colete balístico, 16 cartuchos intactos de calibre 38, um par de algemas, cinco balanças digitais, R$ 1.247, um coldre, uma caixa vazia para acondicionamento de revólver, fracos de substância para refino de droga e material para embalagem. Todo a material foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde o suspeito teve sua prisão confirmada, sendo conduzido ao Ceresp.

FONTE:TRIBUNA DE MINAS

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ENFIM...1º CENTRAL DE ESCOLTA DE MINAS GERAIS



Enfim, na data 25/05/2012, o sonho de muitos Agentes Penitenciários de Juiz de Fora/MG, começa a se concretizar, o Senhor Subsecretário de Administração Prisional do Estado de Minas Gerais; Dr Murilo Andrade de Oliveira, e o Superintendente de Segurança Prisional Sr. André Mourão, autorizaram os servidores do CERESP/JF, assumirem a 1º CENTRAL INTEGRADA DE ESCOLTA DO SISTEMA PRISIONAL DE MG, PROVISORIAMENTE até a data de inauguração e término das NEGOCIAÇÕES, da integração entre as Unidades Prisionais de Juiz de Fora.
Nos próximos dias, iniciam-se os trabalhos, sob o comando de 2 coordenadores e 25 Agentes do GETAP do CERESP/JF, a medida foi necessária para proteção e preservação da nova Unidade Operacional da SUAPI.
Também esteve presente Sr Superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas, Dr Pabloneli de Souza Vidal.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

SUL DE MINAS

Detentos ficam sozinhos durante banho de sol e fogem da cadeia em Muzambinho

Dois presos que fugiram da cadeia pública de Muzambinho, no Sul de Minas, estão sendo procurados pela polícia nesta quinta-feira (24). Eles fugiram depois de uma distração dos agentes penitenciários enquanto os detentos tomavam banho de sol, nessa quarta-feira (23). Os presos ficaram sozinhos e aproveitaram para fazer um buraco na tela de proteção do muro da cadeia e, em seguida, fugiram.
De acordo com os policiais militares um dos detentos havia sido preso na última sexta-feira (18), durante uma operação anti-drogas realizada em conjunto pelas polícias militar e civil. O outro detento foragido também tinha passagem por tráfico de drogas. Os militares não souberam informar quantos agentes estavam na cadeia na hora da fuga e nem mesmo o porquê de os detentos terem sido deixados sozinhos. A Polícia Civil deve abrir um procedimento administrativo para apurar se houve falha na conduta dos encarregados da segurança dos presos.
A cadeia pública não está integrada na Subsecretaria de Administração Prisional, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A integração está prevista, mas a data ainda não foi divulgada pela Seds. 

FONTE: O TEMPO

Operação da Polícia Civil desmantela 'Bonde do Scooby'

Ação contou com a participação de 30 policiais que cumpriram oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão


 A Polícia Civil de Juiz de Fora decretou nesta quinta-feira (24) o fim da quadrilha conhecida como "Bonde do Scooby", que aterrorizava moradores da região do Bairro Santa Cruz, na Zona Norte. Durante uma operação policial naquela área, seis homens foram presos e dois adolescentes, de 16 e 17 anos, apreendidos. Eles são suspeitos de integrarem o bando que, há cerca de cinco anos, teria envolvimento com crimes de homicídio, tentativas de homicídio, tráfico de drogas e assaltos.

Na apresentação do grupo à imprensa, com a participação de mais cinco envolvidos na quadrilha que já haviam sido presos anteriormente e se encontram acautelados no sistema prisional da cidade, o delegado Carlos Eduardo Rodrigues, responsável pela investigação, disse apostar no término das atividades ilícitas do grupo. "Com essas prisões, desarticulamos totalmente esse grupo. Isso vai representar a volta da tranquilidade para aquela comunidade, que, há tempos, sofria com a ação desses criminosos", destacou o delegado.
A ação, batizada como "Ponto final 733", contou com 30 policiais da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil e foi capitaneada pela 3ª Delegacia, responsável pela apuração de crimes na Zona Norte de Juiz de Fora. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão expedidos pelo juiz José Armando Pinheiro da Silveira.
Os seis homens presos, assim como os rapazes, segundo a investigação, além dos delitos já citados, são suspeitos de participação no homicídio de Asley Cristian dos Reis, 28, espancado e baleado, nas costas, no dia 21 de fevereiro deste ano, durante o carnaval, no Bairro São Damião, também na região Norte. A vítima ficou internada e morreu no dia 2 de março. Conforme Carlos Eduardo, os suspeitos vão responder por crime de homicídio e foram conduzidos para o Ceresp. Já os adolescentes, foram encaminhados para a Vara da Infância e da Juventude.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Justiça mineira confirma que goleiro Bruno já tem direito à liberdade condicional

De acordo com a Vara de Execução Criminal de Contagem, a liberdade condicional é referente ao processo que corre no Rio de Janeiro

            
                      Justiça mineira tem até sexta-feira para dar um parecer sobre o pedido de liberdade



A Vara de Execução Criminal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou nesta quarta-feira (23) à defesa de Bruno, ex-goleiro do Flamengo, que o atleta já tem direito à liberdade condicional, desde janeiro deste ano, pelo tempo de pena cumprida.  A decisão é referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal da modelo Eliza Samudio, em outubro de 2009, pelo qual Bruno Fernandes foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a 4 anos e meio de prisão.
De acordo com o advogado do goleiro, Francisco Simim, independentemente da decisão em relação à liberdade condicional, Bruno continuará detido por causa do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça mineira. Para ser solto, ele precisa ter o habeas corpus julgado e aceito pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda de acordo com o advogado, ele embarca nesta quinta-feira (24) para Brasília, acompanhado do advogado Rui Pimenta, para saber como anda o julgamento do pedido de habeas corpus pelo Supremo.
Processo em Minas
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o juiz Wagner de Oliveira Cavalieri tem até sexta-feira (25) para dar um parecer sobre o pedido de liberdade condicional do goleiro, referente ao processo pelo qual o atleta foi condenado pela Justiça carioca. Conforme informações do TJMG, o juiz aguarda um parecer do Ministério Público para decidir sobre a concessão do benefício. Ainda segundo o advogado de Bruno, apesar de a condenação ter sido determinada pela Justiça do Rio de Janeiro, o pedido de liberdade será julgado em Minas devido ao fato de o goleiro estar detido na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, e pela execução do processo ter sido transferida para Minas.

Entenda o caso
Eliza Samudio desapareceu em junho de 2010, quando veio para Minas se encontrar com o goleiro Bruno. O corpo dela nunca foi achado. Para o Ministério Público, Bruno matou Eliza para não assumir o filho dos dois. Em julho, um primo de Bruno confessou que Eliza foi mantida em cativeiro e esquartejada. Bruno e outras oito pessoas são presas. Além de Bruno, continuam detidos pelo crime o ex-policial civil, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, e o braço-direito do jogador, Luiz Henrique Romão, o Macarrão. Os outros seis respondem em liberdade. Todos vão a júri popular.

FONTE: O TEMPO

Homem foi conduzido ao Ceresp na manhã de hoje

Suspeito de matar com chave de fenda é preso pela polícia

 

Um homem de 42 anos foi preso nesta quarta-feira (23) pela Polícia Civil suspeito de ter assassinado, a golpes de chave de fenda, Marcus Cristian dos Reis Goulart, 35, no Bairro Bonfim, na Zona Leste. A prisão foi realizada por investigadores da 5ª Delegacia em função de cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça de Juiz de Fora. O suspeito, que no dia do crime fugiu não sendo localizado foi conduzido para o Ceresp na manhã de hoje.
O homicídio foi registrado pela Polícia Militar no dia 16 de abril, na Rua Otávio Pereira Torres. De acordo com informações da PM, por volta das 19h, Marcus Cristian teria ido "tirar satisfação" com o suspeito, que teria agredido esposa dele, 32, com um instrumento de ferro. Os dois teriam discutido e entrado em luta corporal, caindo no chão. O suspeito do crime teria fugido, deixando a vítima na via pública, com ferimento perfurante no lado esquerdo do tórax.
A mulher da vítima presenciou a briga e, assustada com o sangramento do marido, teria pedido ajuda a um primo para socorrer o homem. Ele foi levado para a Regional Leste e, em seguida, para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). A vítima já deu entrada no centro cirúrgico com parada cardíaca, e não resistiu ao ferimento.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Práticas sustentáveis para os presídios de Minas

Representantes de cerca de 30 unidades prisionais mineiras, se reuniram nesta terça-feira (22.05) para discutir conceitos e boas práticas relacionadas ao meio ambiente e à inclusão social no I Encontro de Sustentabilidade do Sistema Prisional. As discussões foram norteadas por palestras ministradas por diversos especialistas da área. A ideia é que, a partir da troca de informações, os diretores de presídios e penitenciárias do Estado possam pensar e aplicar em suas unidades novas ações e procedimentos, promovendo uma verdadeira cultura sustentável no sistema prisional.
Na abertura do evento, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, lembrou a evolução pela qual o sistema prisional passou nos últimos anos. “Houve construção de mais de cem unidades e crescimento da massa carcerária, mas o sistema tornou-se referência em respeito à dignidade dos seres humanos. A preocupação com a sustentabilidade é um passo adiante e coloca, mais uma vez, Minas Gerais à frente no processo de humanização”, afirmou.
O Encontro foi promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade e Ação Social da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). De acordo com o subsecretário Murilo Andrade de Oliveira, o objetivo, com a criação do Núcleo, era não só conscientizar as pessoas do sistema prisional, mas também mostrar à sociedade todo o trabalho que o indivíduo privado de liberdade pode desenvolver. “É importante que o preso saiba que é útil à sociedade e que ele também pode trabalhar para melhorar o mundo em que vive”, disse.
Exemplo
Hoje já existem diversas iniciativas sustentáveis no sistema prisional, como coleta seletiva, recolhimento de pilhas e doação de alimentos a instituições carentes. A ideia, no entanto, é ampliar as ações. “A ideia foi extremamente feliz, extremamente atual, e, sem dúvida nenhuma, temos que pensar a sustentabilidade em todas as atividades dos seres humanos, como parte do negócio, não de forma periférica, mas como forma de ter uma vida melhor”, declarou o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Ilmar Bastos Santos.
Na Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA), em Ribeirão das Neves, por exemplo, os detentos trabalham na produção de sacolas recicláveis e de verduras e legumes que são doados a instituições do município. Além disso, utilizam garrafas pet para ornamentação do jardim e lavam para vender, diariamente, cerca de quatro mil marmitas. Para o diretor da unidade, Igor de Pinho Tavares, o encontro é um momento propício para se pensar em novas iniciativas. “Minha expectativa é a melhor possível. Através da troca de experiências, podemos implantar outras ações nas unidades. O preso precisa saber que ele está inserido no conceito de sustentabilidade”, disse.
                                                                                                                                                                         Programação
A programação do Encontro, que aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em Belo Horizonte, mesclou palestras, depoimentos e momentos de discussão. A primeira palestra foi ministrada pelo superintendente da Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (FUNAP) de São Paulo, Felipe Melo. Ele falou sobre o Centro de Desenvolvimento e Reintegração Social de Mirandópolis, órgão inaugurado no sistema prisional paulista em outubro de 2006.
Houve, também, um estudo de caso da coleta seletiva realizada no Presídio Inspetor José Martinho Drummond, para avaliação da viabilidade de implantação de um programa em outras unidades prisionais do Estado. Em seguida, o diretor de prospecção da Viva Verde Ltda, Antônio Borges Júnior, apresentou o projeto Florestas Inteligentes, implantado em Tremembé, em São Paulo.
Também fez parte da programação o depoimento do detento Leandro Aparecido Alves dos Santos, que cumpre pena no Presídio Floramar, em Divinópolis, e trabalha na cooperativa de reciclagem do município.
Na parte da tarde, os temas discutidos foram a problemática ambiental dos resíduos sólidos no meio ambiente, a inclusão social dos catadores e a importância da coleta seletiva solidária. Para finalizar, houve apresentação da bolsa de resíduos do Ambientação, programa de comunicação e educação socioambiental coordenado pela Feam e desenvolvido em parceria com as instituições públicas de Minas Gerais.
 
Crédito foto: José Carlos Paiva/ Imprensa MG

Fonte: SEDS/MG

Mulher é amordaçada e amarrada dentro de casa

Uma mulher de 35 anos foi amarrada e amordaçada com fios e pedaços de pano por um homem encapuzado, que invadiu sua casa e fez ameaças por meio de mensagens deixadas na parede. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar, na noite de segunda-feira, por volta das 22h, no Bairro Linhares, na Zona Leste. Aos policiais, a mulher contou que estava no quarto, quando foi surpreendida por um indivíduo, trajando blusa preta e com uma touca ninja na cabeça. O invasor teria amordaçado a vítima com uma pedaço de tecido e amarrado os pés e as mãos com corda de varal e cadarços de sapatos. Ela ainda relatou que, em dado momento, mesmo impossibilitada, teria conseguido ligar para o marido por meio do celular. Entretanto, o criminoso teria visto a tentativa de ligação e retirou o aparelho de perto dela.
Segundo a vítima, o homem encotrou o notebook do marido e, em seguida, teria feito uma ligação, dizendo: "Mexeu com a mulher errada". Depois disso, o suspeito fugiu, levando o computador portátil. Conforme a PM, ao chegar em casa, o esposo da vítima, 29, deparou-se com a mulher presa, acionando a polícia. Ele relatou que, a não ser o notebook, nada foi roubado da residência, mas que, na parede do quarto, escrito a giz de cera, na cor vermelha, havia a seguinte mensagem: "Se mexer com a mulher te mato. Adicionou a mulher errada."Apesar do susto, a moradora da casa apresentou apenas vermelhidão nos pulsos, não havendo lesões aparentes. Ela teria dispensado atendimento médico. Nenhum suspeito foi localizado pelos policiais. O caso foi encaminhado para investigação na Polícia Civil.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

Policial militar atira na cabeça do enteado de 17 anos no bairro Glória

Um cabo da Polícia Militar, lotado no 34º batalhão, se apresentou nesta terça-feira (22) à 8ª companhia, com sede no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte, depois de atirar contra a cabeça do enteado, de 17 anos. De acordo com a assessoria da PM, o tiro foi acidental e em legítima defesa.
Conforme a Polícia Militar, durante a tarde, o militar foi até casa da ex-companheira, com quem está em processo de separação, no bairro Glória, na mesma região, para buscar roupas e outros objetos. Assim que chegou à residência, a mulher pediu que ele conversasse com o filho dela.

O rapaz, que é fruto de outro relacionamento, não gostou e agrediu o PM com um cabo de vassoura. Para conter o adolescente, ele sacou uma pistola calibre 380, de uso particular, momento que a arma disparou e atingiu o jovem na cabeça.

O militar acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros e levou o jovem para o Hospital João XXIII. O menor foi encaminhado para o bloco cirúrgico, onde deve passar por uma cirurgia para a retirada da bala. O estado de saúde dele não foi informado.

O cabo foi até a companhia da PM, contou o que havia acontecido e entregou a arma. Ele foi conduzido para a delegacia Regional Noroeste, onde permanece preso. A mãe do jovem está sob os cuidados de um assistente social do Hospital João XXIII.
Apesar de não ser o pai do adolescente, o militar o registrou como filho desde os dois anos de idade. A Polícia Civil vai investigar o caso.

FONTE: O TEMPO

SUL DE MINAS

Balconista de farmácia é rendida por preso albergado em Monte Belo

Uma balconista de 31 anos foi rendida nessa segunda-feira (21) em Monte Belo, no Sul de Minas, por um homem que se passou por cliente. De acordo com os militares do destacamento de Monte Belo, da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar, o homem entrou na farmácia no centro da cidade e pediu um medicamento. Quando a balconista se virou para pegar o remédio, o homem anunciou o assalto fingindo estar armado. Ele obrigou a mulher a entregar o dinheiro do caixa - cerca de R$ 500. Em seguida, ele ameaçou a funcionária da farmácia dizendo que se ela acionasse a polícia ele voltaria para matá-la.
Os militares mostraram à mulher fotos de suspeitos que agem na cidade, ela identificou um homem de 19 anos que cumpre pena por roubo em regime semi-aberto em Monte Belo como autor do assalto. O jovem foi preso novamente e encaminhado para a delegacia de Monte Belo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Criminalidade cai na área do 27° BPM

Por Tribuna

Dados divulgados nesta segunda-feira (21) pelo 27º Batalhão da PM apontam redução na maioria das ocorrências registradas na área de atuação da unidade: as regiões Norte, Sul e Cidade Alta. O crime com maior redução foi o homicídio consumado, que caiu pela metade, passando de dez, nos quatro primeiros meses de 2011, para cinco, no mesmo período deste ano. Dados sobre morte violenta organizados pela Tribuna apontam queda mais modesta. Conforme levantamento do jornal, que contabiliza homicídios e outros crimes que tenham levado a vítima a óbito - instantâneo ou não -, foram 12 casos no primeiro quadrimestre de 2011, contra dez este ano.
Ainda conforme o 27º Batalhão, os roubos simples caíram 30%, e os assaltos à mão armada, 16,25%. Também tiveram queda os casos de estupros, homicídios tentados, furtos e lesões corporais. Já as apreensões de armas de fogo passaram de 20 para 40 no período analisado. No primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas 2.246 operações, contra 1.301 em 2011.

Aprovada inclusão de crime cibernético no Código Penal

Por Ricardo Brito - Agencia Estado

A comissão de juristas do Senado que discute um novo Código Penal aprovou hoje a inclusão de um capítulo para crimes cibernéticos. O relator da comissão, o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves, disse que o texto é mais abrangente do que o aprovado na semana passada pelo plenário da Câmara dos Deputados, no calor do episódio do vazamento das fotos da atriz Carolina Dieckmann.
Não há previsão na lei atual para tipificar os crimes contra a inviolabilidade do sistema informático, ou seja, aqueles cometidos mediante uso de computadores ou redes de internet. A polícia, o Ministério Público e a Justiça enquadram tais crimes como delitos comuns.
Os juristas propuseram introduzir ao Código Penal conceitos legais que não existem no atual ordenamento jurídico, como dados de tráfico, provedor de serviços, sistema informativo.
A comissão decidiu considerar como crime o mero acesso não autorizado a um sistema informatizado, mesmo que não repasse os dados. Os juristas entenderam que não é necessário haver prejuízo pessoal ou para empresa para que o crime ocorra. O delito ficará caracterizado se alguém "acessar indevidamente ou sem autorização, por qualquer meio, sistema informático, especialmente protegido, expondo os dados a risco de divulgação ou de utilização indevida".
O crime de acesso indevido é de seis meses a um ano de prisão ou multa. A pena pode ser acrescida de um sexto a um terço caso esse acesso resulte em prejuízo econômico.
O acesso não autorizado que resulte na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas previstas em lei, ou controle remoto indevido do dispositivo invadido, fica configurado o crime de intrusão qualificada, com pena de um a dois anos de prisão e multa.
A comissão aprovou ainda um agravante para quem criar e usar um perfil falso de uma pessoa ou empresa na rede. O crime é enquadrado atualmente no delito de falsidade ideológica e, se for cometido em sistemas informatizados ou redes sociais, a pena poderia aumentar em um terço ou até a metade.
O anteprojeto da comissão para o Código Penal é considerado mais amplo do que o aprovado na semana passada pela Câmara porque trata de mais tipos penais do que a proposta apoiada pelos deputados - que veio para análise do Senado.
A comissão de juristas deve apresentar um texto final até junho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá a ele decidir se propõe um único projeto ou incorpora as sugestões a propostas que já tramitam na Casa.

Professores de 38 universidades aderem à greve, diz Andes

Professores de 38 das 59 instituições federais de ensino aderiram à greve iniciada na última quinta-feira (17), segundo balanço do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes-SN).
De acordo com o responsável pelo Comando Nacional de Greve do Andes-SN, Aluísio Finazzi, o atual plano de carreira não possibilita um crescimento satisfatório do professor. “Precisamos mudar isso, temos uma reunião marcada com o Ministério do Planejamento, o Ministério da Educação e sindicatos para o próximo dia 28. Esse período será de mobilização, pelo menos até essa data estaremos em greve”, disse Finazzi.
Na Universidade de Brasília (UnB), os professores começaram a paralisar as atividades nesta segunda-feira (21). A decisão foi tomada em assembleia na última sexta-feira (21) e segue o movimento nacional.
O presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), Ebnezer Nogueira, disse que a principal reivindicação é a reestruturação da carreira docente. Segundo ele, a categoria luta por essa melhoria desde 1987. Ainda de acordo com Nogueira, em agosto do ano passado, foi firmado um acordo com o Ministério da Educação (MEC), porém, nada foi concretizado. “Somos a única categoria que não teve a reestruturação do plano de carreira, este momento é muito importante para fortalecer o nosso movimento, precisamos estar firmes contra a desvalorização profissional dos nossos professores e professoras", acrescentou Nogueira.
A maior parte dos estudantes da UnB entrevistados nesta segunda (21) pela Agência Brasil disse que as aulas não foram paralisadas. O presidente da Adunb minimizou a falta de adesão à greve afirmando que hoje é o primeiro dia e que, em geral, os professores começam a paralisar suas atividades ao longo da semana.
Em Minas Gerais, aderem à paralisação as Universidades Federais de Viçosa, Ouro Preto, Uberlândia, Triângulo Mineiro e Juiz de Fora, e os Cefets de Belo Horizonte e Diamantina, segundo a assessoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que o plano de carreira de professores e funcionários deve ser aplicado somente em 2013. Segundo o MEC, as negociações salariais com a categoria começaram em agosto do ano passado, quando se acertou um reajuste de 4% - já garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março.
Confira abaixo todas as universidades que estão em greve, segundo o Andres-SN:
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal Rural do Amazonas
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Semi-Árido
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal da Campina Grande
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de São João Del Rey
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Goiás
Universidade de Brasília
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal Fluminense

Fonte: O Tempo

Preso mais um fugitivo do presídio Dutra Ladeira; seis continuam foragidos

Preso nesta segunda-feira (21) mais um dos detentos foragidos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, no mês passado. O homem, que não teve a idade informada, é um dos 12 internos que escapram da unidade na madrugada do dia 8 de abril, após cavarem um túnel. Seis detentos seguem foragidos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o foragido foi recapturado enquanto andava pela rua Cristalina, no Conjunto Celso Machado. Segundo militares do 34º batalhão, ele chamou a atenção dos policiais ao caminhar olhando para trás. Ao ser abordado, ele informou a PM dois nomes falsos. O recapturado é acusado de homicídio e assaltos. 

Foragidos
Mais de um mês se passaram e a polícia ainda não tem pistas dos seis que fugiram do presídio Antônio Dutra Ladeira. Os 12 internos fugiram por um túnel de 80 cm de diâmetro por 15 m de comprimento, cavado por eles durante 45 dias. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que a Polícia Militar está à frente das buscas. De acordo com o chefe da assessoria de imprensa da PM, major Gilmar Luciano, as fotos e a ficha completa dos foragidos foram divulgadas para todas as unidades operacionais da corporação.

No último dia 25, um dos dez detentos foragidos foi recapturado após denúncia do próprio irmão. Segundo militares do Tático Móvel do 5º Batalhão da PM, o detento W.J.R.N. estava morando em um cortiço às margens da BR-040, no bairro Califórnia, região Noroeste de BH. Ele foi nesta noite à casa de um irmão, morador de um edifício do conjunto Califórnia conhecido como "Carandiru", onde eles discutiram. W.J, então, ameaçou matar o irmão, a cunhada e um sobrinho e colocar fogo no apartamento com a ajuda de outro foragido.

O irmão do preso acionou a PM, que conseguiu localizá-lo andando no acostamento da BR-040 no próprio bairro. Ao ser abordado, ele tentou se identificar com o nome de outro irmão, mas acabou confessando o crime após a insistência dos militares.

Questionado sobre a fuga, ele disse que os presos retiraram a espuma dos colchões do presídio para esconder a terra durante a abertura do túnel. No cortiço onde ele morava, não foram localizadas armas ou drogas. O outro foragido não foi encontrado e nenhum morador do local disse conhecê-los, com medo de represálias.

 

Fonte: O Tempo

domingo, 20 de maio de 2012

SINDASP-MG PRESSIONA E SECRETÁRIO ANUNCIA O CONCURSO PÚBLICO

Na tarde de ontem o Secretário de Defesa Social de Minas Gerais anunciou abertura de concurso para provimento de vagas para o cargo de Agentes de Segurança Penitenciários. Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da SEDS serão abertos concursos públicos para a contratação de 3.410 agentes penitenciários e 390 agentes socioeducativos.
O SINDASP-MG luta pela realização do concurso público desde 2010 e a cada novo secretário essa reivindicação era constantemente assunto de reuniões e ofícios. Em audiência com o governador, em setembro de 2010, conquistamos a criação de oito mil vagas, em lei sancionada no início do ano passado. A partir daí, a luta foi incansável, e na primeira reunião com o novo Secretário de Defesa Social no dia 30/03/2012, conforme foto e matéria em anexo, mais uma vez o concurso público foi reivindicado. Isso é a determinação e o empenho do SINDASP-MG na luta para construção de um sistema prisional sólido e forte e que garanta os direitos dos Servidores do sistema prisional Mineiro.

O novo Secretário da Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, recebeu o SINDASP – MG, na tarde do dia 30 de março, para conhecer os pleitos das categorias do Sistema Prisional e Socioeducativo.
Foi entregue ao Secretário a pauta de reivindicações da categoria, e foi apresentado um breve relato das lutas e conquistas das categorias até o presente momento, bem como os comprometimentos assumidos por todos, sem o devido reconhecimento e valorização por parte do Estado.
O concurso público para Agentes de Segurança Penitenciária foi bastante discutido, e o Secretário assumiu o compromisso de publicar o edital o mais rápido possível.
Conheça a pauta detalhada:
 
·                                 Publicação imediata do edital de concurso para provimento do cargo de Agente de Segurança Penitenciária;
·                                 Continuação dos trabalhos da Comissão de elaboração da proposta de Lei Orgânica dos Servidores do Sistema Prisional e Socioeducativo;
·                                 Recomposição salarial dos Servidores Técnicos e Administrativos da Secretaria de Defesa Social;
·                                 Integração dos Servidores do Sistema Socioeducativo ao Sistema de Defesa Social, com os mesmos direitos e garantias;
·                                 Autonomia Financeira da Subsecretaria de Administração Prisional.
  

Confira o anúncio do SEDS publicado no site da Secretaria:
 
Governo de Minas lança Plano Integrado de Enfrentamento à Violência
coletiva.jpg
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, lançou, nesta quinta-feira (17.05), o Plano Integrado de Enfrentamento à Violência em Minas Gerais. O documento reúne ações, novos métodos e obras estratégicas para a segurança pública, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade violenta no Estado.
 “Elegemos como prioridade o monitoramento diários desses números, sobretudo o de homicídios”, destacou o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz.
Para a execução do Plano, que foi desenvolvido a partir de reuniões com representantes do Sistema de Defesa Social do Estado, associações das polícias, do sistema prisional e socioeducativo, sindicatos e especialistas em segurança pública, serão investidos cerca de R$ 225 milhões, dos quais R$66 milhões serão executados por meio de convênios firmados com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, o Governo de Minas está captando R$ 275 milhões junto a essas duas instituições financeiras, que serão investidos até 2014 em ações de integração das polícias, em projetos da Polícia Civil e da Polícia Militar, bem como em ações e programas de prevenção à criminalidade.
coletiva1.jpg
O Plano contém diversas ações de cooperação institucional e de integração dos trabalhos desenvolvidos pelos órgãos do sistema de Defesa Social do Estado. Uma delas é a formalização de um termo de cooperação com o Ministério Público e o Poder Judiciário para a realização de ações conjuntas e permanentes. “Buscamos uma inserção mais consistente do Ministério Público no sistema de Defesa Social, fora da atuação rotineira no processo criminal”, explicou o secretário.
Nesta semana, como resultado do início desta parceria, foi criado o Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão de Crimes Violentos, que prevê o acompanhamento diário da violência em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado, com o objetivo de diagnosticar a violência e definir ações regionalizadas de combate aos crimes, inclusive as novas modalidades, como explosão de caixas eletrônicos.
Entre as obras previstas para 2012, vale ressaltar a criação de três novos Centros de Prevenção à Criminalidade, que possibilitarão a implantação dos programas Fica Vivo e Mediação de Conflitos em áreas de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e Contagem. De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, foram escolhidas comunidades em que o programa ainda não existia e nas quais identificou-se ocorrências de crimes, especialmente homicídios e crimes violentos contra o patrimônio, de maior vulto.
Ainda na área de prevenção à criminalidade, haverá integração das atividades dos programas Fica Vivo e Rua Livre, oferecendo outras possibilidades de resposta aos usuários, não apenas a internação. O Grupo Especializado em Policiamento Comunitário (Gepar) da Polícia Militar também receberá investimentos e serão adquiridas 21 Bases Comunitárias Móveis e 95 novas viaturas para Patrulhamento Preventivo Escolar.
Uma inédita Central de Recepção de Flagrantes, que será inaugurada em junho deste ano, possibilitará uma análise célere dos autos de flagrante delito, evitando o contingenciamento desnecessário de pessoas em unidades prisionais do Estado.
Outra obra que será iniciada em 2012 é a do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reunirá, em um mesmo espaço, as polícias Civil, Militar e Federal, o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil e agentes da Prefeitura Municipal, congregando trabalhos de inteligência e otimizando recursos. O novo prédio da Perícia Criminal da Polícia Civil, que integrará o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística, demandará investimento de R$14 milhões e também terá sua construção iniciada em 2012.
Entre as expansões de programas, destaque para a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, que passará a ter um Posto Integrado de Trabalho para possibilitar o fechamento de ocorrências de trânsito no próprio local das abordagens em Belo Horizonte. A campanha terá, ainda, blitze diárias na capital a partir de julho e abordagens em outras cidades como Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Uberlândia até o fim do ano.
Nas áreas prisional e socioeducativa, o plano traz a garantia da criação de cerca de 2.500 novas vagas até o final do ano em penitenciárias e presídios do Estado, com destaque para a inauguração da primeira unidade prisional fruto de uma parceria público-privada do Brasil. As Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) também ganharão 625 novas vagas, com a construção de quatro novas associações e a formalização de parceria com o Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) para a manutenção de outras quatro. Também serão abertos concursos públicos para a contratação de 3.410 agentes penitenciários e 390 agentes socioeducativos.
AÇÕES DO PLANO INTEGRADO VOLTADAS PARA O SISTEMA PRISIONAL E SOCIOEDUCATIVO
         Construção de quatro Apacs e manutenção de outras quatro, com criação de 625 novas vagas
         Inauguração da primeira penitenciária do país construída por meio de Parceria Público Privada
         Inauguração dos presídios de Itaúna e Oliveira
         Construção de um presídio na Região Metropolitana e ampliação de outros quatro no interior do Estado
         Assunção de novas cadeias administradas pela Polícia Civil
         Inauguração do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) em Juiz de Fora
         Criação de Centros Socioeducativos em Santana do Paraíso, Unaí e Lavras
         Concurso para agentes penitenciários e socioeducativos
         Início do uso de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento dos presos
 
Crédito foto: José Carlos Paiva/Imprensa MG 

FONTE: SINDASPMG

sábado, 19 de maio de 2012

Fotos da Aprovação do PLC 87/11 na Comissão de Relações Exteriores, Agentes de Minas representados pelo SINDASPMG.

 FOTOS: NATALÍ AMORIM
 FONTE: SINDSEAP-FACEBOOK












EX SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL E DEPUTADO ESTADUAL LAFAYETTE ANDRADA ENTRA NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

Por Ricardo Miranda
"Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar"
"Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar"
O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) lançou ontem seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora. Ele deve protocolar no diretório local do partido, na próxima segunda-feira, pedido para realização de prévia. "Vinha sendo instado a colocar meu nome como alternativa e aceitei o desafio." Seu provável adversário na disputa interna da legenda será o prefeito Custódio Mattos (PSDB), que pretende buscar a reeleição. "Tenho respeito e apreço pelo Custódio, mas possuo credenciais para apresentar meu nome. Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar. Caberá ao partido escolher quem será o candidato." Lafayette considera sua pré-candidatura como opção para o eleitor juiz-forano favorável à manutenção da parceria com o Governo de Minas, mas descontente com a atual gestão. "A parceira (com o estado) trouxe muitos investimentos para o município e precisa ser mantida. Como tenho relação muito boa com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com o senador Aécio Neves (PSDB), apresentou-me como outra possibilidade para manter essa parceria."
O risco de uma nova cisão no PSDB de Juiz de Fora, que ainda conseguiu fazer Custódio e o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) falarem a mesma língua, foi rechaçado prontamente por Lafayette. Na sua avaliação, os tucanos têm maturidade para promover uma consulta interna e saírem unidos em torno do vencedor. "Acabamos de ver isso acontecer em São Paulo, com o (ex) governador José Serra (PSDB), uma das figuras mais ilustres do partido, participando e vencendo a prévia para a Prefeitura de São Paulo." Quanto à viabilidade de seu nome, o deputado afirma que é possível crescer com alguns dias de campanha e alcançar patamares semelhantes aos dos pré-candidatos estreantes na disputa. "O governador Anastasia é muito bem avaliado aqui em todos os levantamentos. Isso mostra que há espaço para uma candidatura nova do PSDB."
Se a proposta de prévia avançar, Lafayette não terá vida fácil na disputa interna. Assim como na eleição municipal propriamente dita, também no sufrágio interno o peso da máquina é considerável. Suas chances crescem caso consiga arrastar para seu lado integrantes do grupo de Pestana e mesmo do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques (ex-PSDB e atual PPS). Passando pela peneira tucana, ele conta a seu favor com a chapa de candidatos a vereador do PTC, considerada uma das mais robustas do processo sucessório. Outro trunfo seria o fato de que sua eleição implicaria na posse como deputado estadual do vereador Rodrigo Mattos (PSDB). O herdeiro de Custódio seria beneficiado por estar hoje na primeira suplência do partido na Assembleia.
Além da concorrência explicitada agora por Lafayette, integrantes do primeiro escalão consideram que Custódio, já algum tempo, enfrenta uma movimentação de correligionários nos bastidores em torno de outras candidaturas consideradas alternativas à sua proposta de reeleição. Nesse sentido, a proximidade do deputado federal Júlio Delgado (PSB) e do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) com o Palácio Tiradentes é apontada como fundamento para toda espécie de especulação. Ainda assim, sempre que esteve em Juiz de Fora, como na última quinta-feira, o governador procurou deixar claro o propósito de a atual administração ter prosseguimento. Já o próprio prefeito quando questionado quanto à possibilidade de ter seu nome trocado por uma alternativa alheia ao PSDB, preferiu ponderar em relação à sua história no partido para assegurar que seria respeitado na sua decisão.
Publicidade
  FONTE: TRIBUNA DE MINAS 

Polícia Civil enquadra mais 4 suspeitos de tráfico na Zona Sul

Operação iniciada em abril teve sua terceira ação nesta sexta. Drogas, dinheiro, máquinas caça-níqueis e material pirata foram encontrados nas casas de dois homens 

 

Quatro homens foram detidos pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (18), suspeitos de envolvimento com um esquema de tráfico de drogas na Zona Sul de Juiz de Fora. Eles foram conduzidos para a sede da 1ª Delegacia, no Bairro São Mateus, em função de cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz José Armando da Silveira. A ação aconteceu nos bairros Ipiranga e Arco-Íris. Na residência do homem de 21 anos, os policiais apreenderam R$ 6 mil em dinheiro e R$ 500 em cheque, uma pedra de crack e uma máquina caça-níquel. Já na casa do suspeito, 23, foram recolhidos 51 sacolés com cocaína, duas porções maiores da mesma substância, uma balança de precisão, material para embalagem e R$ 704. No local, ainda foi desmantelada uma central de produção de DVDs e CDs ilegais, sendo apreendidas diversas mídias, impressora e material usado para o acondicionamento dos produtos piratas.
A manobra policial ainda resultou na captura de um rapaz de 24 anos, que desempenhava o papel de "guarda-roupa", responsável por guardar a droga, e o proprietário de um bar, 62. O local, na Avenida Darcy Vargas, no Ipiranga, seria ponto de distribuição de entorpecentes. No estabelecimento, outro caça-níquel foi apreendido. Uma arma de fogo que seria utilizada no esquema foi procurado pelos investigadores, mas não foi localizado.
A operação
A operação foi desencadeada por policiais da 1ª Delegacia e contou com apoio do Núcleo de Ações Operacionais da Delegacia Regional de Juiz de Fora, comandado pela delegada Sheila Oliveira. De acordo com o delegado Eurico Cunha Neto, um dos responsáveis pela ação, as diligências são consequência da operação "Zona Sul de Combate ao Tráfico de Drogas", iniciada em abril. Na ocasião, quase 70 policiais cumpriram mandados de prisão em dois bares na Rua Morais e Castro, onde já havia reclamação de perturbação do sossego.
O delegado José Márcio Carneiro destacou que, nas edições anteriores da operação - que completa sua terceira etapa - foram identificados diversos traficantes que estariam atuando naquela região. "Daí a necessidade de intensificar as ações de combate ao tráfico, pois também detectamos que a droga que era distribuída na Zona Sul também vinha de diversas regiões da cidade. Com o desmantelamento desse esquema, foi dado mais um passo para a desarticulação desses criminosos", afirmou, completando que a grupo também se utilizava de adolescentes como "vapores", para a distribuição de substância ilegal.
Segundo Eurico Cunha, os suspeitos de 21 e 23 anos foram indiciados por associação e tráfico de drogas e foram para o Ceresp. O proprietário do bar pagou fiança por descaminho e foi liberado. Já o suspeito de 24 anos foi liberado, pois nada foi encontrado com ele.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

Força Nacional ocupa favela do Rio para combater o crack

RIO DE JANEIRO. Cerca de 150 homens da Força Nacional de Segurança Pública ocupam, desde as 11h de ontem, o morro Santo Amaro, no Catete, zona Sul do Rio, em uma operação do governo federal para combater o consumo de crack no país.

Lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado, o plano já atua nos Estados de Alagoas, Pernambuco e do Rio Grande do Sul. Porém, o Rio foi o primeiro Estado a requisitar a presença da força nacional. Portaria publicada ontem no "Diário Oficial da União" estipula prazo de permanência de 180 dias da força no Rio, que pode ser prorrogado.

Questionada, a Secretaria Nacional de Segurança Pública não informou quanto será gasto para manter a tropa na cidade pelos próximos seis meses. A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, acompanhou os trabalhos de ocupação.

Às 5h, policiais civis e militares entraram no morro, onde há uma das 11 cracolândias identificadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio. A escolha do local como sede do projeto-piloto de combate ao crack foi feita com base em dados de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança.

Até o início da noite, 89 adultos e 11 adolescentes, a maioria usuários de drogas, foram acolhidos pelas equipes da SMAS no morro e em bairros do entorno. Eles foram encaminhados a abrigos da prefeitura.

Pioneiro no país, elaborado pelo Ministério da Justiça, pelas secretarias Nacional de Políticas sobre Drogas, de Segurança Pública, pelo governo estadual e pela prefeitura, o projeto prevê uma série de iniciativas para combater o crack e, principalmente, recuperar os dependentes para que possam ser reinseridos na sociedade.

"A droga passou a atingir mais pessoas, de diversos perfis, o que demanda uma ação integrada. Vamos instalar um posto permanente no Santo Amaro, atendendo usuários e assistindo seus parentes", afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, coordenador do projeto no Rio.

Um contêiner ficará na parte baixa da favela e dois serão instalados no alto. O atendimento será estendido a toda a região. O projeto prevê que psicólogos, assistentes sociais e educadores do município trabalhem 24 horas. Ao menos 200 assistentes sociais, psicólogos e educadores prestarão atendimento nos postos. Eles oferecerão aos moradores serviços como encaminhamento para tratamento e acompanhamento de dependentes químicos, cadastramento para programas e projetos sociais.

Também participam da ocupação: o 2º Batalhão da Polícia Militar de Botafogo e as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Combate às Drogas, da Criança e Adolescente Vítima, além da 9ª DP (Catete).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Presos de Minas vão receber tornozeleiras

Medida para detentos dos regimes semiaberto e aberto começa em julho, em BH e Região Metropolitana

 

Presos dos regimes semiaberto e aberto de Minas serão monitorados por tornozeleiras. A medida foi anunciada ontem como um dos itens do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência, lançado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). As ações são amplas e também contemplam o sistema prisional. Em princípio, 814 presos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana receberão os equipamentos a partir de julho. Ao longo de cinco anos, a expectativa é de que 3.982 condenados do estado estejam monitorados pelo acessório eletrônico. Inicialmente, Juiz de Fora está fora dos planos da Seds. Mesmo com o fechamento da Casa do Albergado por falta de estrutura, no final do ano passado, e a colocação de centenas de presos do regime aberto em prisão domiciliar, como divulgou a Tribuna em abril, ainda não há previsão para que os detentos do município recebam os aparelhos. A Seds garante, porém, que a intenção é expandir o projeto para as cidades maiores do estado, incluindo o município.
Para o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, as tornozeleiras eletrônicas, além de garantirem a vigilância dos presos, representarão um alívio de custos. Segundo Ferraz, para manter um preso hoje dentro de uma unidade prisional no estado, o custo médio mensal é de R$ 2 mil. As tornozeleiras já chegaram a ser testadas em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. A cada minuto, elas emitem um sinal semelhante aos usados em celulares e aparelhos de radiofrequência, identificando a posição do portador e facilitando a sua detecção em eventuais tentativas de fuga.
Adolescentes
Dentro das ações do Plano Integrado voltadas para o Sistema Prisional e Socioeducativo anunciadas ontem pela Seds está o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), que será instalado em Juiz de Fora. O município será o primeiro do interior do estado a ter o centro. O objetivo é que ele agilize a responsabilização dos menores de idade envolvidos em crimes. Em entrevista concedida à Tribuna anteriormente, Ferraz anunciou que a verba para a construção do CIA deve ser liberada em outubro.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS

VEJA PACOTAÇO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS, QUE INFORMA CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO COM 3.410 VAGAS









FONTE: O TEMPO

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Matador aponta local de desova

Polícia Civil encontra corpo em local indicado por Zé do Galo, que acompanhou ação em Rosário de Minas

Por Marcos Araújo
Atualizada às 21h03
O corpo de um homem foi encontrado quarta-feira (16) em um terreno de Rosário de Minas, que pode ter sido usado como desova para dezenas de vítimas. Em operação realizada pela Polícia Civil naquela localidade, o matador de aluguel José Éder Barbosa, 31 anos, o Zé do Galo, indicou onde estaria o corpo de Carlos Renê Pilate, 47, morto em novembro do ano passado. O assassino confesso, que acompanhou a escavação no local, afirma que já teria executado 24 pessoas de Juiz de Fora naquela área. A Polícia Civil, entretanto, confirma que estão em investigação seis homicídios que teriam sido praticados pelo matador e sua quadrilha. A frieza do suspeito, que conta detalhes de como mata suas vítimas, chocou até mesmo a polícia.
O encontro da cova onde estava o corpo de Carlos Renê aconteceu no início da tarde de ontem, quando policiais do Núcleo de Ações Operacionais da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com apoio de policiais da 7ª Delegacia e agentes do Sistema Prisional de Muriaé, chegaram a um casebre de pau a pique dentro de uma mata. A vítima teria sido assassinada no barraco, cujo acesso se dá por meio de uma trilha. Com ajuda do Corpo de Bombeiros, o cadáver foi encontrado a alguns metros da ocupação, depois de menos de cinco minutos de escavações. Ele estava coberto com restos de cal, que, conforme a polícia, teria sido usado para corroer a carne e evitar mau cheiro. De acordo com Zé do Galo, Carlos foi morto com 11 tiros dentro do casebre, que seria utilizado por ele e seus comparsas para as execuções encomendadas.
Antes de apontar o ponto exato em que a vítima foi enterrada, o homem contou aos policiais como teria sido o crime, o momento em que os tiros foram disparados e como agiu depois. "A vítima tinha uns 90kg e quase dois metros de altura e só morreu depois de levar 11 tiros", contou o matador, completando: "Após a morte, o corpo foi levado para a cova, sendo colocado no buraco como se estivesse sentado. Depois, ainda plantei uma vegetação em cima para escondê-lo. Antes de ele morrer, vim algumas vezes aqui para beber vinho com ele. Acho que isso todo mundo merece e não via nada demais", disse Zé do Galo, sem expressar arrependimento. No casebre, foi localizada, ainda, uma camisa de malha, com manchas de sangue e marcas de tiro transfixante. Zé do Galo teria confirmado que a roupa pertencia a outra vítima executada no local. De acordo com a titular do Núcleo de Ações Operacionais, delegada Sheila Oliveira, há suspeita de haver outros corpos enterrados nas proximidades.
Como apontou a delegada, a Polícia Civil já tinha instaurado inquérito para apurar o desaparecimento de Carlos, uma vez que sua família procurou a delegacia, na época de seu sumiço. "Desde então, vínhamos apurando o desaparecimento até que ligamos o caso aos homicídios praticados pelo suspeito", contou a delegada, explicando que o criminoso relatou que teria comprado o casebre da vítima, chegando a morar lá durante algum tempo. Teria acontecido um desentendimento entre ambos, o que teria ocasionado o homicídio. "Todos esses fatos serão apurados. Com a descoberta do corpo, o suspeito será indiciado por homicídio qualificado por ocultação de cadáver e impossibilidade de defesa da vítima." Hoje, depois de prestar depoimento na delegacia, Zé do Galo deverá retornar à Penitenciária de Muriaé, onde está preso por causa de um latrocínio cometido em Rio Pomba. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Também foi localizado outro barraco, na mesma trilha, apontado pelo suspeito, como lugar onde sua quadrilha limpava as ferramentas utilizadas para esconder os cadáveres e roupas sujas de sangue. No interior, os policiais encontraram um saco de cal.

Personalidade sádica e sem remorso

Uma negociação entre Zé do Galo e Polícia Civil resultou no encontro do corpo de Carlos Renê Pilate. Segundo a delegada Sheila Oliveira, o suspeito só indicou a localização da vítima após visitar sua mãe, moradora do Bairro Linhares, Zona Leste, que está acamada. "Ele propôs este acordo, que foi cumprido, para entregar o paradeiro do corpo." Zé do Galo foi preso em flagrante, há cerca de um mês e meio, em Rio Pomba, onde praticou latrocínio. Lá, ele permaneceu preso até ser transferido para o Ceresp de Juiz de Fora, onde chegou a se envolver em outra ocorrência dentro do cadeião. Ele teria tentado enforcar um detento, de 22 anos, no dia 24 de abril. O suspeito teria asfixiado o preso com uma corda feita de lençol e pedaços de toalha de banho. Conforme a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os agentes penitenciários foram acionados por outro preso. Os profissionais deram ordem para o suspeito parar as agressões, mas não foram atendidos. Ao tentar libertar o detento, que já estava desmaiado, um servidor foi agredido por Zé do Galo. Dois agentes penitenciários que estavam em frente à cela fizeram um disparo de arma não letal, e o tiro de borracha atingiu a panturrilha do agressor.
Segundo a Polícia Civil, depois deste fato, Zé do Galo foi transferido para a Penitenciária de Muriaé. Sheila Oliveira afirmou que o suspeito tem envolvimento em diversos crimes, como latrocínios, atentado violento ao pudor e roubos, já tendo cumprido 17 anos de detenção. Na ocasião do último latrocínio em Rio Pomba, ele estava foragido. O suspeito e seus comparsas seriam assassinos de aluguel e receberiam encomendas para praticar homicídios. A delegada disse que ainda não tinha informação sobre o valor cobrado pela quadrilha para realizar as execuções, mas contou o modo como agiam. "Depois de receber o serviço, eles procuravam a vítima e usavam de força física para colocá-las em um automóvel. Em seguida, partiam para os locais, onde o assassinato era realizado, como em Rosário de Minas", contou a delegada, acrescentando que o suspeito vem assumindo a autoria dos homicídios, enquanto o resto dos comparsas continuariam agindo. Ainda conforme as investigações, o matador apresenta uma personalidade sádica e não aparenta remorso ao falar de suas vítimas. Ontem, durante a escavação do corpo, ele disse aos policiais: "Quando eu mato, minha alma fica em paz". Ele também afirmou: "Os meninos que pisam na bola comigo devem ficar ligados, porque estou na área. Quem mexer com minha mulher também tem que ter cuidado."
Sobre as armas utilizadas nos crimes, o suspeito afirmou que, para matar, usava as de calibre leve. Já aquelas de grosso calibre seriam usadas como proteção dele e de seu bando. A delegada informou que, durante a apuração, algumas armas já foram apreendidas.

FONTE: TRIBUNA DE MINAS